Tenho medo de sair de casa! Como agir? | Dra Maria Fernanda

preview_player
Показать описание
Tenho de medo de sair de casa! O que fazer?

Inicialmente a pessoa “prefere não sair”, com o tempo as pessoas em volta podem se acostumar com o comportamento recluso e passam a considerar que faz parte de sua personalidade. Mas este comportamento de medo pode estar denunciando transtornos bem mais sérios.

Ao tentarmos evitar a dor, acabamos criando uma série de medos e fobias, que aumentam ainda mais o sofrimento. O conceito de que felicidade é como a ausência de sentimentos ruins nos leva a reagir à dor de uma maneira que limita nossa vida. Ou seja, que só piora as coisas. Isso nos deixa menos abertos a estabelecer novos relacionamentos, leva-nos a evitar lugares que tragam lembranças do passado ou situações desagradáveis.

Dessa forma, perdemos a oportunidade de um envolvimento real com o que acontece a nossa volta. Isso também nos impede de ir atrás do que realmente queremos.

Acompanhe o vídeo e saiba mais! Compartilhe!
--
Olá, caso você seja novo no canal Neurologia e Psiquiatria Tv aqui explicamos diferenças entre a Neurologia e a Psiquiatria com os Profissionais Dr Saulo Nader (Neurologista) e a Dra Maria Fernanda Caliani (Psiquiatra) sempre de forma simples e clara com temas diferentes toda semana!

Nossos vídeos possuem intuito educativo e seguem a ética médica proposta pelo Conselho Federal de Medicina.

Atenção:
*O conteúdo do canal não substitui a consulta médica presencial.
*Busque ajuda médica em caso de necessidade.
*Não se automedique! Isso é prejudicial à sua saúde.

- Dr. Saulo Nardy Nader - CRM 146114
Reconhecido de acordo com a lei do CFM como Especialista em Neurologia
- Dra. Maria Fernanda Caliani - CRM 140770
Reconhecida de acordo com a lei do CFM como Especialista em Psiquiatria

Importante:

- Declaramos que não possuímos vínculo com nenhuma indústria farmacêutica.
- Respeitamos e seguimos as normativas e conduta ética proposta pelo CFM, pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Os vídeos não expressam a opinião pessoal e profissional do Dr. Saulo Nardy Nader ou da Dra. Maria Fernanda Caliani, todo conteúdo do nosso canal divulga informação médica baseada em evidência científica.

Saiba mais em:

Siga nos:

---
Realização:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quando eu sei que vou ter que sair de casa já começo passar mal

fatimaaparecidafrancisquet
Автор

O pior é ter medo de sair de casa por causa dos olhares das pessoas, se sentir mal, principalmente quando tem grupos de pessoas e você passa e parece que estão falando de você, ter medo de ir em uma praça com medo de algum homem vim atrás de você, ficar com medo de ir no mercado com medo do julgamento das pessoas.

greicioliveira
Автор

no final de 2016 comecei a ter crises de pânico constantes, o medo de ter uma nova crise a qualquer momento gerou uma síndrome do pânico e cada dia fui me tornando mais reclusa do mundo a meu redor. perdi amigos, perdi oportunidades (nao conseguia sair de casa pra entrevistas, aula da faculdade etc) e principalmente, me perdi de mim mesma. tiveram épocas que nem ap banheiro sozinha eu conseguia ir sem passar mal, tinha q tomar banho de porta aberta...e eu tonha vergonha de admitir isso pq achariam q eu era louca...com tudo isso quero dizer que hoje em dia me sinto MUITO melhor, nao digo 100%, mas uns 85% eu creio q melhorei. consigo sair, trabalhar, fazer caminhadas, sinto novamente que conseguiria morar sozinha sem grandes problemas... o que há mais ou menos um ano e pouco eu achava q nunca mais conseguiria :/ sinto que minha vida voltou a ser como era. isso tudo pra dizer pra vocês que hoje ta ruim, mas nao desistam não, uma hora as coisas melhoram e vc olha pra trás e vê o quão forte foi e quanto valeu a pena ter insistido numa melhora...espero q esse relato de esperança pra quem ta sofrendo tanto nesse momento, independente do que vcs acreditem, nunca percam a fé a esperança principalmente em vcs mesmos!!! beijo grande 😍😍

julianadefranca
Автор

Eu não saiu muito de casa, pq a interação com as pessoas me causa ansiedade, sou muito calado e tenho dificuldade de me expressar e fazer amizades

renatosillva
Автор

Não conseguia sair do quarto. Aí fui a porta de casa, depois fui até a esquina, depois fui a padaria, etc... Aos poucos deu resultado.

