Desabafo de um autista ativista - porquê parei de gravar vídeos

preview_player
Показать описание
Estou há quase um ano todo sem gravar vídeos, e faz tempo que queria vir aqui conversar com vocês sobre o principal motivo que vem contribuído para ter me afastado.
A verdade é que o ativismo autista não é, nem de perto, um lugar amigável. Ataques partindo de outros autistas ativistas são comuns enquanto a comunidade segue uma lógica coercitiva: os autistas que não defendem os pontos da principal corrente de ativismo são "cancelados".

Neste vídeo, desabafo com vocês sobre este incômodo, e também notifico que tentarei voltar a produzir conteúdo sem me afetar pela toxicidade (infelizmente muito presente) no ativismo autista.

Obs: todos os prints usados neste vídeo são de Tweets REAIS, porém, modificados e censurados para preservar a identidade dos autores (ainda que alguns sejam de outros ativistas). A ideia não é gerar uma onda de "contra-ataque".

Caso esteja interessado em mais detalhes, ouça o podcast Introvertendo, episódio Precisamos falar sobre autistas excludentes.

00:00 Introdução
01:33 Início do desabafo
02:45 Pontos polêmicos
07:29 Minha experiência no ativismo
08:20 "Starter-pack" do ativismo autista
09:17 Desabafo
11:01 Bastidores sobre o "The Noite"
12:41 Estou cansado
13:14 Sugestão
14:08 Desfecho e agradecimento

Me siga no Instagram: @ChimuraWill
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Um agradecimento especial a todos que estiverem presentes por aqui no canal nestes últimos meses, enviando mensagens de apoio e/ou como membros. Meu muitíssimo obrigado!

chimurawill
Автор

Will, se você quer um motivo para continuar fique com o meu relato. Um tempo atrás, quando eu tive o diagnóstico do meu filho, eu estava completamente perdida. Em uma comunidade fiz uma pergunta sobre o que eu deveria fazer com meu filho e você me respondeu: amar. Isso foi um divisor de águas na minha relação com meu filho e me reergueu para arregaçar as mangas e lutar. Mas principalmente serviu para que eu aceitasse e compreendesse meu filho. Algo tão simples, mas foi você quem me ajudou. Siga sempre em frente. Seus vídeos informam de maneira ponderada e muito elucidativa!

anaxereta
Автор

Sou psicóloga e sempre indico seu canal. Você é muito sério e cuidadoso.

KekaKeleka
Автор

Sou pai atípico e nesses anos de diagnóstico, cheguei a conclusão que autistas com conhecimento científico, assim como você, são as melhore fontes de conhecimento sobre o espectro. Obrigado pelo teu trabalho, meu amigo.

MrJonatassantiago
Автор

Sei que alguns de vocês devem saber quem são as pessoas dos ataques frequentes. As informações foram censuradas pois a ideia não é gerar uma onda de "contra-ataque".
Ao comentar, evite ofensas (pois o que é dito na Internet NÃO É ISENTO de consequências).

chimurawill
Автор

Sou médica, neurologista, acompanho seu canal desde o início, seus vídeos são sempre muito assertivos, verdadeiros, sempre com muita sensatez, e sempre baseado na ciência (medicina baseada em evidências). Foque nesses diversos comentários mostrando sua importância na contribuiçao de diversos outros diagnósticos, em sua contribuiçao à melhorar a qualidade de vida das pessoas, enfim, estamos com você.

raissasonoda
Автор

É a primeira vez que vejo alguém falando dos conflitos dentro da comunidade autista, eu já observei autista defendendo tratamentos pseudocientificos e quando fui falar do perigo da divulgação dessas terapias não convencionais pois não existe dados conclusivos e pode ser perigoso, e quase fui cancelado.

thallessteampunk
Автор

Isso Willian, não desista. Você ajuda pessoas, foi através do seu canal que eu pude observar e conseguir o diagnóstico do meu filho precocemente. Vc presta um serviço informativo em um núcleo super necessário, foi após conhecer seu canal que adentrei desse mundo e pude compreender mais o mundo TEA. OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA.

ayechaalves
Автор

Meu lindo te acompanho a pouco tempo por causa do meu filho que tem TEA, mas deixa eu te deixar um conselho:não ligue para pessoas que não agregam em nada e tem prazer em diminuir não só o próximo, como todo trabalho feito por vc aqui. Lembre-se que nem Jesus Cristo agradou a todo!, portanto continue a produzir seus vídeos que são tão esclarecedores para um assunto tão amplo.

