Construção (Chico Buarque) - O ARRANJO #50

preview_player
Показать описание


No 50o programa da série O ARRANJO, Flavio Mendes analisa a gravação de Construção (Chico Buarque), com o autor, no arranjo de Rogério Duprat lançado em 1971. Nesta série o músico e arranjador se desdobra nas funções de diretor, roteirista e editor dos programas
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Chico tem personalidade forte, seria mais fácil cantar com a maioria, fazer apenas um samba bonito que todos gostasse, mas ele fez diferente, isto é que o torna precioso ❤❤❤❤❤❤❤❤

ceciltita
Автор

Esse vídeo foi o primeiro que chegou para mim, fiquei fascinado e agora viciado (já vi vários depois). Não entendo nada de música, ainda assim é fascinante ver como uma linguagem toda particular (a da canção, com seus arranjos) vai encantando até os analfabetos como eu. Vou dar minha contribuição porque um trabalho como esse é raro, e merece ser incentivado.

laurenioleitesombra
Автор

Que vídeo sensacional!! Uau!! O like veio na primeira frase!! Isso é um trabalho muito incrível! Parabéns!!

lucazvdos
Автор

Comentando um ano atrasado (porque somente hoje o Youtube me indicou seu canal): a "construção" de Construção representa exatamente aquilo que a canção é: uma *construção* do sentido verdadeiro e único da palavra, uma obra. Prima, de arte, emocionante. Se mesmo quem diz não entender nada de música, como @laurenioleitesombra7468 pontuou, se maravilha com a dissecação estrutural da canção (tanto em letra, registro histórico de uma era que não pode ser esquecida, quanto em música, de uma erudição ímpar), só posso dizer, estando inserido no meio musical e da arquitetura, que a representação visual foi no mínimo impecável. Parabéns a Flávio Mendes pelo trabalho e obrigado pelo presente.

amauriangelino
Автор

O melhor! Sensacional! Só reforça a genialidade da trabalhosa letra do Chico. Haja garimpo na Língua Portuguesa para pinçar as proparoxítonas que “sambam” no meio da música. Não entendo lhufas de arranjo mas o “crescendo” vai criando a tensão necessária. Flávio: vou de oxítona mesmo: parabéns!

olgaharris
Автор

essa musica é cinematografica! obrigada pela aula!

movidaamusica
Автор

Incrível abordagem sobre essa canção tão emblemática que está prestes a completar 50 anos!

markimgarcia
Автор

Sensacional.
Tb temos nossa sinfonia .
Flávio que beleza de trabalho.
Obrigada meu querido

naterciamoreno
Автор

O som do agogô quando entra simula o som de pedreiros batendo com a colher em tijolos, para quebrá-los. É um som muito comum em obras. E as melodias descendentes de alguns sopros e cordas é pra dar a ideia de queda, assim como a de que fala a letra. Sem contar que a melodia principal, "monótona", remete à ideia de "anti-épico", já que o pedreiro, digamos, seria alguém indigno de merecer um épico.

renotorquato
Автор

Flávio, já perdi as contas das vezes em que me amocionei às lágrimas com seu trabalho nessa série! Emocionantes a pesquisa, o cuidado no texto e na apresentação dos vídeos e a, incrível, curadoria dos arranjos analisados! Muito muito obrigado! Abração

carlosportocampos
Автор

Onde que eu tava que não sabia da existência desse vídeo?

dlavohlif
Автор

Que música! Que arranjo! Uma canção ímpar. Com a força de Bolero (Ravel) e de Kashmir (Led Zeppelin), crescente em tensões harmônicas e dinâmicas (as cordas e os metais levam o arranjo a um nível raro de tensão). Obra-prima!

RicardoSouzaNL
Автор

que VIDEOZAÇO meu amigo! que achado é o seu canal! espero que ganhe cada vez mais público, conteúdo incrível!!!

marceloarthur
Автор

Magnífico! Esplêndido! Música fantástica! Intrépidas proparoxítonas!

chalvarenga
Автор

Flávio, estava sumido daqui. Vc é muito bom no seu reporte dos videos. Parabéns!

juarezfilho
Автор

Pó Flavinho, lacrimejei!!!! Que programa, que arranjo uma epifania!!!! A melhor forma de comemorar os 50 programas é falar sobre O.ARRANJO: Construção!!!! Parabéns maestro pelo seu trabalho!!!😎😎😎😎

paulobaianovideos
Автор

Cara, já vi vários dos seus vídeos. Os mais completos que tem no youtube, que conteudo incrível!

octobasket
Автор

Sensacional!! Um marco na música brasileira. Um marco em O Arranjo. Não por acaso o número 50! Imagina o 100! Bravô, bravô!

pedroccastello
Автор

Alvarenga & Ranchinho fizeram o mesmo 6 anos antes - Drama De Angélica

timar_inc
Автор

Parabéns pelo trabalho. Não sei se atua como professor de ensino superior, se não atua, as universidades estão perdendo um professor valioso. Muito sucesso para você !

laeniopaz