A CIÊNCIA DA ESQUIZOFRENIA

preview_player
Показать описание
Você já deve ter ouvido falar da esquizofrenia. Por várias razões, esse transtorno mental é muito estigmatizado na nossa cultura. No vídeo de hoje, tentaremos descrever o que é a esquizofrenia, o que entendemos hoje sobre ela e desmistificar alguns dos mitos em torno desse transtorno tão complexo e misterioso.

AJUDE O MINUTOS PSÍQUICOS A ATINGIR MAIS PESSOAS :)

SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS!

CRÉDITOS
Colaboração no roteiro: Raiane Nogueira

#esquizofrenia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu amigo foi diagnosticado com esquizofrenia a um ano. E eu cliquei nesse vídeo com a vontade de aprender mais sobre e ajudar ele com isso.

amaterasu
Автор

A minha irmã desenvolveu esquizofrenia aos 16 anos. Hoje, aos 30, já não resta praticamente nada do que ela era. Doença maldita. :(

andreianevespvz
Автор

Minha mãe não é esquizofrênica faz 20 anos, desenvolveu antes mesmo de eu nascer, sabe como? Drogas.
Ela é ex usuária de Crack, acabou com ela, por conta disso ela desenvolveu Transtorno Bipolar e Esquizofrenia, não é aquelas fraquinhas não, é aquelas que a pessoa fica irreconhecível, não é mais humana, ela já fez tantas coisas horríveis, desde tentar atacar minha avó com facas até a tentativas de suicídio constantes, eu fico tão triste por ter uma mãe tão complicada.
Eu conheço como é esse mundo, um dos problemas do Brasil que eu acredito que deveria ser melhorado é a questão de internação de familiares de forma obrigatória, pois com o tempo, ela começou achar que os remédios para ajudar ela iriam fazer algo contra.. Tentamos internar ela mais de 30 vezes nesses últimos 20 anos, apenas tentativas falhas...
Hoje em dia ela fugiu de casa e está desaparecida a mais de dois anos, vivendo nas ruas.
As drogas acabam com as pessoas :/

willianmaza
Автор

Fico pensando como que psicólogos//psiquiatras conseguem diferenciar cada doença mental, são tantas, e similares, se eu fosse uma psicóloga eu ficaria com medo de diagnosticar algo errado

leehbarbosa
Автор

Recentemente fui Diagnósticado com Esquizofrenia e tem sido bem difícil porque não quero aceitar, sempre acabo desconfiando das pessoas, tenho surtos frequentes e bastante estresse com basicamente tudo. Aos poucos também estou me tornando apático e de vez enquanto acabo simplesmente olhando pro completo nada ficando paralisado mas ainda com plena consciência do que ocorre em minha volta. O que me deixou mais neurótico sobre isso foi o sintoma de tique, toque ou nervosismo que me fizeram ter ações involuntárias em meu corpo sem que eu conseguisse se quer controlar...a sensação de ter sua lingua se forçando pra sair da sua boca sem que você pudesse fazer algo é a pior, ficou tão tenso que a pelezinha que sustenta a parte de baixo da língua rasgou.


O que tenho a dizer é que lutem, lutem e não se rendam. Confie em alguém importante e próximo a vocês para ajudar. :) De esquizofrênico para o mundo.

Etosz
Автор

Gente, falar sozinho é normal. O problema é ouvir alguém respondendo Kakakakakakak

flanos
Автор

Minutos! também produzo com fins/questões sociais então sou super fã do canal!
Já pensaram em personificar o canal? Criar um personagem e colocá-lo em diferentes situações?iríamos amar ver as diferentes posturas, além de nós aproximar ainda mais. Fica a =)
Um beijo! Adoro vocês <3

