Tudo sobre a Doença de Legg-Perthes

preview_player
Показать описание
Tudo sobre a Doença de Legg-Perthes

Você já ouviu falar sobre a Doença de Legg-Perthes, ou Legg-Perthes-Calvé? No vídeo de hoje falaremos a respeito dos sintomas, diagnósticos e tratamentos.

A Doença de Legg-Perthes ocorre, na maioria das vezes, em crianças, sendo mais presente em meninas dos 7 aos 8 anos. Essa doença é caracterizada pela diminuição de circulação sanguínea na cabeça femoral, uma estrutura
aproximadamente esférica que se situa súpero-medialmente e se projeta anteriormente do colo do fêmur. Essa ausência de circulação sanguínea causa a necrose avascular, que é a morte do tecido ósseo, o que pode gerar inúmeros problemas ao longo da vida.

Em grande parte dos casos, os sintomas afetam apenas uma perna e um lado do quadril, mas existem algumas crianças em que a doença pode se manifestar nos dois lados e, por isso, os sintomas podem aparecer em ambas as pernas, sendo denominada bilateral.

A persistência da Doença de Legg-Perthes, caracterizada por um fornecimento de sangue insuficiente para a parte superior da placa de crescimento do fêmur, pode causar sequelas complexas, afetando principalmente a vida adulta, uma vez que há a assimetria no quadril e, com esse fator acompanhado do impacto durante os anos, é possível o surgimento de artrose. Quanto mais precocemente houver um diagnóstico, mais fácil será evitar deformações ósseas e aumento do risco de outras doenças do quadril na vida adulta.

A Doença de Legg-Perthes pode se apresentar ao longo da vida de duas maneiras: pode aparecer com sintomas mais sutis e também com sintomas mais intensos. Juntamente às estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce oferece ao paciente uma chance maior de cura, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento da Doença de Legg-Perthes propriamente dita ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo.

Sobre o processo infeccioso no quadril:

Ficou com alguma dúvida a respeito da Doença de Legg-Perthes? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer responder a cada um de vocês.

00:00 Introdução
00:26 O que é a Doença de Legg-Perthes?
02:27 Processo da Doença de Legg-Perthes
04:00 Sintomas clínicos da Doença de Legg-Perthes
04:28 Diagnóstico da Doença de Legg-Perthes
05:14 Tratamento da Doença de Legg-Perthes
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Ficou com alguma dúvida?
Deixa aqui nos comentários 👇

dr.robertwagner
Автор

Olá, tive perthers aos 5 anos. Fiz um tratamento conservador (tratamento leve), fiquei um tempo com a perna imobilizada. A fisioterapia e acompanhamento médico me ajudaram muito. Hoje tenho 2, 5 cm de diferença de uma perna para outra, mas tenho uma vida saudável. ♥️ Obrigada pelo conteúdo. Quando criança eu não entendia o que estava acontecendo, hoje adulta consigo acessar o que ocorreu comigo com esse tipo de conteúdo.

vivosanayara
Автор

Descobri essa doença aos 5 anos. Tive dor e depois manquei. usei um aparelho dos 5 aos 7, fazendo com que eu andasse com as pernas abertas. Além disso, fizeram inserções de medula óssea, se eu não me engano. Era um tratamento experimental. Hoje tenho 38 anos, uma vida ativa, e amo corrida.

hassaninascimento
Автор

Assistindo o video hoje, meu filho foi diagnosticado ontem aos 3 anos. Obrigada pelo video.

janinedoria
Автор

Bom dia DR! Muito bom os vídeos sempre dando boas orientações ortopédicas por isso gosto de compartilhar com meus amigos ótimo ortopedista DR Robert! não tenho palavras pra agradecer só gratidão que Deus lhe da muita saúde pra a judar tantas pessoas que precisam de um excelente profissional como vc obrigado DR Robert 🙏🙏

luciaferreiragomeswinck
Автор

Tive essa doença aos 5 anos, sentia muita dor, depois passei a andar manca, minha coluna ficou torta . 6 anos depois da descoberta, passei por vários ortopedistas que diziam que n tinha jeito, até achar um que pegou meu caso. Meu fêmur já estava necrosado e fizeram uma raspagem e colocaram uns grampos. Fiquei com a cabeça do Fêmur achatada, sem andar tb por uns meses(andava com muletas após a cirurgia)e o médico pediu para q eu ficasse com as pernas afastadas, porém já tinha 11 anos e teimosa... Hj com 32 anos, fiquei com os joelhos valgos, graças a Deus não manco mais, tive uma diferença imperceptível, mas ainda sinto dores na coluna, joelho e quadril. Meu ortopedista disse que aos 40 anos, terei de usar uma proteção na cabeça do Fêmur.

