SUPERDOTAÇÃO: COMO IDENTIFICAR AS ALTAS HABILIDADES EM CRIANÇAS | MACETES DE MÃE

preview_player
Показать описание
00:00 - Abertura
00:56 - Características das crianças com altas habilidades
03:41 - Como identificar uma criança com altas habilidades
07:25 - O que faz uma criança ser superdotada
08:20 - Dificuldades das crianças com altas habilidades
12:33 - Desafios dos pais de uma criança com altas habilidades

As crianças superdotadas possuem características únicas, como aprendizado rápido, memória excelente, pensamento crítico, curiosidade, habilidades de resolução de problemas, interesse profundo e sensibilidade. As habilidades podem ser identificadas por observação, testes de inteligência e avaliação de desempenho escolar. Embora tenham habilidades avançadas, as crianças superdotadas também podem enfrentar desafios emocionais e sociais, como isolamento social, dificuldade em lidar com o fracasso, sensibilidade emocional e dificuldade em lidar com a monotonia. Os pais de crianças superdotadas precisam fornecer um ambiente estimulante e lidar com expectativas elevadas. Identificar as crianças superdotadas deve ser feito por profissionais capacitados. O apoio e a compreensão dos pais, professores e profissionais de saúde mental são essenciais para ajudar as crianças superdotadas a superar esses desafios e desenvolver habilidades sociais e emocionais saudáveis.

Assista também:

#Maternidade #Gravidez #RecemNascido

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).

Produção:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Anotações do vídeo : Características: aprende mto rápido, mto curiosas, excelente memória, pensamento crítico, habilidade de resolução de problema, interesse profundo em áreas específicas, são crianças sensíveis. Identificação: observar alguma habilidade avançada em relação a outras crianças da mesma faixa etária. Teste de QI para medir a inteligência da criança, avaliar o desempenho escolar, se é acima da média. Geralmente são características herdadas, ambiente estimulador potencializa a alta habilidade. A criança pode ter dificuldade de socialização e interação devido a diferença de habilidade e interesses. Pode apresentar dificuldade em lidar com o próprio fracasso, pois pode apresentar dificuldade em alguma outra área. A sensibilidade emocional pode ser um desafio, pode sente com intensidade as emoções dela e de outras pessoas. Gostam de ser desafiadas. É muito importante o apoio e compreensão dos pais, professores, psicólogos. Ter cuidado com expectativas e cobranças sobre a criança.
Desafios dos pais: prover desafios estimulantes, encontrar recursos para satisfazer as necessidades e vontades dos filhos, apoio emocional TB é um desafio, adaptar educação TB é um desafio, equilibrar a dinâmica da família.

elianefatima
Автор

Eu fui "diagnosticada" como superdotada na primeira infância, mas eram os anos 90 e ninguém sabia muita coisa sobre esses tipos de diagnósticos, ainda mais em meninas. Recentemente, também recebi o diagnóstico de TEA, já na fase adulta. Eu não gostava da escola, mas sempre gostei de estudar. Vivia na biblioteca, amava ganhar livros, enciclopédias e ansiava por aprender em uma época sem internet. A escola não era um ambiente acolhedor, era barulhento, eu sempre fui diferente e sofria muito bullying. Algumas vezes, tive oportunidade de pular série ou ter entrado na faculdade mais cedo, mas minha família não aceitou essas antecipações. Não os culpo, pois eram épocas diferentes, mas é importante termos esse tipo de espaço para pais e futuro pais das crianças neurodivergentes de hoje.

samyrazaidan
Автор

Meu filho possui essas características.
Vou levá-lo no Psicólogo pra analisar.
Aprendeu a ler com 4 anos, coisa que hoje, não é tão comum (pelo menos em Pernambuco)
Ama carros, gosta de música.
Extremamente observador.
Presta atenção em tudo.
Fomos na casa de uma tia, e ele percebeu que o fogão dela é igual ao meu. Mas, ele falou que o dela estava faltando botões.
Sabe as bolsas dos coleguinhas da sala, em 1 semana, sabia o nome de todos.
Essa semana, fazendo uma atividade do livro, na pergunta mandava cobrir as ondas do mar que estavam embaixo do barco.
Detalhe: ele reclamou, porque na atividade tinha barco, mas era um navio.
Fez 5 anos dia 26 de fevereiro.
Precisei trocar ele de escola, pois não estava tendo interesse em fazer as atividades de casa e achei que ele precisava de estímulos diferentes.

