O que é a MANIA no transtorno bipolar?

preview_player
Показать описание

NESTE VÍDEO VOCÊ VERÁ:
00:00 Introdução
03:27 O que é mania
05:29 Sintomas da mania
07:26 Redução da necessidade de sono
13:03 Humor eufórico
16:02 Aumento da fala
24:45 Impulsividade
39:00 Bipolaridade e relacionamentos
43:00 Delírio

Dr. Renato R. Silva (Médico Psiquiatra pela USP)
CRMMG 54.154/RQE 39.620

---
AVISO LEGAL
As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde.
Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Renato Silva e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
Procure seu médico, em caso de dúvidas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu episódio de mania foi cinematográfico. Eu tinha só 16 anos, tinha acabado de terminar um namoro de 3 anos, comecei a sair com meio Rio de Janeiro, fumava maconha, bebia, usava cocaína e, para fechar com chave de ouro, tomei um LSD. Resultado: cheguei a pedir socorro a minha mãe para marcar um horário com um psiquiatra, mas não deu tempo, surtei bonito. Fiquei meses meio hipermaníaca por 45 dias. Só à base de Haloperidol para baixar a bola.
Meus sintomas: hipersexualidade, gastos excessivos (fiquei devendo ao banco), não dormia nem duas horas por noite, cheguei a ficar 72 horas sem dormir. Quase foi necessário me prenderem em casa para eu não sair para a noite.
Resumindo, na época — 1978 — não havia o lítio, a medicação ficou a cargo de um psiquiatra amigo da família, um cardiologista e uma psicóloga.
Só voltei a ser eu mesma, em 1980. Mas o surto teve direito à alucinações, um certo senso de onipotência e um excesso de fala, tagarelava o tempo todo.
Em 1982, veio a depressão com força: nada saia de casa, não atendia telefone. Passei quase 2 anos assim e aproveitei para ler, ler muito.
Mesmo fazendo terapia com psiquiatra, não me receitaram nenhum antidepressivo. E comecei a voltar a ter uma vida produtiva graças a um grande amigo que presenciou o episódio da fase eufórica e a fase depressiva.
Enfim, em 1985 eu fiz vestibular para Cominicação Social, jornalismo e comecei a namorar meu futuro companheiro, com quem eu fiquei por 11 anos, e durante este período (1978/1991) não apresentei nenhum episódio nem de mania, nem depressão.
Quando meu relacionamento acabou por causa de uma traição que arruinou a confiança entre mim e meu companheiro, depois de passar três meses estudando em NYC, voltei ao Brasil tive o segundo surto. Foi mais brando, mas os sinais e sintomas estavam lá. Foi nessa época que o Dr. Bruno Mello da Costa me convenceu a iniciar o tratamento com o lítio. Monitorou, achou a dose terapêutica e eu, desde 1993, tomo o lítio diariamente e, como não apresentei nenhum efeito colateral, sigo tomando o santo lítio e cheguei a trocar de profissão, fiz outra faculdade (Medicina Veterinária) e me tornei especialista em diagnóstico por imagem, montei minha empresa e tenho uma vida tranquila e, como sou muito curiosa, pesquisei muito sobre o Transtorno Afetivo Biopolar e, por causa disso, sou a primeira pessoa a perceber se há alguma alteração de comportamento e corro para dosar o lítio e para marcar uma consulta psiquiátrica para saber se é necessário algum ajuste de dose. Ah, e terapia desde sempre.
Ser capaz de reconhecer os sinais, ter conhecimento dos ups and downs que acompanham a bipolaridade, faz toda a diferença e pode, sim, evitar surtos, fases hipermaníacas e depressão.
Outra dica: yoga, meditação e exercícios em academia também ajudam muito.
Espero ter podido colaborar um pouquinho com o relato da minha experiência. ❤

