filmov
tv
Preço dos imóveis no Brasil pode despencar?
Показать описание
Preço dos imóveis no Brasil pode despencar? O mercado imobiliário brasileiro está passando por importantes mudanças e isso deve afetar o preço dos lotes, casas e apartamentos em todo o país. Por um lado, as novas regras do Minha Casa, Minha Vida ampliam a renda familiar para quem pretende acessar o programa. Por outro, a Caixa endureceu as regras do financiamento imobiliário, pedindo um valor de entrada maior e, consequentemente, reduzindo o total financiado. Mas como todas essas mudanças impactam nos preços dos imóveis? A casa própria vai ficar mais barata no Brasil? Podemos ter uma nova crise imobiliária afetando as famílias e as empresas da bolsa?
No vídeo de hoje, vamos entender tudo o que está acontecendo com o setor imobiliário. Por que a Caixa está dificultando o acesso ao financiamento via SBPE, tanto no sistema SAC quanto no Price? Existe uma crise de crédito que ninguém está enxergando? E, no fim das contas, o seu imóvel vai ficar mais caro ou mais barato?
Além disso, vamos tentar mensurar as possíveis consequências desse novo momento para construtoras e incorporadoras, que já enfrentam desafios com o aumento das taxas de juros (taxa Selic) para 11,25% ao ano e a inflação dos materiais de construção.
*Novas regras da Caixa: crise imobiliária?*
A bem da verdade é que a Caixa aumentou de 20% para 30% o valor da entrada para os imóveis financiados pelo SBPE, que conta com recursos da caderneta de poupança. Isso considerando apenas o sistema de SAC. Para quem optar pela tabela Price, o valor da entrada passa a ser ainda maior, subindo de 30% para 50%. Na prática, significa dizer que a Caixa está reduzindo os valores disponíveis para financiamento.
Apesar disso, o Minha Casa Minha Vida ampliou a renda familiar bruta tanto na faixa 1 quanto na faixa 2, o que estende o programa para famílias que ganham um pouco mais.
Com todas essas mudanças acontecendo no financiamento imobiliário, que todos querem saber é: os preços dos imóveis vão cair ou vão subir? No vídeo, eu explico esse movimento em detalhes, traçando um paralelo com o atual cenário da economia brasileira. A gente vai considerar a alta da inflação (IPCA e IGP-M), o aumento da taxa Selic para 11,25% a.a. e as consequências de fatores externos, como a disparada do dólar e a vitória de Trump nas eleições americanas.
Será que o Brasil está prestes a enfrentar uma grave crise imobiliária? Quais as chances de estourar uma nova "bolha" no setor? Vamos analisar tudo isso, e muito mais, para você saber se é hora de comprar ou vender o seu imóvel.
E se este vídeo te ajudou a entender mais sobre a atual conjuntura do mercado imobiliário brasileiro, compartilhe sua opinião aqui nos comentários. Aproveite e se inscreva no canal e deixe seu like pra gente continuar ajudando o brasileiro a investir melhor.
=======================================
RECOMENDADOS PARA INICIANTES
VÍDEOS ÚTEIS
=======================================
📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
00:00 Novas regras Minha Casa Minha Vida
01:04 Caixa muda regras do financiamento imobiliário
04:55 Os preços dos imóveis vão cair?
10:09 Você pergunta e eu respondo
12:00 Os políticos são honestos?
Комментарии