MATEUSGENTE
Автор

vim ver como me autoajudar. tenho 19 anos odeio sair de casa desde os 14. quando to na rua, passo muito mal e quando chego em casa, choro, por n me sentir normal.

angi_e.luvexo
Автор

Temos que nos 'forçar' aos poucos como você disse. Um passo de cada vez. Cada dia um pouquinho. A única forma de vencer um medo é encarar, gradualmente

mtn
Автор

Eu sofro dessa praga não consigo sair sozinha só saio com minha mãe.. isso ta acabando comigo fico muito dentro de casa também

vanessanascimento
Автор

Eu consigo sair de casa, mas só pra lugares específicos. Mas tem certos lugares que não consigo ir, tenho uma sensação forte de que algo desagradável vai acontecer, sempre acho que alguém vai falar algo que vai despertar em mim emoção ruim. Fico tremendo, gaguejando e com falta de ar. Hoje em dia vivo trancada.

raissachavesaguiar
Автор

Hoje eu deixei de estar com minha família por medo de sair de casa. O meu medo não existia antes, mas de uns tempos pra cá o convívio com algumas pessoas me fez desenvolver esse medo.

alissonferreira
Автор

Tive síndrome do pânico em 2015. Foi horrível, pois tinha medo de tudo e não saia de casa. Me tratei com antidepressivos e terapia. Hoje tenho uma vida normal. Ótimo vídeo. 😊🙌🙌

natureza
Автор

Eu sinto isso. Só que minha avó me obriga a sair, me ameaça, me ofende e envolve outras pessoas da família. Eu nunca falei isso com ninguém e nem nunca vou falar, mas é torturante ter que sair sentindo todo esse desconforto.

danielneves
Автор

Nunca me deixaram sair de casa, vim morar sozinha mas não consigo sair por trauma

Jessica-vquo
Автор

Eu não consigo sair de casa só não porque penso que foi passar mal mais já estou no tratamento estou lutando para vencer essa situação eu tenho muita fé em Deus 🙌 que foi vencer 🙌🙏

Marialuiza
Автор

Tenho ansiedade há anos, crises fortes q n consigo sair de casa, medo de morrer, passar mal na rua e ngm me ajudar, n saio sozinha, mais triste pra mim q agora tenho bebê de 3 meses, e n saio com ele sozinha de jeito nenhum, n tenho vida😭

claudeteoliveira
Автор

Tô me sentindo assim o tempo todo Procrastinando com tarefas diárias simples do dia a dia como ir no mercado etc...e quando vou fico muito mal, falta de ar, suor frio dor no corpo. Tenho depressão e ansiedade

ElianeRodrigues-kdgp
Автор

Adorava sair. Viajar e passear eram as coisas que eu mais gostava de fazer. Agora o dia-a-dia ficaram tensos. Uma rotina nova me fez ter pavor de sair de casa. Ir ao estágio e a faculdade diariamente tem se tornado um peso para mim. Chego em casa e tudo passa. Só que é bem complicado, pois saio de casa cedo e chego em casa a noite. Fico tenso e ansioso esse período todo. Só fico em paz aos finais de semana.

joaovitorjosedealmeida
Автор

Eu tenho vergonha, me sinto tão ridícula, até mesmo comprar roupa e vestir roupas "bonitas" me da vergonha, eu tenho vergonha de tudo e principalmente medo..

Amyluwul
Автор

Tenho 34 anos, e sempre tive uma vida normal. Sempre saí, sempre tive amigos, sempre fui para festas, baladas, reuniões de amigos, churrascos, resenhas, sempre viajei e nunca tive nenhum tipo de problema em estar longe de casa. Terça feira agora, dia 05/10/2021 tive um mal estar no trabalho, acredito que tenha sido um crise de pânico devido aos sintomas, fui socorrido ao pronto socorro, fiz diversos exames e não tinha nenhuma alteração. Desde então sair de casa tem sido uma tortura. Tenho que trabalhar, e quando acordo e lembro que pra ir trabalhar eu preciso sair de casa, meu coração já acelera, começo a tremer, fico enjoado, falta de ar, suor frio, pálido e com sensação de que vou desmaiar. Isso tem acabo comigo, com a minha vida. Me sinto doente e incapaz de continuar vivendo assim. Eu sempre fui uma pessoa normal, e do nada minha vida virou esse inferno, essa tortura diária. Estou tentando enfrentar o medo diariamente, mas é muito doloroso, a pressão psicológica é muito forte. Sei que preciso de ajuda, mas não sei onde encontrar. Do dia para a noite virei totalmente dependente dos meus pais. Me sinto um bebe chorão que não quer ir pra escola por medo de ter que deixar a mãe... Minha vida acabou!

rrapaci
Автор

Com essa mídia parece que tem um monstro lá fora. Realmente temos mesmo esse vírus, mais pra quem sofre com ansiedade só piorou .

vivianemelissa