Patqueirozjunqueira
Автор

Tem alguém cm bipolaridade? Deus mandou este médico!Deus seja louvado p todo o

auristeanunes
Автор

Ai meu Deus! Passei a vida em mania, gastando tudo que ganhava ... devendo para o banco, cartão de crédito. Nunca consegui guardar dinheiro. Há um mês tive o diagnostico de bipolar, e enfim, estou tomando a medicação correta (litio), Graças aos seus vídeos Dr Renato! Agradeço imensamente! 🤗🙏

elianepereiradasilva
Автор

Eu bipolar, divorciei, ninguém me tolera, nem eu mesma

MariaDosReis-frqs
Автор

Já cheguei a passar a noite inteira sem dormir. Limpava a casa, lavava louça, arrumava guarda-roupa. Gosto muito de ler mas não conseguia me concentrar na leitura. Tinha milhões de ideias pra meu trabalho, pra meu casamento, pra minha família. Ideias muitas vezes fantasiosas.

nastrilhasdaartecomalicesa
Автор

Dr Renato.
Sem exagero, o senhor merece o prêmio Nobel da humildade, sabedoria, amor ao ser humano e por ensinar as pessoas saber viver com sofrimento amenizando. Além do mais, ensinando colegas seus ter percepção e perspicácia ao ouvir os pacientes.
Alguns médicos não conhecem a expressão: escute bem seu paciente ele já está lhe dando o diagnóstico...
Muito obrigada pela sua experiência, milhões de pessoas são muito gratas por sua boa vontade e valorizar o ser humano.
Abraço fraterno.

nilzateresinhapereira
Автор

Eu tive muita agressividade e irritabilidade.
Sono redução do sono profundo virava a noite limpando a casa .

patriciacristina
Автор

Conheço pessoas bipolar....
Sao ótimas pessoas
Inteligentes e caridosas

taniaproszek
Автор

ALÉM SER AGRESSIVA E IRRITADA, MUITO DIAS SEM DORMIR;TENHO MANIA DE REPETIÇÃO; AS VEZES CRISES RISOS POR QUALQUER MOTIVO, EM OUTROS MOMENTOS TRISTEZA E CHOROS E TAMBÉM ALTERAÇÕES EM FALAR COM AS PESSOAS E ETC...!

jusceliaguimaraes
Автор

Doutor o senhor e um anjo. Pena que a maioria dos psiquiatra nao sabem tratar a Bipolaridade. Meu filho se trata a 15 anos com a Resperidona, que depois de 4 anos nao funcionou mais, e os meficos que ele se tratou, nao receitaram mais nada. Ele perdeu o emprego na Toyota, perdeu a mulher, o filho, a duas casa, e virou um mendigo. 😔 O senhor está salvando a vida dele, e a minha. Obrigada! Deus te abençoe

valmcampos
Автор

Sou bipolar, demorou mais de 10 anos de tratamento para depois descobrir que tinha bipolaridade. Quando fiz terapia minha psicóloga concluiu com minha concordância que isso vinha desde meus 20 anos de idade. Hoje tenho 58. É um sofrimento, um estado emocional, psíquico e comportamental sem possibilidade de descrever aqui. Em resumo ninguém sai dessa sem ajuda médica e depois ter coragem pra se conhecer e estar sempre alerta. Que Deus esteja com vcs. Um abraço. Estamos aqui tb pra ajudar no trabalho deste médico.

Mcg-dn
Автор

Infelizmente convivi 36 anos com um esposo bipolar sem nunca ter havido um diagnóstico correto, até acontecer o pior...

meireesperancinesperancin
Автор

Eu tive meu primeiro episódio de mania no final do ano passado, foi terrível, nos primeiros dias eu estava com o pensamento super acelerado, estava pulando conceitos, não conseguia dormir nem 5 horas por dia, no final do episódio tive uma crise psicótica, machuquei meu irmão, joguei coisas na casa, eu estava totalmente fora de mim.
A bipolaridade é uma doença séria e afeta totalmente a vida diária de quem sofre com isso, eu sempre tive muito cansaço a tarde e sempre tive uma falta de disposição durante o dia, sempre senti um peso dentro do peito, um cansaço que parece se entranhar no meu tórax, não é falta de ar, mas é uma sensação horrível que sempre me impediu de estudar e de me focar nas coisas que eu preciso fazer, e o pior que as pessoas te julgam achando que isso é preguiça ou má vontade.

