O que é Esquizofrenia? Quais são os sintomas? Tem tratamento?

preview_player
Показать описание
Uma das doenças mentais que mais sofre preconceito é sem dúvidas a esquizofrenia. Muitos pacientes não recebem o tratamento adequado e vivem a margem da sociedade.

A Esquizofrenia é uma doença psicótica. A psicose pode ser definida por alterações do pensamento como os delírios e alterações dos sentidos como as alucinações. Os delírios são crenças falsas que tomam conta da vida da pessoa e afetam o entendimento da realidade, já as alucinações são percepções sensitivas não reais, como ouvir vozes e barulhos que não existem, ver coisas que não estavam presentes, ou até mesmo sentir cheiro e gosto irreais. É comum que a pessoa acometida por esquizofrenia se sinta perseguida ou vigiada. Esse quadro pode ser chamado de “surto psicótico”, que geralmente ocorre pela primeira vez entre os 16 e 25 anos e quando tratado adequadamente, melhora.

O diagnóstico é feito por um psiquiatra através dos sinais e sintomas apresentados na avaliação clinica e mental.

Quais os sintomas da esquizofrenia?

O paciente apresenta 2 ou mais dos sintomas a seguir por pelo menos 1 mês.

1- Delírios
2- Alucinações
3- Fala desconexa ou desorganizada
4- Comportamento desorganizado
5- Apatia, expressão emocional diminuída.

Qual é o tratamento?

No tratamento da esquizofrenia é fundamental a utilização dos medicamentos antipsicóticos combinados com terapias psicossociais. Por ser uma doença crônica, o tratamento passa a ser por toda a vida. O foco do tratamento é a melhora completa dos sintomas psicóticos e prevenir novos episódios. Em alguns casos é necessário a internação até a estabilização do quadro.

Compartilhe!

Esse canal tem objetivo educativo e está de acordo com o código de ética médica. Seu conteúdo não substitui a consulta médica.

Seja bem-vindo!

Dr. Alexandre Proença
Médico Psiquiatra
CRM-RJ: 90567-4
RQE: 24842
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Bom dia Dr muito boa a explicação sobre essa doença gostei

lucimarreinaldo
Автор

To comecando a acreditar que o meu laudo estava errado pois tenho um raciocinio e tomadas de decicoes normais, sem falar que nao dei nenhum trabalho pra minha familia em nada, nao tive alucinacoes nem.nada do tipo e mesmo assim me diagnosticaram.
Sem falar que trabalho normalmente, pratico esportes, saio pra varios lugares e viajo sozinho.

Soueu_Tamerloppes
Автор

Dr uma dúvida muito importante quando vc fala de o surto durar pelo menos um mês está falando com ou sem medicação?

nelioribeiro