COMO SABER SE ESTOU NA FASE DE MANIA? [BIPOLARIDADE]

preview_player
Показать описание
Live completa:
O que é a MANIA no transtorno bipolar?

-----

Dr. Renato R. Silva (Médico Psiquiatra pela USP)
CRMMG 54.154/RQE 39.620

-----
AVISO LEGAL
As informações contidas neste vídeo não pretende substituir a consulta ao profissional médico ou servir como recomendação para qualquer plano de tratamento.
De acordo com o Código de Ética Médica, esse vídeo tem somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefones de consultório, clínica ou serviço de saúde.
Este vídeo foi produzido baseado na experiência do Dr. Renato Silva e em seu constante e apaixonado estudo das evidências científicas mais recentes.
Procure seu médico, em caso de dúvidas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Essa doença destruiu minha vida e todos os meus sonhos.

davidbaterista
Автор

Sinais e sintomas da fase maníaca:
1. Redução da necessidade do sono para 4 horas, 3 horas...esse é um termômetro objetivo no episódio de mania. (Procurar ajuda, mais fácil de tratar nessa fase)
2. Humor eufórico, expansivo (de repente começa conversar com todos), sem freio... Humor irritado, raiva, hostilidade (mais comum), agresssivo, disfórico, até a agressão física...
3. Aumento da velocidade e quantidade de fala, sem freio...sem o filtro social, aumento da impulsividade, pressão por fala com fuga de ideias (mudança de assunto sem concluir o anterior, há desconexão)
4. Aceleração de pensamento 💭 (pode ser sentido como agradável se os pensamentos são adequados, porém se forem pensamentos negativos haverá grande tortura com muita ansiedade, vai de uma a outra preocupação...) Há inquietação. Ansiedade é antecipação negativa do futuro frequente, constante e com fluxo acelerado.

alexandragalvao
Автор

No auge do transtorno, eu senti muita necessidade de falar sim, mas não era porque os meus pensamentos estavam acelerados, eu falava por que não conseguia ruminar aquilo o que eu falava, então a falta de feedback me forçava a falar igual a um papagaio, era bem repetitivo porque muita das vezes não conseguia lembrar das pronúncias, o meu vocabulário empobreceu a ponto de recorrer a livros, para tentar achar uma palavra que viesse fazer sentido quando estava escrevendo ou falando com alguém, hoje após anos levando a risca o uso dos estabilizadores de humor e regulando o meu relógio biológico, reconheço que um surto psicótico faz da gente um verdadeiro zumbi, é muito desafiador retomar as rédeas da sanidade mental!

eduardohenriquedesouzapere
Автор

Hoje, dou graças a Deus por ter tido essa doença ou seja por ter ela, pois me aproximou da oração, vivi o céu aqui na terra 15 dias, depois 11 meses de inferno, mas por graça de Jesus misericordioso libertei da depressão encontrei uma vida mais Santa, cuido da minha saúde tomando meus remédios consultando com frequência minha médica psiquiatra sempre com apoio da minha família.

ivoneyferreira
Автор

Interessante desse sintoma do sono que ele fica fragmentado, dorme menos de 1h e se tem a impressão que dormiu 8h, plena disposição, quer arrumar alguma coisa, passear ou sei lá, menos dormir...sono...pensamento acelerado...falta de apetite...verborragia...dono da verdade, atropela as falas dos outros, foco ou interesse em um assunto determinado...ah! Sei muito bem o que é a bipolaridade e reconhecer os sinais de crise passou a minha especialização, pq os estragos depois das crises são nefastos...a vergonha moral...a genética condenou praticamente minha familia toda...muitas gerações bipolares...considerando 90% da carga genética, na minha família haverá ainda muitos prejudicados, destruídos e destruindo a vida dos que estão a sua volta...no meu caso diagnostico aos 18 anos e na primeira crise como psicose maniaco-depressiva (antiga nomenclatura), nem podiam fechar o diagnóstico, mas o fizeram, só não fizeram foi me orientar ou esclarecer sobre o transtorno... não me falaram como reconhecer ou evitar crise...não me falaram nada...só um nome...só um rótulo...só sofrimento...sem ajuda alguma...tudo que aprendi eu fui atrás, perguntando, me conhecendo e me reconstruindo após as crises...na minha humilde opinião e respeito aos demais profissionais, o conteúdo produzido por Dr. Renato é em disparado o melhor, gostaria que tivesse chegado muito antes na minha vida, mas ainda bem que chegou...gratidão 🙏🏾

suzanaalmeida
Автор

O sono é a pedra fundamental para a sua estabilidade.

ritaspera
Автор

A minha vida também foi arruinada. Sem amigos, sem emprego, completamente sozinha.

