EXISTE CONSENSO DA COMUNIDADE AUTISTA? (resposta a Willian Chimura e Tiago Abreu)

preview_player
Показать описание
Existe consenso da comunidade autista?
Muita gente tem essa dúvida sobre a comunidade autista, se há consenso ou não, e depois dos vídeos do Willian Chimura e Tiago Abreu, além do episódio do podcast Introvertendo, resolvi tratar da comunidade autista, mais especificamente do ativismo autista

Consenso em toda a comunidade não existe, quem pensa isso é ingênuo e tem uma visão homogênea, visto que uma pessoa não é só autista, mas que é atravessada por diferentes vivências e posicionamentos políticos e ideológicos, o que acaba refletindo em suas ações, defesas de propostas em detrimento de outras, além do próprio ativismo que faz

A crítica não deve ser confundida com ataque, a questão é que se precisa tomar para si a responsabilidade pelo que defende, no vídeo acabo citando a defesa de alguns autistas a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o fato dessa prática violar direitos humanos da pessoa autista e isso ser de conhecimento desses ativistas, significa que esses precisam abrir espaço para as críticas (e até piadas) em relação a defesas de práticas supostamente científicas para normalização do corpo autista, logo um pensamento eugenista

No final, faço uma pergunta: a comunidade é tóxica mesmo, ou o seu ativismo que é tóxico?
Afinal, colocar outros ativistas que defendem o modelo social da deficiência como tóxicos é ignorar a evolução do que é definido como Ciência, além de apontar uma questão específica e ignorar o que estudos sociais abordam sobre a condição

Fontes
#1 Filosofando: O que é CIÊNCIA? | Make Science BR

Átila Iamarino comparou CREMES com ARMAS | Cortes Cabeludos | História Cabeluda

Criticar sim, desumanizar não | Introvertendo

Desabafo de um autista ativista - porquê parei de gravar vídeos | Willian Chimura

Introvertendo 204 – Precisamos falar sobre autistas excludentes | Introvertendo

#Introvertendo #ativismoautista #autistaativista
--
💸 Faça um pix (qualquer valor)

⭐ Me ajude no Apoia-se

🔥 Me siga nas redes sociais
((( Instagram )))
@autismopensante

((( Twitter )))
@AutismoPensante

((( Facebook )))
@AutismoPensante

--
Oi, tudo bem com você?
Sou Ricardo Oliveira, autista, publicitário e especialista em Mídias e Redes Sociais.
Criei esse canal para trazer conhecimento e informação relacionado aos temas de política, autismo, e mercado de trabalho.

Na política, vejo que muita gente fala sem estar baseado em fatos, então uso do conhecimento que tenho para tratar do assunto com o carinho que ele merece.

No autismo, há ainda muita desinformação em relação ao tema, principalmente entre pessoas não autistas e que falam de autismo só pelo modelo médico, então aqui eu falo muito sobre o modelo social da neurodiversidade. É claro que falo bastante sobre tópicos essenciais do autismo, porém abordo sobre vivências e informações que você não vê com muita frequência, principalmente sobre autistas adultos.

No mercado de trabalho, falo sobre informações relacionadas ao tema, sejam notícias, ou mesmo formas interessantes de conseguir mais visibilidade na internet, então o Marketing Digital é um ponto bem falado aqui, conteúdo feito por um especialista.

Atualmente, procuro entrar no mestrado em Comunicação ou Ciências Sociais, porém já diz dezenas de cursos de curta duração voltados ao Marketing Digital e Ciências Sociais
Se possível, ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham conhecimento.
E sempre se lembre: o poder é de você!
--
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Obs: Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor (Paulo Freire)

AutismoPensante
Автор

Não dá pra gente defender nós mesmes sem sermos radicais. As pessoas estão acostumadas com uma neutralização de tudo; a positividade tóxica, que chamam, tá muito impregnada no ethos imaginário de quem fala sobre deficiência também. Só que assim: não tem como a gente não ser mansinhe. Precisamos entender que tem autista morrendo, tem autista em favelas sem oportunidade de emprego, tem autista sem saber que é autista. Isso tudo justamente por causa desse modelo biomédico.

Sobre ABA, pra mim se um método tem que ser "modificado" pra ser "naturalista" ou "humanizado", significa que ele não é tão ético assim 😑

alicexmelo
Автор

Excelente vídeo e excelentes pontos expostos. Ciência pode ser bastante ideológica sim, quando bancada por interesses escusos. Respaldo científico precisa no mínimo de várias fontes para que possa ser levado em consideração como um "consenso".

