06 sinais de que VOCÊ SOFRE ABUSO EMOCIONAL

preview_player
Показать описание

Neste vídeo, vamos explorar o tema do abuso emocional. O abuso emocional é um problema sério que afeta muitas pessoas, mas nem sempre é fácil identificar. Neste vídeo, explicaremos o que é o abuso emocional, suas características principais e como evitá-lo.

Abuso emocional é um padrão de comportamento prejudicial que uma pessoa inflige sobre outra com o objetivo de controlá-la, manipulá-la ou diminuí-la emocionalmente. Diferentemente do abuso físico, o abuso emocional não deixa marcas visíveis, mas pode causar danos profundos na saúde mental e emocional da vítima.

🎥 ASSISTA TAMBÉM:

Não se esqueça de se inscrever, curtir e compartilhar este vídeo para que mais pessoas possam entender e ajudar aqueles que enfrentam o abuso emocional. Juntos, podemos criar uma comunidade mais acolhedora e compassiva em relação à saúde mental.

Interesse em atendimento?

Mais sobre mim:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O pior dos abusos é saber que esse indivíduo sempre posa de bom pai, bom irmão e irmã, de excelente filho, se escondendo nos meios sociais, esses são piores

leonidasjunior
Автор

Tenho 55 anos, sou filha única, solteira e desde sempre passo por abuso emocional. Minha mãe não me criou pro mundo, criou pra ela. Sempre ameaçou e me isolou, tira de mim todas as pessoas com quem me relaciono desde parentes, colegas, amigos...
Me humilhava na frente das irmãs, sobrinhas, amigas, até que deixei de ir com ela fazer vistas e quando alguém chega em casa não faço sala.
Você me descreveu totalmente como sou e parece que conhece minha mãe.

MariaHelena-drgr
Автор

Estou passando por esta situação há quase 28 anos. Fico muito mal por causa da minha filha. Não fui capaz de a tirar deste ambiente de abuso por parte do meu companheiro. E sinto muita tristeza por saber que me sinto responsável e culpada em relação á minha filha por a ter submetido desde bebé a este ambiente familiar de abuso e tóxico. Ela mesmo em pequenina me dizia para deixar o pai dela. Eu não me apercebi bem que estava numa relação abusiva durante muitos anos. Até que cheguei ao ponto de me dar conta que esta situação foi escalando cada vez mais para pior. Control, manipulação, não querer que saia sozinha para lado nenhum. Ameaças de morte e chantagens. Fazer querer que não valia nada, virando a situação contra mim e dizendo que sou a culpada e que sou maluca como a minha mãe. Ele tem sempre razão mesmo que não tenha. É uma pressão muito forte sobre mim. Também vivi episódios de violência física. Estou saturada !!! Felizmente tenho pessoas amigas que me apoiam. E já fui falar com uma advogada sobre esta situação. Vou iniciar consultas com um psicólogo porque preciso muito de ganhar força e de arranjar em mim a vontade necessária de dar um basta a esta vida que mais parece um inferno. Uma situação recorrente e diária. Eu até me sinto com stress pós- traumático. Vivo em constante alerta debaixo de medos e por isso fico agressiva, estressada constantemente, em certas situações. Estou sempre na defensiva com tudo e com todos. E sei que hoje permiti que ultpassassem comigo aquela linha da minha liberdade individual e do meu equilíbrio mental. Sei hoje, com este relacionamento, reproduzi um padrão que vivi com os meus pais. Eu era uma menina quietinha, obediente, submissa e minha mãe com o feitio dela ajudou a me formatar da maneira como sou hoje, e deixei que me moldassem como eles queriam que eu fosse, á vontade deles. E hoje vejo que passei uma vida inteira de 53 anos de existência com bloqueios e nunca soube o que queria para mim ao certo. Só sei que não sou aquilo que os outros quisessem que fosse. Estou a despertar disto tudo. É muito doloroso. Mas espero deslindar este puzzle e encaixar as peças todas no sítio certo.

elisabetemartinslourenco
Автор

Somente consegue dar um passo em busca de liberdade, quem percebe a sua condição de presidiário.
Muito esclarecedor sua explanação sobre esse assunto tão delicado e complexo.❤

antoninoalvesdodo
Автор

Depois que fui para terapia - consigo ver abusos em relações diversas da minha vida . Hoje, quando vejo comportamentos que considero abusivos ou tóxicos pra mim, eu dependendo do contexto me retiro . A gente fica maduro e não tolera mais os abusos, o olhar apura tremendamente, mas isso nao nos isenta de cair .

kamilasouzacarvalho
Автор

eu de criança eu sofria muito isso, meu pai, nacisista!!!

hoje estou arrebentado.

eu estudo o suficiente para entender,

não tem cura, se você passou por isso,

então aceite e viva ou tem alternativas!!!

a coisa era tão séria, que eu ganhei um torneio vaga para o brasileiro e mundial de artes marciais e mesmo assim eu não achava o suficiente,

ganhei vaga para o mundial de inventores e mesmo assim, eu nunca achava o suficiente,

sempre eu via a sombra do meu pai!!!

eu o via como uma entidade, surgindo do tártaro com tridente, e EU nunca seria capaz.