ElloraHaonne
Автор

Minha mãe tem essa doença desde que nasci. Sem tratamento ela fica agressiva, depressiva, xinga as alucinações dela o tempo inteiro, tem insônia e algumas outras coisas. Isso é uma doença e deve ser tratada

camilagiovana
Автор

Minha mãe possuía esquizofrenia. Na história da minha família, sempre ouvi que ela era uma pessoa incrível, amável e super inteligente. Sabe, ela morreu quando eu tinha cinco anos, não tenho muitas memórias, apenas de que ela possuía um quadro bem alto da doença. Sinceramente, não sei se eu vir aqui falar isso é uma boa ideia, mas precisava comentar. Meu parentes diziam que ela tinha alucinações constantes, via e ouvia coisas que não estavam lá, chegou até fugir de casa algumas vezes, alegando não querer viver mais com minha avó. Após alguns anos bem difíceis, ela foi internada, e essa parte da história não tenho muitas informações por não me falarem muito, mas uma coisa diziam, foi extremamente doloroso ver o começo do fim da vida da minha mãe. Enfim, por causa disso criei um interesse por essa doença, e pesquiso bastante, tanto para ver pelo que minha mãe estava passando, quanto para as pessoas que eu conheço que passam por ela.

jueiguei
Автор

Gostaria muito de agradecer ( acho que já fiz isso mas tudo bem). Graças a esse vídeo conseguimos ter um diagnóstico antecipado do meu irmão e evitar maiores danos pela doença. Vocês com toda certeza mudaram a vida dele e de toda a família, muito obrigada de novo.

gabrielaalmeida
Автор

Estou aliviado em saber que não tenho esquizofrenia. Pq falo muito sozinho e achava que era isso KKKK

joao
Автор

tenho medo de andar sozinha, da ultima vez que andei sozinha ouvi vozes me chamando dai eu sai correndo feito louca, me sinto perceguida, vigiada, parece que tudo oq eu faço tem alguem me vigiando me olhando, sempre que as pessoas começam a rir perto de mim ficou pensando que elas tariam rindo de mim...

mahsilva
Автор

Sim..Meu irmão mais velho também possui essa doença, porém só fomos descobri-la na adolescência...Hoje em dia ele toma os remédios e vive uma vida totalmente normal, quem é de fora nem percebe. . .

cifrasgirl
Автор

Eu vivi a minha vida inteira desde criança com essa doença, porém eu não sabia e sempre me achei uma pessoa normal, até que em 2019 na faculdade de odontologia, minhas amigas perceberam algo diferente em mim, conseguiram uma psiquiatra para me consultar e lá fui diagnosticado com isso. A minha esquizofrenia ela é o seguinte, quando uma pessoa normal pergunta algo a si mesmo, dentro da cabeça dela só ela responde, na minha quando eu pergunto algo a mim mesmo, eu tenho dezenas de opiniões diferentes ao mesmo tempo, várias vozes diferentes, uma pessoa que adquirisse isso durante a vida iria enlouquecer, mas como eu nasci assim, pra mim eu sou normal.

GIOZAO
Автор

Tenho um tio que tem esquizofrenia, ele nunca apresentou ameaça alguma, é super inteligente, sabe conversar sobre qualquer assunto.Mas é triste ver ele nessa situação, ele ouve vozes e aparentemente vê também :(

larissacarraromatozo
Автор

Tenho um parente que possui essa doença maldita.
Ela já não é a mesma pessoa há tempos, e ela é sim BEM agressiva. Tem essas manias de perseguição, alucinações, encara bastante, demora a reconhecer, tem paranoias e simplesmente não aceita a doença. Faz de tudo para não tomar os remédios e sair da internação. É tenso.

gcbiella_s
Автор

Eu vejo comentários!
- Com que frequência?
- O tempo inteiro.

oliveiraoliveira
Автор

Meu irmão tem e não aceita a doença. Inclusive ficou um ano sem tomar remédio e ficou pior...

Автор

Caraca esse canal é sem duvida um dos melhores do youtube brasileiro!

ewrtn
Автор

Fui diagnósticada aos 15, faço tratamento com antipsicóticos há um ano. Minha vida mudou muuuito, mas hj estou melhor e levo uma vida quase normal. Desejo força e sabedoria para todos com essa doença maldita.

cleresrosa