Olhando para trás, percebi que eu era assim, quando criança.
Minha preferência, é pelas artes.
Amo artesanato, amo cantar e dançar.

reycekelly
Автор

Meu filho de 4 anos antes dos 2 ele comecou a falar o alfabeto, cores números, formas cores em português e inglês, agora com 4 anos ele gosta muito de assistir desenhos educativos, ainda não aprendeu a ler, mas ele acorda de madrugada fazendo contas de adição sabeva tabuada de multiplicação de 1 a 12, é obsecado por números. Sabe contar qualquer número em inglês. Nao sei se fico encantada ou preocupada, ainda nao tive condições de levá-lo a uma avaliação profissional. Ele é muito sociável mas tambem se irrita muito e é perfeccionista e metódico.

rutegomes
Автор

É mesmo muito desafiador ter um filho com AH/SD. Tudo muito intenso, emoções e comportamento disfuncionais. Mas muito amoroso tbm.

luoliveira
Автор

Altas habilidades: podem ser treinadas .

Superdotação é nata, hereditária e genética.

RondineyEnockBeckCampos
Автор

Me sinto sempre um passo atrás do meu filho. Ele aprende coisas sozinho quando vou ensinar ele já está desenrolando, ele tem só um ano. Está exigindo muito da mãe dele e de mim muitas horas de atividades com qualidade e muita atenção. Mas amamos 😂😂😂

jardimdomeio
Автор

Meu filho antes dos 2 anos (20 meses) começou a falar o ABC e o som de cada letra, contar até 20, formas, cores. Agora este está com mais de 2 anos (quase 3) e sabe ler, contar até 100, sabe as notas musicais e reconhece elas quando alguém toca, ele aprende muito rápido, mas muito rápido mesmo. De uma forma que temos que mostrar coisas novas ou ele fica entediado. Agora ele está começado a fazer adições.

angelicamartinoficial
Автор

Minha bebe desde que nasceu parece ter altas habilidades, hj está com 8 meses. Começou a rolar com 3, sentar com 4, engatinhar com 5, com 7 ficava de pé segurando as coisas, agora ja solta uma ou as duas mãos quando fica em pé. Extremamente hiperativa, fuça tudo, não para quieta, quando falo partes do corpo como orelha as vezes ela põe a mão. Adora animais e reconhece alguns por nome tipo gato, cachorro. Está começando a tentar imitar o que falamos, dá tchau, acha objetivos escondidos debaixo de pano, coloca e tira objetos de potes, não toma mamadeira desde os 5 meses, só copo, quer segurar todos os alimentos com a mão, senta e engatinha dormindo, sono rem intenso, extremamente agitado, já acorda mil grau, sentando na cama e bagunçando. Extremamente alegre, curiosa, já faz que não com a cabeça quando não quer algo e é bem emocional, até pra chamar atenção dela as vezes ela fica sentida. Tem horas que me assusto com o desenvolvimento dela. O desafio é ter tempo e energia pra ela e conseguir cuidar de outras coisas, fico meio perdida em saber qual estimulo dar pq ja dei a maioria que é recomendado pra idade e parece já não funcionar mais, como se ela precisasse de mais. Ela é um chiclete comigo, até pra fazer xixi sozinha é difícil pra mim.
Obs: sempre fiz estimulação precoce, ensinando cores, frases e partes do corpo desde recém nascido. Com 3 meses eu cantava pra ela e ela acompanhava o ritmo da música e falava angu e balbuciava, no final dos 4 parou, tipo uma regressão na fala, mas agora com 7 meses voltou aos poucos. Ela nasceu abaixo do peso pra idade gestacional e apgar grau 1 (asfixia grave por cordão umbilical) e fizeram aspiração nela. Logo após ela começou a olhar tudo em volta e a se virar para prestar atenção no ambiente e nas pessoas em volta e meu marido gravou o video. Tem tamanho e jeito de criança de mais de um ano, usa roupa tamanho 1 e 2, meu mini avatar rs.