Isaa.c
Автор

Também sou autista, mãe de dois autistas e gosto muito de seu conteúdo

Carol-etqs
Автор

"Haters gonna hate". Fique bem, Will.

SuelemLamim
Автор

todo ativismo extremo é prejudicial... amo seu canal, não desista pq vc tem um posicionamento maravilhoso na causa

thaliafeitosa
Автор

Eu lamento muito que vc tenha que passar por isso, ainda mais dentro da comunidade, mas ser autista não impede que as pessoas tenham essa atitudes, como vc disse, não somos "anjos azuis". Como autista consigo imaginar seu desgaste, e só de pensar, é triste e absurdo demais, acompanho pelo Introvertendo, e sou muito grata pelo seu trabalho, tanto o conteúdo aqui como no podcast me auxilia muiiito. Que a compreensão sobre a necessidade de diálogo com respeito e empatia possa um dia ser mais intenso e presente do que falas com violência.

gabrielamoncayo
Автор

Vale salientar que eu recebi meu diagnostico graças ao seu canal Willian, não desista de continuar com o trabalho.

genaldogomes
Автор

Willian, se leres este comentário, aqui vai a minha história: Quando eu tinha dois anos, fui diagnosticado com Autismo mas, só comecei a ter noção da condição que tinha, quando tinha quase 14 anos, e quando descobri, senti-me angustiado, porque me sentia diferente dos outros, mas atualmente já aceito como sou. Quando conheço pessoas novas, falo sobre a nossa condição, não sou ativista, mas sensibilizo as pessoas sobre a nossa condição, e atualmente faço isso com a ajuda da minha Assistente Pessoal. Ao longo da minha adolescência, nunca saí com amigos, porque os colegas que tive não queriam estar e conviver comigo, porque sou diferente deles, mas a minha AP deu a volta a isso e eu saí com ela e com os seus amigos e foi incrível porque fiz uma coisa que eu nunca tinha feito, e para além disso, todos os que estavam lá, foram muito empáticos e pacientes para comigo. Quando eu falo da minha AP (Assistente Pessoal), estou a falar de uma rapariga que me acompanha para vários sítios, inclusive para a faculdade. Até um dia destes. Um abraço de Portugal.

goncalopinto
Автор

Eu sou mãe de dois autistas... E não participo de nenhum grupo de apoio ou comunidade... Já tenho problemas de mais pra ter mais gente enchendo meu saco.

Traducaoecantejunto
Автор

Olá Willian. Eu sou de Costa Rica e me aserquei a meu diagnostico pelo seu canal de you tube, seus vídeos e informações científicas. Tudo meu apoio Y muito muito obrigada

LaMarga
Автор

Geralmente quem critica muito o ABA, nunca “precisou” dele ou nunca teve contato de verdade para saber se é eficaz. Muitos desses que são pró vacina, pró ciência, entram em contradição ao duvidar de uma CIÊNCIA que é a ABA. No final, ninguém quer exterminar a neurodiversidade, quer apenas dar maior qualidade de vida aos indivíduos que necessitam desse suporte.

karinefrancine
Автор

Sou pai de autista e recentemente entrei num grupo americano sobre autismo. Acabei saindo por ter tanta negatividade de autistas adultos em relação a pais de autistas. Enquanto os pais se aproximavam para tentar entender de pessoas que possuem mais experiência sobre o autismo para melhor ajudar seus filhos, os autistas adultos coibiam os pais de se manifestarem e expressar opinião. Saí porque começou a mais atrapalhar do que ajudar. No fundo, a maioria só tinha boas intenções de ajudar o próximo, mas como você falou, muitas vezes se transforma numa corrente tóxica de ativismo.

icsos
Автор

Só hoje assisti esse teu vídeo! Mas me compadeço com o teu desabafo e te entendo perfeitamente! Eu sempre tive medo de seguir alguns ativistas justamente, por esse comportamento extremista e agressivo. E na verdade podemos ver esse tipo de comportamento tóxico no ativismo de ambientalistas, etnias, etc....a sociedade atual está muito tóxica, pra tudo, muito 8 ou 80. Como se fossemos obrigados a decidir entre um lado ou outro...ou você concorda com tudo que falam ou você é considerado contra a causa e até mesmo um traidor como você relatou. Mas em fim, isso prova que você é um ser humano evoluído e diferenciado! Abraço 🤗🙌🏻

daygaucha