BORDERLINE ou BIPOLARIDADE: ENTENDA A DIFERENÇA E ABORDAGEM | Psiquiatra Fernando Fernandes

preview_player
Показать описание
Entenda a diferença entre transtorno bipolar e borderline.

Inscreva-se no canal:

Playlist bipolar

Playlist borderline

Instagram:

Canal do Telegram:

Grupos Whatsapp:

Contato para palestras e entrevistas:
Tel.: 11 55477843

Fernando dos Santos Fernandes
CRM-SP 113119
RQE 107431

AVISO:
Os vídeos têm somente caráter educativo. Em caso de dúvidas sobre diagnóstico, orientações e tratamento, consulte sempre seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade do psiquiatra Fernando Fernandes e podem ser replicados em outras mídias, sem necessidade de autorização prévia, desde que tenha a referência ao link original.

#borderline #bipolar #saudemental
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Doutor Fernando Fernandes vc é muito bom no que faz Deus abençoe grandemente

MariaTaroco-xxke
Автор

Muito obrigada, Dr. Fernando! Sou-lhe grata por seus esclarecimentos! Bela Palestra! Que Deus te abençoe sempre 🙏🙏🙏🌹💡💡💡

TaniaeNestor
Автор

Boa noite Dr. Fernando! Como é bom a gente aprender com o Senhor! Hoje em dia toda família precisa saber um pouco sobre esse assunto para ajudar orientar em casa. Existe muitos sofrimentos em razão dessas doenças! Precisamos muito de voces medicos dessa área! Obrigada Doutor! 🙏🙏🙏🙏👏👏👏🌹🌹❤️❤️

TaniaeNestor
Автор

Parabéns, essa Lives são ricas, ajuda muito.

MariaSocorro-dlud
Автор

Excelente explicação Dr Fernando 🤙🏻 Didático e objetivo. Peço licença pra fazer um contraponto neste contexto apresentado do TPB e TAB.
Infelizmente ainda existe uma confusão por parte de alguns profissionais em relação a ambos os transtornos . Embora sejam distúrbios psíquicos diferentes, o fato de ambos apresentarem alguns sintomas similares acaba gerando dúvidas e confusão no diagnóstico.
TAB e TPB dentro deste conjunto de características similares, apresentam um modo de atuar diferente p cada indivíduo, observando seu histórico de vida, numa busca ativa e entendendo o contexto biopsicossocial, pode se elencar o quanto um não se comunica com o outro p um duplo diagnóstico, sendo excludente, neste sentido.
Sabemos que não existe um bio marcador p o TPB e TAB, o diagnóstico é clínico. Não obstante é importante separar hipótese, diagnóstico e sintomas.
O borderline tem características bem marcadas e especificidades q não coaduna p o duplo diagnóstico c o bipolar.
O borderline não tem oscilação de humor em episódios e sim uma flutuação constante de humor, com um modo de atuar diferente do bipolar.
Consequentemente, o elemento principal p o diagnóstico do TPB é a instabilidade emocional, um vínculo afetivo inseguro q orbita, com a desregulação emocional.
Assim, observando e atuando na prática clínica um BIPOLAR nunca será BORDERLINE. O q pode acontecer, uma interpretação equivocada p o diagnóstico.
Gratidão 🙏🏻 seu conteúdo é muito importante .

maludurr
Автор

O vídeo ficou muito bom.
Eu tenho o diagnóstico "duplo", bipolar e borderline. Demorou muito tempo até chegar a isso. Passei de diagnóstico de esquizofrenia e esquizotipia, depressão e até borderline. Após alguns eventos mais graves, fui diagnosticado como bipolar tipo II (e isso demorou 15 anos desde os primeiros sintomas identificáveis, começando na adolescência uma fase de hipomania). E depois de 2 anos, o meu médico mais recente observou o borderline a partir do meu padrão de relacionamentos e auto percepção em fase eutímica. Espero não estar errado, estou tão cansado disso. Obrigado pelo vídeo explicativo.

renanmunaro
Автор

Eu já conhecia, porque tenho uma irmã border e tive que seguir a orientação de contato zero, pra sobreviver a tanta maldade. Mas, foi esclarecedora a abordagem.
Obrigada Dr Fernando.

socorromendes
Автор

Boa noite Dr. Fernando como sempre suas explicações são ótimas, muito clara e objetiva!! Abraços

thaisabaptista
Автор

Dr. Fernando, como falei estou assistindo do início novamente.

MariaSocorro-dlud
Автор

Eu já, porque tenho uma filha que têm o trastorno de personalidade Borderline e meu esposo têm Bipolaridade.

MariaSocorro-dlud
Автор

Boa noite, sou Juliana de São vicente

JulianaPinheiro-ir
Автор

Tenho escrizofenia afetiva cid f20.
Tenho depressão e esculto vozes

rodrigohenriquegeraldopa-xfmt
Автор

Boa tarde dr. Meu esposo deu avc isquemico...faz 8 meses...ele tá muito diferente irritado impaciente em aceitar situações o avc afetou a fala mas não a memória

nadiabertoldo
Автор

Não sabia, mas meu marido acho que está assim.

SuperMaralu
Автор

Olá dr Fernando! Gosto muito de seus videos, são muito esclarecedores e de grande utilidade. Me ocorre perguntar qual a diferença da impulsividade do paciente borderline e do paciente TDAH. Muito obrigada!

monicaguberman
Автор

Estou lidando com uma pessoa que ao meu sentir tem a bipolaridade e bordem tbem. Minha dúvida foi sanada, pois não achei que pudessem ser cumulativos. Lamentavelmente a pessoa se nega em fazer um tratamento, até mesmo uma consulta
Quero ajudar, mas não sei como. Não é fácil.

ilkapereiramaiamaia
Автор

Bom Doutor eu tenho uma mãe bipolares depressao e eu tenho síndrome do pânico e depressao cronica.mas eu sei achei que borderline fosse relacionado ao trabalho.

raquelcristinarockenbach
Автор

Bom dia o trastorno BORDELINE pode aparece em criança Aparti de 5 anos ? Meu filho é autista mas ele tem uns abito de paixão pelo perigo fogo não aceita a palavra não, tem imperatividade muito grande,

mariasantana
Автор

Homem também pode ter borderline? Alguém sabe?

debora_rocha
Автор

Tenho TB2 e depressão grave, vivo mal, faço uso de vários medicamentos e sou suicida. Sou de Minas

Thanyaaaaaa