ABP TV - Bipolar ou Borderline: diagnóstico diferencial (09/07/2018) HD

preview_player
Показать описание
ABP TV - "Bipolar ou Borderline: diagnóstico diferencial"

O Transtorno Afetivo Bipolar e o Transtorno de Personalidade Borderline possuem características clínicas semelhantes. Por isso, o diagnóstico diferencial entre as duas doenças pode ser difícil e complexo na prática clínica.

Tais semelhanças clínicas podem, quando não diferenciadas corretamente, levar ao diagnóstico equivocado e, ainda, a indicações terapêuticas inadequadas. Como fazer a distinção entre os dois transtornos e adequar o tratamento à necessidade do paciente?

O próximo programa ABP TV, que irá ao ar no dia 09 de julho, debate o tema "Bipolar ou borderline: diagnóstico diferencial". Participarão da discussão os psiquiatras Dr. Acioly Lacerda e Dra. Vânia Sato Ikuhara, que responderão às perguntas feitas pelos internautas.

Você pode participar enviando sua pergunta ou comentário pelo Linha Direta, disponível no site da ABP, ou nas transmissões ao vivo pelo Facebook ou Youtube. O ABP TV vai ao ar todas as segundas-feiras, 21h, e pode ser assistido de qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador.

Veja abaixo os convidados desta semana:
Dr. Acioly Lacerda: médico psiquiatra, Professor Adjunto, Livre Docente, Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), LiNC - Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Professor visitante, Departament oficial Psychiatry, University of Pittsburgh. Pós Doutorado no Laboratório de Neuroquímica Cerebral, University of Pittsburgh.
Dra. Vânia Sato Ikuhara: Médica com Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria/ Associação Médica Brasileira/ Conselho Regional de Medicina. Atendo pacientes a nível ambulatorial e hospitalar. Título de Especialista em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

⚫INSCREVA-SE no CANAL e receba os conteúdos da ABP TV

⚫TRANSMISSÃO:
TV WEB BRASIL

⚫REALIZAÇÃO:
Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente vídeo. O melhor que já vi sobre o assunto.

kellycfer
Автор

Ainda não fui diagnosticado, mas tenho quase certeza que sou border. Gosto de correr riscos, relacionamentos instáveis e intensos, o humor é uma montanha russa que muda umas 3 vezes por dia, irritabilidade, angustia e depressão e uma dificuldade para encontrar uma personalidade.

Rodion
Автор

Só falo uma coisa: eu tenho bipolaridade tipo 2 e comorbidade com TDAH. Sim, isso existe, viu? Tem pessoas que acham que o TDAH é apenas um momento do bipolar ou algo parecido, mas, em alguns casos, há a comorbidade, como é o meu caso. Ser bipolar não é uma sentença de morte. Eu faço o tratamento corretamente e vivo normalmente; só me lembro quando estou usando os remédios. Inclusive, uso Ritalina porque tenho a comorbidade com TDAH, mas só porque estou bem estabilizado. Mas, na minha opinião, como paciente, nosso tratamento é 70% com a psicologia e 30% com o psiquiatra. E sou "puro sangue" — "puro sangue" eu aprendi a falar isso na minha segunda internação, após a segunda tentativa de suicídio. Mas veja bem: nunca pare seu tratamento com o médico e a psicóloga(o)

jonesilvasilva
Автор

Parabéns ao Dr Acioly, muito claro na sua participação.

ricardodutrarpereira
Автор

Acho que tenho os dois ou sou bipolar misto

ElieteDuarte-oe
Автор

Meu marido tinha um ciúme doentio de mim, inventava coisas que nao existia, tudo ele falava que eu ia traí lo, mas ele tb bebia e usava cocaína, Ele ficava até o outro dia vendo a bina do residencial, entrava em contato com todo mundo que ligava pra casa, é se disfarçava pra saber se eu tava o traindo, fazia feikes, até que ele suicidou só por um contato no meu celular, sismou que eu tinha o traído, não tinha nenhuma mensagem,
minha com ninguém, ele foi se drogar pra se matar, tô até hj sem entender, mas eu não sabia que era doença mental, pensei que era relacionamento abusivo, me sinto negligente, perdi a chance de ajuda lo por causa da minha ignorância

joyliecosta
Автор

Esses psiquiatras rotulam e rotulam e até hoje eu nunca vi melhora, nem com medicação nem terapia .

brunamercuriana
Автор

Boa tarde, sofro muitas pesceguiçao sou perseguido a onde eu chego tenho uma angústia é muito grande e o pior que ninguém acredita em mim?

azevedolacerda
Автор

Eu fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline na quarta consulta !!! Uma irresponsabilidade grande de um psiquiatra fazer isso !! O problema é que nós pacientes somos, em regra, leigos para debater com os profissionais sobre isso ! Eu tenho muitas características de TDAH, mas os psiquiatras nunca identificaram isso. Eu tenho uma instabilidade de concentração e foco muito grandes !!

carolperfuhumor
Автор

Uma batida forte na cabeça pode aflorar o transtorno bordeline depois dos 30 anos ?

Elianaschulz
Автор

SOU BORDERLINE E TIVE UMA ÉPOCA SENDO CHAMADA DE BIPOLAR. AI PRECISOU TER UMA CRISE DOIDA MESMO VIRAM QUE NAO TINHA NADA DE BIPOLAR. DEMORA MESMO O DIAGNÓSTICO.

giselerainha
Автор

Melhora o som! Péssimo!!! no final quase não escuto....

adrianamahon