HumbertoPMercado
Автор

Muito bom o vídeo. Lembrei de que um dos autores dos vídeos tinha dito que uma certa classe de autistas é fraude. Mas a melhor parte do vídeo foi a versão de Stickerbrush Symphony no final.

luisfernandotoniolloreis
Автор

Se viola direitos humanos, 'aba' é ética?
Há um mercado lucrativo por trás da 'aba'?
É possível levar a sério argumentações fora da ética?

interseccionalidadeautista
Автор

Ricardo, eu vi os dois vídeos e só não ouvi o podcast, e as queixas do Chimura foram bem claras em relação a ataques pessoais. Nesses 3 anos que faço parte da comunidade eu já vi muito esse tipo de ataque a ele acontecer, "chaveirinho de neurotípico" é um dos apelidos mais leves que dão para ele, já vi chamarem ele de arrogante para baixo com justificativas do tipo "porque sim", "porque eu acho", "porque é a impressão que eu tenho", em lugares que ele não está presente para se defender. Eu não conheço ele além dos vídeos, não concordo com o que sei sobre ABA, na minha opinião parece adestramento, mas acho bem chato o que fazem, são ataques pessoais e não criticas aos pontos de vista dele.

E sobre o Tiago, eu nunca vi ele apoiar ABA nos vídeos do Introvertendo. Entrevistar profissionais da área, se ele fez no podcast, não quer dizer necessariamente concordar. De todo jeito, consenso não existe em lugar nenhum, mas acho que ambos sendo autistas, ainda que a gente discorde dos pontos de vista deles, eles ainda tem o direito de se pronunciarem, pois ambos não são leigos e também tem o chamado "lugar de fala" e mesmo que sejam passiveis de criticas, que essas críticas sejam feitas de forma sensata e com um mínimo de respeito.

doomedarts
Автор

Conheci ABA quando o diagnóstico do meu filho saiu. Não precisei ser nenhuma especialista na área pra identificar os abusos que ele sofreu, deixei ele algumas vezes com essas profissionais, e depois eu não suportava ver o sofrimento dele. Depois veio essa história de ABA naturalista, eles sabem as merdas que fazem. Já saí de grupos de mães porque fui falar exatamente dos.abusos e outras mães falaram, praticamente fui acusada de "falar sem saber". Tive meu diagnóstico tardio. Então não defendo o modelo médico. O argumento que usaram.comigo foi, tem.muit9s artigos científicos...e eu perguntei se a ABA era ciência exata. Não é, é e sempre será um "adestramento ", não compactuo com isso. Mas entendo por exemplo, uma mãe com um.filho severo que "consegue por meio da ABA" suprimir "comportamentos agressivos, se sujar de fezes", ela acreditar que ABA funciona. E funciona mesmo. Mas a que custo? Pra essas mães eu entendo o cansaço, a falta de rede de apoio e a falta de conhecimento que elas não são necessariamente obrigadas a ter. Mas eu tb entendo a inflexibilidade de compreensão de autistas que acreditam que ABA é confiável porque tem.artigos. Não.consigo fazer ativismo, não tenho estrutura pra isso.

Ricardo, gostaria de saber se vc pode colocar aqui o nome dos artigos que refutam ABA.
Obrigada.

JorgeaneOliveira
Автор

Vi o vídeo dele e agora vou assistir o seu

mariav.
Автор

Ricardo, eu não sei nada a respeito sobre esse assunto. Porém sou contrário a qualquer forma de opressão ou injustiça. Meu viés politico sempre foi a esquerda e portanto gosto dos teus posicionamentos. Vou pesquisar mais a respeito para encontrar um posicionamento sobre isso.

carlosleitao
Автор

Sou contra o modelo do ABA
Porém gosto do Chimura e Abreu sigo e vou continuar seguindo 🤍
Sempre gostei do meio-termo.

Montezuma
Автор

quanto mais tento entender, mais confusa fico.

anapniotis
Автор

Existem vários de níveis de autismo não tem como simplesmente dizer que a aba não funciona, e também não concordo com autistas funcionais criticarem algo que pode ser útil para pessoas com grau severo de autismo simplesmente é aprisionar a pessoa a uma vida horrível, e sobre a "comunidade " ser desunida não vejo como uma "comunidade " mais sim várias pessoas que em algum grau tem autismo

non
Автор

na vida de meu filho ABa fou fundamental para ele conseguir desenvolver se na escola,

mardonier