Neurocientista Explica Ciclo de Escassez e Finanças Comportamentais - Jéssica Campara | Lutz #188

preview_player
Показать описание
INSIDER:

AS MELHORES PARTES DOS PODCASTS:

LINKS DO EPISÓDIO:

PUBLICIDADE:

REDES SOCIAIS:

OUTRAS PLATAFORMAS:

LINHA DO TEMPO:
00:00 Introdução
1:36 Ciclo da escassez
9:30 O maior erro que as pessoas cometem com dinheiro
15:17 A relação do dinheiro com a saúde mental
22:07 Por que você não consegue parar de gastar
26:16 Como acontece uma tomada de decisão
35:44 Faça isso para diminuir a vontade de gastar
42:57 Cuidado ao usar cartão de crédito
1:03:50 Crenças financeiras
1:19:20 Dinheiro traz ou não felicidade?
1:30:56 Você não sabe gastar o seu dinheiro
1:41:35 Pare de planejar as suas metas dessa forma
1:48:06 Cuidados para se tomar ao fazer uma dívida
1:54:13 O padrão no comportamento das pessoas consumistas
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não me recordo de ouvir nada negativo em relação ao dinheiro, mas nem precisou cresci junto de minha e irmãos numa miséria ao ponto de pedir alimento de porta em porta e pegar restos de verduras no Ceasa, tacava latinhas e esterco nas ruas. Depois de adulta já trabalhando vivia no vermelho, gastava tudo, pegava cartão de tudo que é loja e sujei meu nome todo. Após ter acesso a internet depois dos meus 26 anos, comecei a pensar e pesquisar sobre finanças, e hoje graças a Deus estou terminando de limpar o nome e investindo mensalmente. Sou dizimista também e nunca mais me faltou 1 agulha. Saí do aluguel, comprei um carro a vista, acabei de tirar habilitação A. Sejam todos abençoados 🙌✨🧠

danielealves
Автор

O pobre tem milhões de necessidades acumuladas por anos para suprir!
O rico já tem tudo suprido.
Tenho como exemplo uma colega que começou a ganhar bem trabalhando em navio.
Assim que caiu o primeiro salário ela pagou uma operação no joelho da mãe que estava anos na fila do SUS sem conseguir operar… depois financiou casa própria, fez tratamento dentário que adiou por anos, porque ou pagava as contas básicas ou arrumava os dentes… colocou filho pra estudar em um colégio particular, pagar plano de saúde pra ela, esposo, pra mãe, comprou carro etc.
Gastou muito fazendo coisas “básicas” mas que antes ela não podia porque não tinha dinheiro.
O rico já tem tudo isso desde sempre, sempre teve acesso a saúde, transporte, casa própria, herdou várias coisas, não pega ônibus lotado, vive no ar condicionado.
O pobre tem necessidade do BÁSICO!
Precisa acumular necessidades por anos e anos porque não tem como arcar.
Eu mesma já fiquei um tempão na fila do Sus esperando pra arrancar um SISO e não me chamaram. A extração de cada dente R$400, 00!
Eu só extrai um, o restante está tudo aqui ainda.
Dois dos meus sisos precisam de cirurgia com dentista especialista… só o exame de tomografia dentária que o dentista pediu custa R$650, 00… a cirurgia então… quase dois mil cada UM dos dentes. Onde pobre tem dinheiro pra fazer algo assim?
Se não é Deus na nossa vida… o pobre sucumbe. Por isso o Brasil é um país de tanta fé!
O que seria de nós sem a fé? Sem Deus? Não teríamos ânimo nem pra levantar da cama.
Muitas necessidades acumuladas.
Se você dá 100 mil pra um rico ele vai investir mesmo, já tá com a vida ajeitada, tudo feito… agora dá 100 mil pra um pobre… é tanta coisa pra fazer que capaz que ainda falte dinheiro pra suprir o básico.
É uma fortuna!

stefaniquirino
Автор

Eu ganhava um salário mínimo e comição de 10 % e juntei 50 mil reais em 2 anos mesmo sustentando a casa, consegui abrir meu próprio negócio. Não estudei mas Deus me abençoa com inteligência financeira 🙏

mariaviana
Автор

Gostaria de dá os parabéns pela educação do apresentador deixar o convidado falar, você é necessário. E a ela por ser tão sábia e nos passar algo tão profundo com muita leveza ♥

EstudaValesca
Автор

Eu também pensava que morar de aluguel era melhor, deixar o dinheiro rendendo no banco e beleza. Até que o dono da casa onde eu estava morando pediu a casa para reformar e vender. Me vi desesperada tendo apenas 1 mês para mudar com 2 crianças pequenas e uma empresa para tocar as vendas. Então decidi com meu marido comprar a casa e ir antecipado as prestações.
Então hoje eu falo, é muito melhor comprar sua casa .

