O diagnóstico do Autismo vai mudar em 2023 [RASTREIO VISUAL APROVADO]

preview_player
Показать описание


Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:

Acabou de ser registrada uma máquina no FGA (Food and Drug Administration) que visa apoiar o diagnostico do autismo no mundo! O professor Lucelmo Lacerda trouxe uma detalhada explicação sobre essa nova máquina de Eye-Tracking, que permite realizar um rastreio de TEA - Transtorno do Espectro Autista em bebês de até 30 meses, também explica de forma prática como funciona esse rastreio e quais sãos os benefícios dessa máquina, facilitando o acesso ao diagnóstico de forma precoce.

Registros de estudos de Eye-tracking:

Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Rede sociais
Instagram:
Facebook:

Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000

Creative Commons — Attribution 3.0 Unported — CC BY 3.0
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Perfeito!!! Espero que esse aparelho chegue logo aqui no Brasil e que seja "obrigatório" aos 18 meses igual ao Teste do Pezinho!! Inclusive acho que a visita a um neuropediatra deveria ser obrigatória aos 18 meses também!

taniaadiles
Автор

Estou com 60 anos e fui diagnostica com autismo nível 1 aos 59 anos, mais precisamente há 6 meses e seus vídeos me ajudaram muito a procurar um profissional .

ruth
Автор

Exatamente Luciano, umas das situações que sempre vivi e que após meu diagnóstico tardio, vim notar. Eu nunca olho para pessoas em lugares, principalmente cheios, sempre olho para coisas. Sempre. Mas acontece também quando estou sentada em uma mesa de almoço, por exemplo, não olho para as pessoas, sempre para os objetos. Já observei tb em lugares de florestas. Olho para pontos específicos: exemplo, detalhes das folhas das árvores, cores e formatos. E se tiver um pássaro distante eu vejo imediatamente, mesmo camuflado nas árvores. Quando estou em lugares cheios, como restaurantes, sou capaz de olhar em uma direção e não ver uma pessoa conhecida, e essa pessoa até falar comigo e eu não responder. Ignoro? Não, eu não a vi. E depois de um tempo, soube que ela deixou de falar comigo, pensando que eu a ignorei!
O olhar do autista é em coisas. Isso eu vejo na minha realidade. Essa máquina vai ser sim, excelente para ajudar o diagnóstico. Beijão! Curti!

TelmaLuz
Автор

Não adianta muito ter diagnóstico precoce, se a maior parte da população não terá acesso à terapias qualificadas!!! Principalmente no setor público!!! Infelizmente essa é a realidade de grande parte da população brasileira!!!

cassialuzindo
Автор

Interessante isso, umas das primeiras vezes que percebi ser diferente de meus colegas foi passeando na rua com eles, eles ficavam observando as pessoas e comentando sobre elas e perguntando se eu tb tinha visto, e eu estava sempre olhando paras as árvores, flores, nuvens, nunca via o q eles viam... com o tempo eu percebi que eu evitava de olhar para desconhecidos, me dava mto desconforto...

Artista.Atipica
Автор

Sou aduto e tenho 37 anos, meu filho é diagnosticado e está recebendo todas as terapias pela UNIMED, porém eu não consigo orientação para receber diagnóstico. EU era preconceituoso antes do diagnóstico do meu filho e hoje depois de 1, 6 meses de terapias dele eu tenho certeza que sou autista, mas nem os médicos que cuidam dele conseguem me orientar.

NANDOBRITES
Автор

Ola Doutor. Eu estou no meu ultimo semestre de Psicologia na Columbia University e tenho um filho autista. Inclusive suspeito que eu tenha autismo também já faz algum tempo. Eu acredito que essa máquina irá revolucionar demais o diagnóstico. Achei suas explicações bem claras e gostei bastante da explicação sobre os paradigmas. O problema com certeza será o custo e o acesso a essa tecnologia já que geralmente o diagnóstico de crianças brancas e de condições socioeconômicas privilegiadas é feito mais cedo do que o diagnóstico em crianças de cor e de origens mais pobres, como falam nos EUA. Antes de qualquer lançamento de qualquer equipamento, precisamos discutir como será o acesso das pessoas que não têm condições de pagar pela avaliação, e outra coisa importante é que muitos desses pais e mães não sabem o que é autismo. É preciso primeiramente conscientizar as pessoas sobre o autismo e sobre síndromes que produzem sintomas autistas como a síndrome do x frágil. Infelizmente temos um longo caminho pela frente. Outra questão é a da neuro diversidade. Estamos diagnosticando crianças com qual finalidade? De conserta-las? De oferecer melhor qualidade de vida? E o que seria essa melhor qualidade de vida? Funcionar de acordo com as normas da sociedade? Muitas questões serão levantadas uma vez que seja aprovado o uso do equipamento. Sou a favor da melhora de qualidade de vida, mas não posso deixar de questionar o nosso "normal." Abraços.