vanhacorrea
Автор

DR. SEUS VIDIOS SAO TAO ESCLARESEDORES, ME AJUDOU MUITO NAS PRVAS DA FACULDADE🥰

RealJeffzin
Автор

tive a essa doença com 8 anos, fiz muitos tratamentos e 2 cirurgias, hoje em dia com 15 anos fiz uma cirurgia no joelho para tentar alinhar minhas duas pernas pois a esquerda(com o problema) ficou 2cm maior que a direita que não tinha nada, vivo uma vida normal, jogo futsal e faço de tudo, porém não tenho muita flexibilidade no quadril...😁

DavidMiguelTeixeira
Автор

Tive na infancia!! Nao tratei ; hoje com 38 anos a cabeca do meu femur é bem achatada...fiz exames esses dias de raio x....medico falou em protese . Mas nao falou nada dessa doenca eu mesmo pesquisei e minha mae ja tinha falado que fui dagnosticado crianca ( mas ela nao procunciava o nome certo)
Estou descobrindo hoje aqui
Sinto muita dor no joelho
Mais que no femur
Queria saber o porque

O medico falou que cartilagens entao ok

E meu glutue é menor que o outro
Onde tenho a doença
É normal?

Familiagalacticoegalactica
Автор

Boa noite Dr. Robert, meu nome é Weder, eu tenho essa doença, eu descobri aos meus 12 anos de idade. Hoje estou com 40 anos, eu sinto dores todos os dias, as dores estão insuportáveis, nem consigo dormir direito, quando era criança fiz todo tratamento, mais agora na minha fase adulta, os médicos falavam que não tinha muito o que fazer, só recomendava remédios, mais os remédios não faziam efeitos! eu acredito que no meu caso a cirurgia seria a única solução, eu não consigo dormir direito por causa das dores fortes! O que o senhor acha que devo fazer? Aguardo sua resposta .

wederferreira
Автор

Dr, minha filha foi diagnosticada, aos 3 anos. Estou buscando mais informações. No caso da idade, seria perthes ou Meyer? Obrigada pelo vídeo!

juliagaloarchanjo
Автор

Tive essa doença com 9 anos, muita dor e mancava tbm.. fiquei usando muleta 1 ano onteiro. Iria fazer cirurgia pra por placa no femur, mas tomei um suplemento da freedom aloe vera, meio caro.. mas a cartilagem se regenerou, tive alta e liberado para jogar bola até.

Hoje com 27 anos a dor voltou, não fiz exames, mas comecei a tomar colageno tipo 2 e comecei a sentir a diminuição considerável da dor. Vou voktar a tomar o suolemento da freedom, mas só tem na shopee e custa 200 reais, sendo necessário uns 3 por mês.

matheussantanna
Автор

Essa doença em casos mais avançado tem como aposentar?

ralinearaujo
Автор

Dr Robert Wagner um paciente com Legg-Perthes pode ser enquadrado como PNE - PESSOA NECESSIDADE ESPECIAL?

JOAOPAULOBernardo
Автор

Acredito que é genética pois meu pai teve quando criança na perna esquerda, e eu também tive exatamente do mesmo lado... Além de mim ele teve mais 5 filhas e nenhum teve nada do tipo, só eu único filho homem... Sofri muito, até hoje não encontrei um médico capacitado, é impressionante a limitação científica médica do Brasil. Queriam retirar a cabeça do meu fêmur pra por uma prótese de platina, graças a Deus no dia eu não quis ir. Quem me curou foi Deus, apesar de ter ficado 3 cm menor a perna. Eu mesmo que acabei descobrindo a doença pesquisando na Internet

eudansouza
Автор

Essa doença tem algo a ver com corticoides dr, predinisolona?

DaianyEvelin
Автор

Olá doutor meu filho teve nas duas cabeças femoral usou um aparelho (andando igual um robozinho)dos 2 anos de idades aí a 12 ano porém conseguiu recuperar um lado totalmente o outro 80 por cento porém quando ele anda muito ainda sente dor porém hj com 18 anos ele não conseguir um trabalho pq a maioria dos trabalhos tem que FC em pé e quando se fala que teve um probleminha na infância FC mais difícil ainda dele arrumar um emprego a minha pergunta é :
Devido a esses problemas de dores constantes quando se trabalha muito tempo em pé. Devido a esse problema ele não é considerado uma pessoa com deficiência física?

EuricoAlexandre-jg
Автор

Faz um ano que descobri que o meu filho tem a síndrome de Legg calve perthes e ele hoje estar com 6 anos tá na fase de remodelamento usado um aparelho de dupla abdução e fisioterapia de alongamentos do quadril passa pelo ortopedista a cada dois meses graças a Deus ele não sente mais

maricelianovais
Автор

Bom dia, minha filha foi diagnosticada a 9 meses. Mas a ortopedista pedriatrica que acompanha ela, disse que ela pode fazer tudo. Correr, brincar, nao deixou ela em repouso nem nada, so com fisioterapia, porem ela chora muito de dor, oque devo fazer?

chaiane
Автор

Eu tive esse problema Dr, e hoje tenho 30 anos e curei, vivo normalmente, porém de vez enquanto as vezes dói e tenho uma limitação no caso de abrir a perna. Pratico esportes e as vezes dói, tem risco de voltar?

arthuralcantara