camilafelix
Автор

Esse vídeo é uma utilidade pública, nem dá pra acreditar que existem vídeos com essa qualidade grátis, obrigada

tatianabega
Автор

Eu ganhei muito dinheiro trabalhando muito, gastava como se não houvesse amanhã . Chegou a pandemia, decidi me aposentar, e aprender viver com aposentadoria se tornou um sofrimento, tive que aprender a orar pelas minhas finanças, aprender a respeitar meu dinheiro . Aprendi na raça viver com pouco . Foi difícil, mas hoje não tenho tantos compromissos como antes, durmo em Paz, Tudo que devo pago o total da fatura . Agradeço a Deus que colocou em mim o desejo de aprender a lidar com o dinheiro . Hoje viajo maís que antes, cortei suplerfo, estou mais saudável, comendo melhor . Deus é maravilhoso, Deus é fiel .

marilenealmeida
Автор

Meus pais sempre brigavam por dinheiro, ou pela falta dele, ou quando tinha algum dinheiro. Eu Desde criança sonho em ser rica, mas sempre ouvia que dinheiro não traz felicidade, logo descobri que falta dele também não. Meus pais foram a prova disso.
Que rico e ruim, logo descobri que existem pobres ruins também. Que rico e desonesto, logo descobri que nas cadeias estão cheias de ladrões pobres.

Então tirei minhas próprias conclusões, não é o dinheiro 💰, Sou Eu.
E bom, Eu escolho a Riqueza, a honestidade, A paz, a abundância...
Enfim estou em expansão 😊
Gratidão por este podcast ❤

Filhadelilith
Автор

Quando eu era criança.kinha mãe mandou eu pegar capim santo, ela fez o chá botou farinha fez um caldo botou no prato pra mim e meu irmão, eu perguntei "mãe a senhora não vai comer? Mãe disse depois eu como "eu olhei ela tava chorando
Eu disse pra mim vou trabalhar pra ajudar minha mãe, eu tinha 07 anos,

cwsinjk
Автор

​Varias pessoas falando que pobre não tem como investir, mas não é sobre investir e ganhar rios de dinheiro e sim fazer para mudança de mentalidade, fazer costume, nem que seja com 1, 00.
Minha mãe não tinha nem mesmo 1 salário, 4 filhos pequenos pra cuidar, meu pai trabalhava na roça (mas não tinha trabalho todo dia), eram tempos difíceis, Quando ela via um pé de mamão verde, ela pegava, picava e inventava de vender e fazia o pouco virar muito, nunca deveu ninguém, nem que seja 1, 00 ela tentava guardar, não desperdiçava.
Tem gente que se sobra 0, 50 eles já pensam com o que vai gastar.
Nessa mesma epoca, minha tia recebia 2 salarios e gastava tudo no mesmo dia.
Hoje em dia, minha tia tem o nome sujoo pra caramba por conta dessa época e minha mãe se aposentou (o costume que ela tinha de poupar, de fazer o dinheiro render, continua... Isso é automático dela e ela vive muito bem, gracas a Deus) Tem dinheiro na conta.
Pobreza é mentalidade sim!

nzrnekc
Автор

O MEC deveria tornar isto disciplina no ensino básico !

mpn
Автор

O que foi apresentado nesse podcast vale ouro. Assistam.

kleberlealpinho
Автор

Essa excelente aula da Dr Jessica, com a excepcional participação como entrevistador do Lutz, teria que ser ministrada para todos os alunos de ensino médio.

lucianoaraujo
Автор

"E o pobre cada vez fica mais pobre, e o rico cada vez fica mais rico. E o motivo todo mundo já conhece, é porque o pobre gasta enquanto o rico investe."

renato-contec
Автор

Por isso é tão importante investir em autoconhecimento, terapias, imersões, vale muito a pena!

dandolugarcomclaudinha
Автор

Mas não é interesse do mercado, dos bancos e principalmente do marketing que sejamos esclarecidos. Isso é muito importante, diria até, saúde pública.

parisgermany
Автор

Essa do copo Stanley é interessante. O copo nada mais é do que uma garrafa térmica. Existem garrafas a 20 reais. Mas as pessoas pagaram 100 reias ou mais para ostentar um copo Stanley. Coisa parecida acontece com o iPhone.

aurinoalexandrejr
Автор

O dinheiro não é algo ruim e sim a forma como colocamos ele em nossas vidas.

orarebom
Автор

Eu cresci numa família de classe média, que se comportava como se vivêssemos às portas de um apocalipse, meu pai era funcionário público federal, duas aposentadorias, mas comprava apenas o necessário, estudávamos em colégio salesiano.
Por fim viemos morar na Bahia, depois de 8 anos meus pais compraram uma casa financiada, perdi os dois há algum tempo, mas o aprendizado continuou, demoli completamente a casa, construí outra num bom padrão, comprei um carro zero, há 25 anos que sou funcionário público estadual, parte do salário uso para a manutenção minha e dos meus felinos, (muitos de resgate) e o restante faço investimentos.
Continuo vivendo com economia de guerra.😊

antoniohenriquedantassilva
Автор

Só não esqueçam que quem não tem dinheiro investido dando um grande retorno, primeiro é comprar a casa e depois investir.
Este papo de que aluguel é melhor, é só para quem ja tem muito dinheiro

ronaldovasconcellos