michellepassosking
Автор

Esse detalhe dos olhos eu acho fascinante... quando eu olho para uma criança eu consigo ver quando ela é autista. Pensei que era coisa da minha cabeça mas faz todo sentido agora.

milenareis
Автор

Que notícia maravilhosa! Sou professora e tenho vários alunos autistas, como também sou avó de um adolescente autista leve.Foi muito difícil conseguir saber realmente o diagnóstico do meu neto.Hoje em minha escola os alunos têm muita dificuldade de fechar um diagnóstico. Vejo uma luz brilhante com essa nova descoberta. Espero que seja rápido a chegada do aparelho no Brasil para que possamos ajudar nossos alunos e as suas famílias.

liegecoimbra
Автор

Achei ótimo, infelizmente meu filho só conseguiu o diagnóstico com 13 anos, mesmo eu recorrendo a vários médicos e sinalizando cada coisa, como pisada equina, movimentos repetitivo, gostava de brincar somente com um pedaço de vassoura, jogando pra cima e deixando cair. Hoje está com 15 anos com 2 anos intensamente de terapias, fonoaudióloga faz deste pequeno, foi a única coisa que consegui para ele quando pequeno, ainda apresenta dificuldade na fala, na socialização, após a avaliação neuropsicológica fui orientada a colocar no teatro. Foi no teatro que vi ele socializando. Agora ama o teatro, mas de o desafio opositor. Sigo o seu canal e aprendo muito.

gleidemiranda
Автор

Que traga logo este equipamento, e para rede pública para acabar com muito sofrimento

joanapacheco
Автор

Fantástico! Temos o teste do pezinho, do olhinho e teste da orelhinha para os bebês. um exame de rastreio assim impulsiona o diagnóstico precoce e manejo do TEA o prejuízo para nossas crianças será menor

martiusribas
Автор

Este tema foi abordado no 6° Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil, em 2022, nas palestras de atualizações sobre o TEA. Foi realmente enriquecedor.

tathianestringari
Автор

deve ser muito fácil pra google ou pra meta descobrir se uma pessoa é autista ou não pelo jeito q ela nevega na internet! duvido que ninguém tenha pensado nisso até agora

pedrohuff
Автор

👏👏👏👏 tive uma aula com uma professor que veio da Suiça e ela falou sobre esses estudos. Muito bom que tem vindo com força pra nos ajudar ! Gratidão professor 👏👏

TioRafaOficial
Автор

Minha filha tem dificuldade de olhar nos olhos das pessoas, ela olha somente para eu e o pai dela fora isso ela evita o olhar com as pessoas estranhas

naram.m
Автор

Mas adianta pra adultos? Pq eu, como adulta, sempre olho para áreas sociais pra poder me defender, porque tive que criar uma máscara social que precisa estar atenta o tempo todo

marcelagomes
Автор

Muito bom!! Seria tb interessante a compra do equipamento para a educacao pública nas creches, onde é ofertado o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos, onde avaliamos essas criancas e muitas com hipótese de transtornos do neurodesenvolvimento, com maior demanda de hipótese de TEA! O mais agravante é que geralmente os pais nao conseguem atendimento pelo SUS e a intervenção se torna cada vez mais tardia! As creches tb são primordiais na disponibilidade desse equipamento. Que atentem para esse profissional tão importante que tem esse primeiro olhar a essas crianças nas creches públicas!

silvanarattis
Автор

quero muito poder ter meu autismo diagnosticado ainda na adolescência.. não sei o grau, nem nada sobre. isso seria ótimo

dan_angel
Автор

Muito bom! Tenho 32 anos e estou sendo diagnosticado só agora, com essa tecnologia milhares de pessoas terão diagnóstico precoce! Outra coisa legal e ver a inteligência Artificial aplicada em áreas como essa.

BrunoSorrentino