Construção - Chico Buarque (Edit By: JvBM)

preview_player
Показать описание
Comente alguma música/anime que você quer ver no próximo vídeo
Комментарии
Автор

o "morreu na contramão atrapalhando o sábado" doí pra caralho. imagina uma morte atrapalhar os outros? é a desumanização do pobre

amorupatieee
Автор

Essa é provavelmente a música mais bem composta q vc já ouviu até hoje. Essa música é feita com versos alexandrinos (versos de 12 sílabas). E a última palavra de cada verso é uma palavra proparoxítona (palavra com acento na antepenúltima sílaba).

pemiguelgui
Автор

3:22 nesse ponto a musica toma uma partida folclórica, uma coisa quase que ritualística já prevendo o destino do indivíduo descrito, ela se torna insana eufórica, mas a letra não sofre interferência, oque eu admiro é que o chico fez do clima da música o contraste entre esses dois opostos, o caos e a melâncolia

herissonnery
Автор

Graças a Deus q essa geração tá tendo contato com Chico, tem pelo menos 40 anos essa música.

meetmeinthebathroom
Автор

Acho que o anime de background tem um tom tão melancólico que consegue transpor todo esse descaso/melancolia passada pela música do Chico, muito bom.

gustavodelmonte
Автор

"Morreu na contramão atrapalhando o tráfego " isso é arte

konglua
Автор

isso lembra a morte do meu pai.

foi no dia 9 de fevereiro de 2009, eu tinha apenas dois anos, como sempre, ele tinha ido ao bar que ele sempre ia, até que em um momento, ele sentiu uma dor de cabeça forte e acabou caindo no meio do bar. os amigos dele acharam que ele tinha desmaiado por causa da bebida e apenas deitaram ele no canto do bar, e assim o cotidiano continuou, até que eles notaram que fazia um bom tempo que ele não tinha se levantado, e quando encostaram nele, ele estava gelado.

meu pai morreu pois quando ele caiu, uma veia do cérebro estorou, e sim meus amigos, o bar continuou funcionando com o meu pai morto no canto, claro, eu não os julgo, mas chega ser uma situação engraçada.

e até hoje a minha mãe diz isso com o maior orgulho, 15 dias antes da morte dele ele tinha chegado bêbado lá em casa dizendo que nunca iria deixar eu e ela desaparadas, mas o mais engraçado é que eles não estavam mais juntos, e a minha mãe nem ligou muito, pois ele estava bêbado.

bom, 15 dias depois lá estava meu pai no bar morto.

lembro de todos os detalhes, e o que mais condiz à essa música foi que a minha avó disse que naquele dia ele estava bem, até os próprios amigos disseram que ele estava bem quando ele chegou ao bar.

na época por mais que eu soubesse o que tinha acontecido, eu estava calma, muito calma. até que no velório dele, quando as pessoas chegavam eu as convidava para ir até o meu pai, eu sabia que ele tinha partido, até hoje eu sinto aquele sentimento de conforto e compreensão diante aquela situação toda.

bom, já fazem 13 anos de sua morte, eu sinto muito sua falta, até mesmo no meu aniversário - ele faz aniversário comigo, sim, tanto ele como eu nascemos no dia 06 do mês de agosto - o meu maior herói, o homem mais importante desse mundo pra mim, o senhor faz falta, mas sei que está em um lugar melhor <3

te amo, papai ❤

tsunade
Автор

Letra

Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado
Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague
Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
Pela fumaça e desgraça que a gente tem que tossir
Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair
Deus lhe pague
Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague

duardo
Автор

Essa música é uma das mais tristes escritas no Brasil, é uma realidade que nós vemos todos dias, milhares de pessoas humildes sendo exterminadas e ninguém dando a mínima… a pandemia só veio para reforçar isso, a verdade que ninguém quer enxergar, os trabalhadores são qualquer coisa, o importante é a economia continuar.

andressa
Автор

Essa música é a voz dos oprimidos, cansados, nunca abastados, muitas vezes sem ter o que comer. Chega uma hora que fica tudo embotado, frustrações, mágoas, e o acidente na construção parece mais libertação. É a degenerescência desse sistema pútrido que nega a um pai de família uma vida digna, é desejo de corporativo de ver a economia subir. É o retrato do egoísmo humano; por outro, a idealização da necessidade. Foi isso que senti ao ouvir a música. Belo edit.

felipe_sth
Автор

Estava aqui lendo os comentários, muitos jovens comentando, refletindo sobre a música em si, em alguma fase da vida de cada um marcou algo bom ou ruim. Espero do fundo do meu coração que vocês encontrem a paz dentro de vocês, que sejam felizes, e superem essa fase ruim.. leva tempo mas uma hora passa.. confesso que lendo alguns comentários fiquei com um nó na garganta e uma vontade imensa de chorar, que a vida de vocês sejam abençoada hoje e para todo sempre!

gustavobrasileiro
Автор

E pensar que todo o meu gosto musical atual é estruturado nas músicas que eu precisava ouvir para as aulas de história. Deveria agradecer ao meu professor!

reidelas
Автор

Note que o título da música pode referir-se tanto à atividade do personagem da história (um trabalhador da construção civil que morre ao cair da obra) quanto à atividade do compositor, que constrói sua narrativa de três formas diferentes.

