CONCESSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO - Aula Completa 2020 | Escola do Mazza | Direito Administrativo

preview_player
Показать описание
ATENÇÃO: Estão abertas as inscrições para A IMERSÃO é gratuita e 100% online, de 3, 5 e 7 de maio.

Concessão de serviço público

Entenda o contrato administrativo mais importante em nosso país...

A concessão de serviço público é o mais importante contrato administrativo brasileiro, sendo utilizado sempre que o Poder Público opte por promover a prestação indireta de serviço público mediante delegação a particulares. Exemplos de serviços sob concessão: transporte aéreo de passageiros, radiodifusão sonora (rádio) e de sons e imagens (televisão), concessão de rodovias etc.

A base constitucional do instituto é o art. 175 da Constituição Federal, segundo o qual: “Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. Parágrafo único. A lei disporá sobre: I – o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão; II – os direitos dos usuários; III – política tarifária; IV – a obrigação de manter serviço adequado”.

O referido dispositivo autoriza concluir que ocorre prestação direta quando for realizada pessoalmente pelo próprio Estado (Administração direta), enquanto será indireta a prestação quando estiver a cargo de concessionários e permissionários. A delegação da prestação a concessionários e permissionários, por expressa determinação constitucional, depende da realização de procedimento licitatório. No caso da concessão, a licitação deve ser processada na modalidade concorrência pública, ao passo que na permissão pode ser utilizada qualquer modalidade licitatória.

Base legislativa

O art. 175, parágrafo único, da Constituição Federal prevê a promulgação de lei disciplinando o regime jurídico das concessões e permissões. Atualmente, o tema é tratado pela Lei federal n. 8.987/95 – Lei das Concessões de Serviço Público.

As concessões, permissões e autorizações de rádio e televisão, entretanto, não se sujeitam à Lei n. 8.987/95 (art. 41: O disposto nesta Lei não se aplica à concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens).

Natureza jurídica (controvérsia)

Existem diversas teorias sobre a natureza jurídica da concessão de serviço público.

É possível agrupar as várias concepções em três classes diferentes:

a) teorias unilaterais: alguns autores entendem que a concessão de serviço público é um ato unilateral. Para outros, seria composta por dois atos unilaterais distintos, um de império e outro referente aos dispositivos sobre remuneração do contratado, revestido de natureza particular e regido pelo direito privado;

b) teorias bilaterais: de acordo com os defensores desta concepção, a concessão possui natureza contratual pressupondo a conjugação de vontades entre a Administração e o particular concessionário. Entre os bilateralistas, há quem defenda tratar­-se a concessão de: b1) contrato de direito privado; b2) contrato de direito público (visão majoritária), dotado de regime jurídico derrogatório das regras contratuais do direito privado; b3) contrato de direito público e privado: combinando regras publicísticas com normas aplicáveis aos contratos privados;

c) teoria mista: considera a concessão de serviço público um complexo de relações jurídicas distintas e heterogêneas ligadas em torno da delegação da execução de serviço público a particulares. É a posição sustentada por Celso Antônio Bandeira de Mello, para quem a concessão seria uma relação jurídica complexa composta por um ato regulamentar, um ato­-condição (aceitação do particular em participar do vínculo contratual) e um contrato envolvendo as cláusulas de equilíbrio econômico­-financeiro.

Em que pese a controvérsia doutrinária quanto à natureza jurídica do instituto, a Constituição Federal (art. 175, parágrafo único, I) e a Lei n. 8.987/95 (art. 23) claramente consideram a concessão de serviço público como um contrato administrativo bilateral.

Conceito legislativo

A Lei Geral das Concessões de Serviço Público – Lei n. 8.987/95, em seu art. 2º, II, conceitua a concessão de serviço público como a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.
Por sua precisa redação, a conceituação legislativa de concessão constitui importante ponto de partida para elaboração do nosso conceito dessa espécie de contrato administrativo.

(FONTE: Manual de Direito Administrativo, Alexandre Mazza. Editora Saraiva)
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito bom! Dica: não colocar fundo musical pois atrapalha quando a gente assiste o vídeo em uma velocidade maior

ademandamaceno
Автор

A música não atrapalha em nada. Aula muito boa!!!

Julia-rxve
Автор

Sua aula é tão maravilhosa que é impossível não entender. Quanto a música de fundo adoro, já uso esse recurso para esquecer criança chorando, cachorro latindo etc etc...

Maria-hcim
Автор

Professor muito obrigada por fornecer uma conteúdo tão rico de forma gratuita, Deus te abençoe ❤️

heras
Автор

Aula sensacional, mas essa musiquinha de fundo ficou chato pra casetadas

LawePlay
Автор

Passando um filme na minha cabeça assistindo essa aula. Há quase 12 anos estava estudando pra segunda fase da OAB em Direito administrativo e você faz parte da minha conquista. Gratidão professor.

leticiataveira
Автор

Nunca vi alguém falar sobre direito de um jeito tão didático e eficaz. Parabéns!

teodorofilhocorretorimoveis
Автор

Eu tentando concentrar com essa música 🤯🤯

ariened.
Автор

Excelente professor.
A música realmente tira um pouco a concentração

juhsantos
Автор

Professor Mazza, suas aulas são excelentes. A didática e a paciência em que você passa por cada ponto da matéria torna tudo mais fácil, nos ajudando na fixação do conteúdo. Muito obrigado.

emersonsoares
Автор

dormiria tranquilamente ouvindo esse professor falar! aula tão didática e leve que me deixa calma!

mariaclararosendo
Автор

que aula boa! simplificou minha vida sobre esse assunto *-*

lorranyoliveira
Автор

EXCELENTE AULA, DIDÁTICA IMPECÁVEL E DE FÁCIL ENTENDIMENTO.
PARABÉNS PROF. MAZZA

luizaugustobiazon
Автор

Eita. Meu nobre professor esta aula foi de excelência e a música de fundo suavizou ainda mais minha tranquilidade em ganhar vosso conhecimento e para melhorá ainda, foi dada de forma gratuita. Antes de saber sobre o que é concessão e todo procedimento administrativo, demais características estava sem rumo de entendimento, após assistir seu video e essa aula magnânima sinto bem melhor iluminado. Obrigado 🙌🏼

robertoribeiro
Автор

Acabei de me inscrever no canal. Aula de excelência. O som de fundo não me dispersou de maneira alguma, pois estava super ligada ao conteúdo.
Gratidão, professor! 🤝

marciasobreira
Автор

Excelente aula!! Estou aguardando o tema NOVA LEI DE LICITAÇÕES Lei 14.133/21🍀

Alessandra
Автор

A melhor explicação direta sobre as concessões da historia do Youtube!

gabriel
Автор

Não canso de elogiar o Mazz! Mais didático impossível. Aula ótima.

marip
Автор

A aula é show, mas podia tirar essa música de fundo porque desconcentra. Obrigada ♡

ariened.