Maninho_
Автор

Aprendi a me conhecer a ponto de identificar quando estou em mania, hipomania, depressão... reconheço claramente, mas não tenho controle e, consequentemente, não consigo mudar... mas consigo procurar ajuda.

JessicaSantos-estw
Автор

Essa doença so n destruiu minha vida pq conheci seus videos e Jesus.

zcj
Автор

Já tive e ainda tenho...Eu sou mais da Hipomania.... Falo muito.. mas sei quando estou acelerada.
Eu vejo tudo claro, árvores verdes, tudo lindo.
Eu consigo identificar quando estou assim !!;

anaiaarraes
Автор

🟢Redução de necessidade do sono é termômetro é sinal se sintomas( se não dormir bem zero chance de regular o humor)
🟢 humor eufórico, expansivo( uma pessoa que era reservada e passa a não ter papas na língua) a maior parte é irritado( caso extremos agressivo ) ou até mesmo hostil
🟢aumento da velocidade e quantidade de fala (se empolga falando perdendo o filtro/freio)pressão por fala!
🟢 aceleração do pensamento ( se tem pensamentos negativos ou pessimista se transforma numa tortura terrível) elas relatam está ansiosa) pulando assuntos
😍assistam o vídeo ta maravilhoso!

AnaclaudiaLim
Автор

Em um episódio de mania... Cometi uma tentativa de suicídio, foram 2 dias sem dormir... E acelerada... Em sofrimento. Porém eu não falei sobre o assunto com as pessoas. Apenas pisei no acelerador do carro e joguei na frente de uma carreta, na BR... Não sei como estou aqui, foram 3 dias na uti, sem sequelas motoras, neurológicas... Depois disso, entrei em episódio de depressão, estou seguindo o protocolo do neurologista e psiquiatra... Estou sensível, as pessoas ao meu redor, me julgam... Um caos mesmo.
O medicamento quetiapina está me ajudando a organizar o sono...
Cada dia uma melhora.
São 4 meses de tratamento com a Quetiapina e escitalopram... Entrou a ritalina por conta do Tdha... Estou começando a voltar a socializar.
Sei que meu pai era bipolar e cometeu o suicídio... Jovem. Essa questão de saber sobre nossos pais e familiares é importante pra nós, contribuí para qualidade de vida de saber lidar com essa doença em questão, assim como outras comorbidades.
Desejo que todos consigam viver bem com suas peculiaridades. E obrigado Dr por compartilhar conosco todos os conhecimentos a cerca desse assunto.
#Conhecimento libera!

gilmaramarangoni
Автор

Tenho muitas frustrações na vida por não ter conseguido realizar meus projetos por causa dessa doença. Só que eu não sabia que tinha. Fui diagnosticada há 05 anos. Sempre que ouço o Dr. Renato lembro de um momento da minha vida. Graças à Deus depois que comecei a me tratar melhorei muito. Mas ainda continuo investigando e aprendendo. Conhecimento salva.

marciacorreia
Автор

Na adolescência eu cheguei a ficar 2 semanas sem dormir sem me sentir cansada .
Hoje não fico sem dormir sem ficar mal .
Porém tem períodos que durmo 6h e estou ótima sendo que a maioria das vezes fico péssima

dafnamartinsmachadodossant
Автор

Minha irmã fica implicante e hostil na fase de euforia.
Outra coisa, não deixa ninguém falar, e diz as verdades na lata.

luisavivacqua
Автор

Sim as vezes sou hostil. Quero pegar a pessoa e esganar. É fora do controle. Daí acabo me machucando pra não machucar os outros

adrianamdacosta
Автор

Redução do sono, irritabilidade execessiva, euforia, agressividade, falar demais sem freio, falar de vários assuntos, pensamento acelerado e muito negativos.

rosanagar
Автор

É exatamente assim, vai da alegria excessiva, para irritação mesma constante culminando com a agressão verbal e até física.
O Sr tá traduzindo tudo que me ocorre.

paulo
Автор

Doença horrível. Infelizmente tenho isto desde a adolescência. Há 23 anos vivo com isto. Tentantivas de suicídios, manias, gastos exagerados, relacionamentos conturbados. Muitas pessoas que convivem acham que não me esforço ou que faço algo porque é minha personalidade ou carater ou demônio. Mas não os culpo porque sei que é difícil conviver comigo.

margarethb.
Автор

Tenho 40 anos e a 3 meses fui diagnosticado com transtorno bipolar eu era alegre vivia intensamente e loucamente hj estou mergulhado numa depressao profunda e uma irritabilidade

ThiagoRibeirodeoliveira-zw