Engenheiro de Produção assina ART?

preview_player
Показать описание
Você já se perguntou se um Engenheiro de Produção assina alguma ART? Ou se assina, que tipo de ART podemos assinar?

Neste vídeo eu respondo este questionamento e trato sobre a questão das atribuições técnicas e legais de engenharia.

Informação e conhecimento para Estudantes e Profissionais da Engenharia de Produção.

Inscreva-se no canal para ter acesso a mais conteúdo como este e ative as notificações para o YouTube sempre avisar quando tiver conteúdo novo.

Conheça também as outras redes sociais do canal Engenheiro de Produção
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Boa tarde, esse vídeo é bastante realista, porém preciso dar minha opinião e o mais válido é o que tenho de respostas doS CREAS: Tenho 45 anos, sou Engenheiro de Produção, além de Tecnólogo em Construção Civil e MBA em Gestão de Empreendimentos, carreira baseada em construção civil, inclusive fiz civil até o terceiro ano e migrei para Produção, pois sempre atuei na área de gestão e gerenciamento de obras e manutenção, e percebia a deficiência da especialidade civil na área de gestão e vi algo mais gerencial na Produção, por isso me formei nela. Algumas questões respondidas pelos CREAS (plural, pois o entendimento é diferente entre estados): Engenheiro de Produção pode ser responsavel por instalação e manutenção de sistemas de prevenção a incendio (D. Plen. 90/2016), atividades referentes aos porta pallets, pode se responsabilizar (NBR 15524), Avaliação referentes às linhas de produção (NBR 14653) pode também, gestão da manutenção de uma industria pode (lembrando que manutenção de máquinas é o mecanico, manutenção de cabine é eletricista). Resumindo, depende o que o engenheiro deseja, claro que muita atividade não será emitida ART, por exemplo CEP, ninguém emite art "apenas" disso, porém, como gestor da qualidade sim, todo o sistema de gestão da qualidade pode exigir uma art, aí o Engenheiro de Produção pode atuar. Espero ter ajudado.

marciodc
Автор

Parabéns Nelson, primeira vez que alguém explica este assunto de uma forma mais clara. Hoje em dia já existe um respeito muito maior com todos nós Engenheiros de Produção, por parte de todos os outros colegas de profissão de todas as modalidades de Engenharia.

niltonmalaquias
Автор

Acho q o engenheiro de produção poderia ter um concelho próprio igual os arquitetos.... Atribuir ART para indústrias e tal obrigando assinaturas e presenças de om E.P

felipeaf
Автор

Excelente esclarecimento sobre as atribuições do sistema CREA com a Engenharia de Produção, bem detalhado. Parabéns pela intenção em realizar um belo trabalho!

diegoafonsodacosta
Автор

Vídeo muito esclarecedor! Desde já agradeço!

Eu acho que a engenharia de produção é sem dúvida uma das áreas maís interessantes e dinâmicas no que se refere amplitude de atuação. Por isso mesmo que ocorre dúvidas como essas. Agora em questão geral eu acredito que essa "liberdade" em se especializar em determinar área, elétrica de produtos, construção civil para a criação de estruturas e ambientes industriais e entre outros, é de importância extrema tanto para sua colocação no mercado (disputa de Vagas e serviços) como a menor dependência do engenheiro de produção a outros profissionais mais especializados, por exemplo em uma metalúrgica, onde seja produzido parafusos ou outra manufatura qualquer. E também não menos importante, a contínua valorização da engenharia de produção na sociedade de forma geral.

esausilva
Автор

Prezado, eu já comentei sobre isso em outra postagem sua, segundo o parágrafo 2 do art. 7 da 1073/16, somente será permitida a extensão de atribuições do mesmo grupo (Câmara) profissional, quando em nível de pós graduação lato sensu, técnico, ou cadeiras universitárias. Se um EP quer executar algo da civil, ou se gradua ou realiza um stricto sensu (mestrado e doutorado). E na minha opinião é aí que nos EPs estamos mais uma vez tomando um "passa moleque" do sistema CREA, pois o que mais se vê por aí são pós lato senso (mais acessível e mais rápido) em engenharia de produção, mas não se vê pós em engenharia mecânica. Então um engenheiro mecânico se especializa em EP é sai por aí assinando projetos de layout, oferecendo além da arquitetura do projeto soluções em equipamentos... Pra mim o CONFEA CREA deveria criar uma câmara especializada para engenharia de produção e deixar ela livre de entraves da 1073 para melhor se adaptar às necessidades de cada profissional. Acho melhor você fimrisar isso em um outro vídeo para poder por a limpo essa questão é não induzir futuros egressos a erro. Abraço.

vinisilva
Автор

Parabéns Nelson por esmiuçar estas dúvidas tão recorrentes! Deus lhe abençoe!!

andersonalmeida
Автор

Olá time, lisonjeado de ser mencionado no vídeo, vivencio isso todos os dias na nossa área. Trazer uma disruptiva sobre o assunto é sempre bom. Estudamos tanto né? Enfim, o vídeo está bem elucidado sobre o nosso papel seja lá em qual área for. Vamos pra cima fazer nosso melhor sempre dentro das nossas capacidades de conhecimento...

benneteixeira
Автор

Nelson, parabéns pelo canal, soube do mesmo através de uma notícia no Linkedin. Vai com tudo!

eronmiguel
Автор

Obrigada por responder a pergunta Eng° Nelson. Foi de grande valia! Vídeo muito completo. Forte abraço, parabéns e sucesso!

chaenedematos
Автор

Esse canal e muito bom continua nos prestigiando e teagradecemos por isso

moisescassianodebarros
Автор

Muito bem explicado .
Salve Goiás 122 dias sem chuvas.

BrasilGyn
Автор

Finalmente achei um vídeo que tirou minha duvida, sobre responsabilidade técnica de engenheiro especifico para uma área que não seja a área de formação.

jeisoncarlos
Автор

Parabens pelo video.
Estou me formando Eng. Produção e sinceramente sem nenhuma convicção, o fato de sair da faculdade sem uma "area" de estudo bem definida me assusta um pouco. São tantas matérias distintas .

Vanderson.p
Автор

você tem que divulgar melhor o canal, para ajudar os Engenheiro de produção sou recém formado e não tenho nem ideia para onde seguir

andre
Автор

Discussão de muita qualidade! Muito bom!

marcoprezotto
Автор

Afinal para eu saber o que posso ou não assinar eu devo procurar o crea da minha região? E lá uma pessoa vai dizer se posso ou não assinar? Muito subjetivo, se esse alguém não for com minha cara então ele pode dizer que não? E fica por isso mesmo? Outra coisa, pós graduação é levado em consideração para assinar um projeto?

maiklove
Автор

Tenho receio de que um engenheiro de produção sempre possa perder o espaço para um engenheiro de uma área especifica. Um empresa do ramo quimico, daria preferencia para o eng. quimico, civil para eng. civil, alimentos para eng. alimentos, mecanica em geral para eng. mecanico. Essa é a dúvida que tenho antes de começar o curso.

Mroggg
Автор

Você falou na possibilidade de agregar disciplinas de outras engenharias durante a graduação em EP (hidráulica, elétrica, etc). Como isso poderia ser feito se o profissional já é formado e gostaria de projetar e assinar projetos dessas disciplinas?

eerfxat
Автор

Muito legal! Peguei todas as matérias de desenhos mecânicos e estou cursando produção, se um eng mecânico me der um projeto 2d eu posso projetar e assinar 3d?

joayssena