Rafael_Crisostomo
Автор

Sofri abusos de minha ex esposa que é narcisista oculta e dos seus familiares por mais de 30 anos
Todos os exemplos era o que eu passava.
Belo trabalho Dra obrigado

romariorodriguescaetano
Автор

Oi Daniela! Te "encontrei" recentemente no YouTube e tenho gostado muito do conteúdo do seu canal. Obrigada por sua forma leve de falar sobre um conteúdo tão dolorido como este. Deus te abençoe! 🙌

annachristinasoares
Автор

Eu passei muito abuso na infância pelo meu próprio irmão 4 anos mais velho.

peroli
Автор

Esse assunto é muito complexo, por que eles chamam isso de abuso, mas na verdade eu acho que isso é uma assimetria ética com fundo psicológico. Senão leis não seriam necessárias.

Por que cada pessoa parte de um referencial ético diferente então muitas vezes as ações não são convergentes. E ainda tem o fundo psicológico, porque cada um é oriundo de uma história de condicionamentos diferentes por ter sido exposto a contextos diferentes.

Tipificar abuso não faz o abuso parar de acontecer, por que uma relação de abuso é uma relação decorrente de um condicionamento.

coisasqueaprendinavida
Автор

É terrível quando acontece dentro da família, um local que deveria ser de acolhimento e segurança, mas vira um inferno.
Eu tenho vontade de me isolar do mundo, não acredito nem confio nas pessoas…encontro afeto nos animais de estimação. Quero distância de gente!

Maribel_Alva
Автор

Ouvindo esse vídeo mexeu muito comigo, me deu uma angústia, pois parece que vc contou minha vida, sofri tudo isso com meu esposo e um pouco mais trinta e oito anos, ha dois anos Deus teve misericórdia de mim e levou ele dessa vida, pois nunca tive coragem de me separar pois tinha até vergonha de olhar para as pessoas de tanta que ele me rebaixava, hj tou com 57 anos depressiva fui diagnosticada com trastorno bordelayne prefiro sofrer do que perder as pessoas mesmo que elas nao me faça bem 😢😢

neonicealvespereiradearauj
Автор

Sofri abuso emocional no trabalho por 11 anos e me sentia culpada. Desenvolvi depressão e fobia social. Pedi demissão no ano passado, mas não consigo voltar a trabalhar normalmente. Vários ataques de pânico. Esse assunto é muito sério mesmo.

KellySant
Автор

muito boa explicação, especialmente por mostrar a sutileza de invalidar o sentimento do outro, de colocar-se como superior e vitimizar-se quando não dá conta de manipular, muito triste essa situação.

mariabeatrizlucianoamorimc
Автор

Que vídeo legal, resumido e com tanto conteúdo ! Obrigada ! 🙏🌹
Que pena que demoramos tanto para descobrir tudo isto e perceber que incompetententes nunca fomos nos e sim as pessoas ao nosso redor doentes e diabólicamente más .

marciafigueiredo
Автор

Vivi esse abuso de minha filha por 40 anos!!só percebi que era abuso, quando vi que ela estava fazendo a mesma coisa com a filha!!😢

mariabeneditasalvatori
Автор

Agora que descobri que vivia sofrendo abusos em meu primeiro casamento 😢 Graças a Deus que tive forças pra largar ele. Hoje sou feliz, me casei de novo e vivo muito bem

Franciscaviriato
Автор

queria ter assistido um video como esse quando era adolescente... teria evitado muito problema

CatherineItusarry
Автор

Amei sei jeito de discutir sobre assunto de terapia, sou paciente, faço terapia a dois anos, fui transferida pra outra profissional pq o primeiro mudou de cidade. Sofri muito, com a mudança, mas minha psicóloga ganhou minha confiança fácil, toda sexta-feira estou lá firme e forte, com meu momento só pra mim . Parabéns pelo seu canal, ganhou uma inscrita agora. Gratidão

mariaauxiliadorabatista
Автор

Boa tarde sofri abuso emocional, por um líder religioso, padre, até entender que ele é tão frágil qto eu, foi horrível.

suelybenatto
join shbcf.ru