caiolessa
Автор

Tem dias que a vontade de brigar é tanta que vou no Instagram comentar algo pra puxar briga com alguém 😅

komicoolzinho
Автор

Encontrei esse vídeo, fazendo prequisas sobre a medicação que o médico receitou pra, minha filha, ela diagnósticada com bipolaridade, mas o mas complicado é que mim enquardo nesse quadro também, todos esses sintomas eu sinto, essa semana mesmo tava chorando e falando com Deus, pra que ele mim ajudasse, pois não conseguia mim controlar, nem com minha libido nem o consumo exagerado de comprar, como estou desempregada tenho que conseguir mim controlar, nas compras, quem disse que consigo, sofro muito pois sei que é errado, tanto sofrimento agora sei o que tenho, no relacionamento não consigo ser fiel, a libido é forte, tenho plena consciência e sei que é errado trair , mas não consigo controlar minha impulsividade, detalhes minha filha é pipolar, minha mãe também é eu sempre achando que não era, agora sei que também sou, pelo menos tenho uma luz, e vou procurar tratamento, gratidão dr.

lucysilva
Автор

“Bipolares são pessoas em formação contínua, são moldados. Eu cheguei ao Brasil com minha família e amigos, cheia de planos e objetivos, logo consegui me adaptar ao mercado de trabalho. Busquei inspiração e conselhos práticos, sendo movida por minha fé e guiada internamente por minhas convicçoes. É por isso que estou sempre disposta a oferecer motivação a amigos(as) e a desconhecidos. Eu conheço o poder da inspiração, e se alguém precisa de uma mão para alcançar seus objetivos, eu analiso a melhor forma de ajudar!”

veronicaduranarquitetura
Автор

Esse delírio de auto referência eu tenho sempre, sensação que as pessoas estão me olhando, falando de mim, achava que era insegurança com meu corpo.

jessicamayra
Автор

Sou bipolar estou ativada. Nao durmo. Trabalho loucamente. Nao tenho paciência com pessos lentas, fico profundamente irritada com pessoas que dirigem devagar, fila do mercado me irrita. Ate parar o carro no farol vermelho é irritante pra mim. Mas prefiro ficar ativada do que depressiva.

cinthiamega
Автор

Quase perdi meu casamento de 21 anos por conta dessa doença que eu nao sabia... pois eu era tratada a mais de 15 anos como depressiva. Sou recatada, nunca tive vícios e sempre fui muito família, boa mãe e trabalhadora. Mas infelizmente a dois anos atrás tive essa tal de mania ( coisa do capeta ) que tristeza meu Deus 😢. Fiz coisa vergonhosa que nunca tinha feito na minha vida. Tive muita energia do nada, dormia pouco, trabalhando no nivel rard, fazendo 3 atividades físicas ao dia ( sou preguiçosa no meu normal para atividade física) enfim ...mudei completamente ate cometer um ato que quase joguei meu casamento no ralo. Depois veio um surto no trabalho que quebrei tudo lá....enfim so depois que fiz quadro de mania e surto é que fui diagnosticada com bipolaridade. Essa doença quase acabou com a minha vida ( até suicídio eu tentei varias vezes) mas por Deus....nao deu certo! Nao era minha hora ... Deus teve piedade de mim, pois somente ele sabia o quanto eu estava doente.

alinecoelho
Автор

Para mim o significado da mania que vem do grego e significa loucura está correto. Fiquei louco, ouvindo vozes. Pelo que explicou nessa live devido não ter sido tratado. Incrível essa sua explicação! Muito obrigado!

Aimedhasanzaghlul
welcome to shbcf.ru