carolinaga
Автор

Parabéns pela advertência a respeito da cobrança excessiva sobre uma criança AH/SD. Passei por isso na minha infância, e o fato de não ter sido identificado evidentemente trouxe consequências. Apenas há 6 meses tomei conhecimento da minha própria superdotação, por conta da identificação do meu filho, e a luta agora é para que ele possa se desenvolver da melhor forma possível, sem pressão ou cobrança, nem dele mesmo.

chiappim
Автор

A minha filha eu desconfio que ela é uma geniazinha! Sei que ela consegue desconfigurar o computador e fala uma coisa e já tem memória fotográfica melhor que a minha!

rafaelabertolini
Автор

Perfeito seu vídeo. Parabéns e obrigado!

jamersonsampaio
Автор

Meu filho foi diagnosticado com altas habilidades, e vc relatando as características, vejo ele. A sociabilidade é complicada, pois ele é perfeccionista demais.
Muiro difícil

MatheusLemosCarvalho
Автор

Excelente explanação 👏 Mas, vale lembrar que QI alto( quociente de inteligência) nem sempre significa altas habilidades.

merienediniz
Автор

Minha filha tem 1 ano e 9 meses ela já sabe contar até 50, e aprende tudo muito rápido e lembra das coisas que eu nem lembro mais. Não sei se isso é coisa de criança msm, porém ela falou com 6 meses as primeiras palavras.

luana
Автор

O meu tem 3 anos e 9 meses, desde dos 2 ja sabia todo alfabeto, a memória dele é excele, melhor que a minha e de muitos adultos por ai, ele sabe todas as letras, e agora aprendendo a sequência do alfabeto, em menos de uma semana ja aprendeu a metade, e é extremamente observador, e tudo ele comenta, minha sogra tinha armário branco, pintou de azul, ele foi na casa dela e ja comentou voce pintou de azul, que bonito kkkk
Repara em tudo tudo hoje mesmo, mamãe voce colocou maquiagem, joga jogo da memória com mais de 30 peças igual adulto, ahh e dominó também
E engraçado pq ele está em investigação de autismo, pois ele tem dificuldades na interação com colegas da idade, ja adultos, ate oi, tchau ele da...ele não aceita perder, tem seletividade alimentar, problemas sensoriais, mas ele acabou de fazer uma avaliação neuropsicológica, aguardando a devolutiva!

lilianefsantos
Автор

Meu filho a média dele foi mto alta, esse bimestre passado, os professores me chamaram conversar agora após as provas do 2B..rs

rosioliveira
Автор

Minha filha com 2 anos ja sabia escrever as letras e falar o abc hoje tem 4 anos o vocabulário dela e avançado, fala super bem, fala palavras inglês aprende as coisas muito Rápido, aprende letras de música em 2 dias, da conselhos para os amiguinhos, e muito curiosa, pergunta muito, quer sempre saber das coisas, e muito perfeccionista, tem espírito de liderança. Quero saber se ela e super dotada?
Detalhe :ela me corrige muito Quando eu falo errado 😂
Ontem ela perguntou pro pai dele .oque era concurso publico 😮😅😅
Quando eu repito as palavras ela se irrita e fala mãe você ja falou isso 3 vezes.
Ela percebe tudo ao Redor desde muito pequena.ela ama coisas desafiadora, ela pinta super bem desde seus 2 anos, Escreve com as duas mãos. Ela gosta muito de conversar
Sabe mexer no computador, gosta de aprender pra ensinar outras crianças.

jaquelopes
Автор

Nem toda criança agitada tem altas habilidades, meu filho é, e parecia um adulto, não era agitado, era calmo e sempre foi sensível e de opinião. Mas cuidado pais, nossos filhos são apenas crianças e não coloque esse peso sobre a criança, treine ele com frustrações e com dificuldades da vida, isso gera auto defes. Ter um um filho com altas habilidades, não é pra ser o centro das atenções, Isso não significa tornar uma criança um rei ou príncipe, logo isso gera a síndrome do imperador.

rosanerede
Автор

O NAAH/S é o lugar adequado para fazer essa investigação e desenvolver a criança em sua Alta habilidade.

reginabenevides