Um resumo da Teoria Geral de Keynes

preview_player
Показать описание
O mundo assistiu a dois tsunamis nos últimos anos: a crise financeira de 2008 e a crise da pandemia do coronavírus em curso em 2020. A primeira iniciou no lado financeiro para então atingir o lado produtivo da economia; já a segunda atingiu em cheio o setor produtivo para então impactar o setor financeiro. Tanto a economia brasileira quanto a economia mundial foram diretamente atingidas por essas crises. Em ambas medidas extraordinárias foram adotadas, como a adoção de políticas não-convencionais pelo banco central, todas com inspiração em Keynes: impressão de moeda para compras de títulos públicos e privados, politicas de gastos públicos para evitar grandes depressões, entre outras medidas. Sempre que uma grande crise surge Keynes retorna. Foi assim em 2008, está sendo assim agora na crise da pandemia global. John Maynard Keynes é um economista britânico que desenvolveu as bases da macroeconomia e os instrumentos de política econômica para enfrentar as crises. Com viés fortemente reformista, Keynes propôs uma nova filosofia social para resolver “os principais problemas da sociedade econômica em que vivemos: […] sua incapacidade para proporcionar o pleno emprego e a sua arbitrária distribuição de renda”. Suas noções de economia monetária em que a moeda é não neutra (“a moeda afeta motivos e decisões dos agentes”), de incerteza radical para o qual o passado não é guia para o presente, e seu princípio de demanda efetiva – empresários decidem produzir e empregar com base nas suas expectativas de venda futura, não havendo qualquer mecanismo que garanta de antemão o pleno emprego – continuam atuais e servem de inspiração para a construção de uma visão de mundo alternativa a ideias liberais.


Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Obrigado por mais esta aula Paulo!!!! .... continue assim com pautas que agregam conhecimento aos teus seguidores!!! .... saude e paz!!! .... abrcs

rosilfe
Автор

Excelente iniciativa em compartilhar seus conhecimentos!!

supersopao
Автор

Esse livro foi escrito nos anos 1940. Keynes começou a escrever ainda nos anos 20. Keynes é a continuação da economia clássica. A aproximação com economistas marxistas por causa da ênfase que ele dá a participação do Estado é indevida. E ele estudou com os marginalistas, já não era clássico há muito tempo.

brenoramosmosso
Автор

Qual o sentido de ficar lendo páginas em inglês?

alexandreneves
Автор

Não sou economista.

Muito bom, imagino ser fundamental a leitura.
imprecionante como são estas teorias privilegia um agente econômico como Deus.
"Subverter ou no mínimo superar isso é ser comunista "

sanzioprais
Автор

Bora Paulo 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Isso q você faz esclarecendo o povo brasileiro você está contribuindo grandemente para que o nosso povo saia das mãos dos ladrões da Elite Financeira

🇧🇷CIRO GOMES PRESIDENTE 2026🇧🇷

dozen
Автор

Ok. Falta de demanda de iniciativas empresariais ? Mas não de necessidades da sociedade. Há que determinar, desde logo, quais profissionais são necessários. O grande erro do Brasil é que, inuciativas positivas como o Crédito Educativo, transformado em operação financeiro-educativa -FIES- por FHC e a turma do PSDB, não faz um levantamento sobre que tipo de formação é necessária. Criam- se escolas técnicas e universidades, mas, não se foca nas formações necessárias desses futuros trabakhadores. Faltam engenheiros e técnicos, e sobram pedagogos e cientistas sociais. Há que restringir vagas e bolsas de estudo à uma radiografia das necessidades de profissionais, nessas empresas que existem ou estarão sendo criadas. Meu Deus, é tão obvio !

bereniceotero
Автор

Um grande instrumento de incentivar o aumento de demanda é acabar com o horário de verão, e permitir q o agro use salmonela, baixa regulamentação sanitária 😊

andrehonorato
Автор

⁠É ciência social p quem não sabe fazer conta e é contador de história. Imagine se em engenharia perdessemos tempo c a história da engenharia. Prédios cairiam e carros não se movimentariam. É o q os contadores de história fazem c a economia do nosso país. Pífio.

CrescimentoInclusivo
Автор

Ótimo vídeo, mas eu ainda não entendi o q leva a uma queda no consumo em uma economia onde a lei faz com que os salários sejam relativamente rígidos.

Não pode ser o aumento do desemprego já que isso é uma consequência da queda no consumo, não a sua causa.

Também não pode ser uma queda no investimento já que, pelo q eu entendi, isso tb é uma consequência da queda no consumo, não a sua causa.

rodolfo
Автор

Claro q a economia expande, como o universo. Progresso é Lei Natural. Estamos constantemente criando riqueza: conhecimento, infraestrutura, moradia, transporte, pessoas etc. Incompetência macroeconômica restringe este processo, por exemplo, através de desemprego como Keynes demonstra em sua obra

CrescimentoInclusivo
Автор

Não li Keynes, mas se ele, sendo economista, escreveu para economista, imagino o lero lero! Vou ficar com os ancaps nessa: pra acabar com a crise do mercado é só cavar um buraco e depois mandar aterrar novamente. 😂😂😂.

zedejoaoagoraelula
Автор

Se aprendeu corretamente Keynes, como Singapura, China e vários países da Ásia, nível de emprego é determinístico pelo nível de DEMANDA AGREGADA, ou seja, com a taxa de câmbio correta e os investimentos do governo, os empresários geram todo emprego necessários. Este câmbio hoje é de 11, 40. Pena q economistas brasileiros não saibam q Economia é Ciência Exata e não sabem calcular esta taxa, e muito menos a de juros neutro. São filósofos, ao invés de matemáticos como Smith e Keynes.

CrescimentoInclusivo
Автор

Aumentar imposto e querer diminuir juros é o mesmo que querer fazer omelete sem quebrar os ovos

alexandresilveirasousa