Observamos, em cada uma, quatro fases da mesma narrativa. Na primeira e na segunda versão, são narradas etapas: na primeira, aparece a relação do operário com a família antes de ir ao trabalho; na segunda, a produção do trabalhador na obra; na terceira, o descanso após horas trabalhadas; na quarta, o fim trágico. Na última versão, essas quatro etapas são condensadas.

Assim, a mesma história é contada em três versões em que algumas palavras, tais como peças de um Lego, mudam de posição e, com essa troca, criam-se novos sentidos e formas de perceber a realidade.

Peguemos, por exemplo, um dos versos finais do enredo, nas três versões em que aparecem na música.

E se acabou no chão feito um pacote flácido.

E se acabou no chão feito um pacote tímido.

E se acabou no chão feito um pacote bêbado.

Os adjetivos (flácido, tímido e bêbado) que qualificam o personagem morto constroem para o leitor imagens diferentes do operário. Na primeira, vemos o ser como um pacote deformado, disforme, sem tonicidade, esparramado pelo chão. Na segunda, somos conduzidos à ideia de um pacote que tenta passar despercebido, alguém que tenha se habituado a ser socialmente invisível e mantém isso até mesmo na morte. Na terceira, a ideia da embriaguez remete a algo fora do padrão social do trabalho e, de certo ponto de vista, considera o homem passível de ser culpabilizado pela sua morte, uma vez que foi imprudente ao beber em serviço.

Nas três versões, apesar das diferentes construções, a morte do operário é banalizada, pois ele sempre acaba atrapalhando o tráfego, o público e o sábado. Dessa forma, entendemos o aspecto de denúncia da canção contra o descaso e a exploração do trabalhador.

luccoloo
Автор

A música me lembra a história do meu tio, ele infelizmente faleceu enquanto trabalhava, o acidente foi tão feio (acho que um caminhão passou por cima dele) que não deixaram minha tia ver, quem fez o reconhecimento foi meu pai, irmão dele. Pelo o que eu sei a empresa não fez nada pra minha tia e meu primo, filho dele, pela forma que aconteceu algo deveria ter sido feito pra família toda, pq ele era o tio que mais cuidava da minha avó, e minha avó é muito complicada, eu só sei que depois que isso aconteceu a nossa vida mudou muito, meu pai sempre vai lá ver ela e ela fala dele chorando, falando que queria estar lá junto com meu tio.

E lendo os comentários eu vi que isso não é uma exceção, todo dia uma pessoa morre no trabalho e o sistema teima em falar que a morte atrapalhou a empresa

carolkjkjkjkjk
Автор

Se existisse um 007 brasil essa música tinha que fazer parte da soundtrack, tem uma sonoridade muito misteriosa e dramática

VORPAL-V
Автор

a gente tem que dar mais valor pra essas pérolas brasileiras. Existe música brasileira boa sim!!

imons
Автор

capaz que ninguém vá ler isso aqui mas vou desabafar, a ficha sobre a morte de Kentaro Miura, Mangáka criador de Berserk, meu mangá favorito, acabou de cair após eu finalmente ler seu ultimo capitulo e sinceramente agora me sinto vazio, como se eu estivesse imerso no fundo de um poço de gratidão, me sinto grato por ter tido a chance de apreciar de uma obra tão bem escrita e tão bem desenhanda como berserk, mas, estaria mentindo se dissesse que não estou triste com um rombo no peito, pós só agora eu percebi, que minha obra favorita e que o artista que mais admirei se foi para sempre, irei esconder essa tristeza atrás de minha gratidão, como uma sombra, para enfim dizer:

Obrigado Miura.

bestplayer-dlgq
Автор

É incrível como o chico transformou a simples rotina de um pedreiro em uma historia triste...

vitorgamerplay
Автор

A morte da rainha Elizabeth pode até importar. A morte de um famoso, de um empresário. Mas quem se importa com a morte dos trabalhores e dos pobres?

theglensilver
Автор

Essa estética combina muito com esse estilo de musica. Lembro de quando eu era pequeno e ia a casa de um tio, um senhor já de idade, que sempre botava musicas do Caetano, Chico, Cartola, Jacob do bandolim e outros tantos mais... fora justamente na época que eu começara a assistir animes, uma memoria tão boa que já é tão distante.
E hoje, os pontos que me fazem ter aquele sentimento de simplicidade junto de uma inexplicável tristeza se mostram mais evidentes. O tom "sombrio" que as obras antigas abordavam, juntamente com seus temas tão profundos e até mesmo complexos combinam perfeitamente com o sentimento que algumas das musicas as quais me refiro me transmitiam.
Foda p krlh, slcc

bofumaum