Quem pode assinar Estruturas Metálicas? Explicação definitiva.

preview_player
Показать описание

Afinal, quais categorias de engenharia são autorizadas pelos CREAs a assinar estruturas metálicas? Engenheiros Civis podem? Engenheiros Mecânicos podem? Engenheiros de Produção podem? Assista ao vídeo e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

⭐ Conheça meu treinamento completo ⭐

Projetos e Consultorias, entrar em contato pelo WhatsApp 12 98212 3908

REDES SOCIAIS

⭐Outros Cursos que Eu Recomendo Para Engenheiros⭐

Cursos Para Profissionais de Campo

Copyright © Calculista de Aço. Qualquer reprodução ou distribuição ilegal do conteúdo de qualquer forma resultará em ação imediata contra a pessoa em questão.

Autor principal e fundador: Eng. Felipe Jacob

DIVULGAÇÃO: Alguns dos links aqui são links afiliados. Isso significa que posso ganhar uma comissão sem custo adicional se você clicar e fizer uma compra. Essas comissões me ajudam a criar vídeos valiosos gratuitos como esses.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá, também tinha muitas dúvidas sobre isso, a pesquisa é extremamente importante, mas também da resultados interpretativos. Então busquei o CREA/RJ que é quem bate o martelo junto do CONFEA, pelo canal de atendimento com a pergunta:

O Engenheiro Mecânico pode ser responsável por projetos e dimensionamento de estruturas metálicas, ou essa atribuição cabe ao Engenheiro Civil, podendo o Engenheiro Mecânico agrega-la com uma especialização?

A resposta foi:

"Somente o Eng. Civil poderá executar tal atividade. Quanto a uma especialização para agregar na sua graduação de Eng. Mecânica, é necessário que dê entrada para análise da Câmara Especializada. Não tem como confirmar se conseguirá."

Bom, estrutura metálica é uma atribuição do Engenheiro Civil, podendo o Engenheiro Mecânico agrega-la com uma especialização, mediante a análise da câmara especializada.

Não perguntei sobre as demais formações...

Consultei o CONFEA Também, se tiver retorno coloco aqui...

marlonmiranda
Автор

Vou dar minha opinião como engenheiro e professor de engenharia: todas estas atribuições, conflitantes ou não, esbarram em uma questão básica: como medir a competencia do engenheiro para atuar em uma determinada atividade? Vejo todos os semestres engenheiros e tecnologos saindo em fornadas das universidades com qualidade sofrivel de formação, e sendo jogados no mercado, com um registro no CREA garantido e baseado apenas no seu diploma. Vejo também pós graduações de qualidade questionável formando especialistas, mestres e doutores. Acho perigosa a habilitação de um profissional baseado apenas no título. Creio que deveria haver uma forma de avaliar a capacidade básica do profissional quando ele vai entrar no mercado para so então lhe garantir a habilitação. Sim, faltam engenheiros, mas principalmente engenheiros de qualidade no País. Sobram profissionais mal preparados para prostituir nossa profissão, aceitando qualquer cargo de “analista” ou coisa parecida, por necessidade, e depois atuando porcamente em atividades de engenharia sendo remunerados muito abaixo do valor que um engenheiro de fato deveria ser.

Vinivelbr
Автор

Perfeita a sua colocação em relação as atualizações das leis brasileiras! Principalmente em relação as atribuições dos profissionais pós-graduados.

eng.brunolima
Автор

O engenheiro civil se responsabiliza pela estrutura metálica mas não pelos processos mecânicos envolvidos na estrutura.. como um cordão de solda..

thiagomoura
Автор

Excelente explicação!
Só informando, na grade curricular da engenharia civil, consta a disciplina "Estruturas Metálicas e Madeiras". Dando embasamento básico de dimensionamento dessas estruturas.

CaioLiottiengenharia
Автор

Amigo, o vídeo apesar de ter sido feito em 2017, esqueceu de mencionar que já em 2016 a resolução 1073/16 já autoriza especialistas lato sensu a assinar projetos. Muito engenheiros de produção tem agora (mediante pós graduação) a possibilidade de ampliar o escopo de suas atividades!!!

vinisilva
Автор

Atribuições devem vir do conhecimento( grades curriculares), em princípio, não de prerrogativas corporativas editadas por orgãos profissionais.Titulação profissional são hoje vendidas em qualquer esquinas nestas faculdades de fundo de quintal que surgem por aí.

pedrocampos
Автор

Algumas coisas eu não entendo. Por exemplo; quando um engenheiro mecânico projeta uma estrutura metálica, como fica a parte da fundação da estrutura, sendo que o engenheiro mecânico não tem conhecimento de solo e concreto? Espero não estar ofendendo nenhum engenheiro mecânico. É só uma pergunta de um estudante iniciante.

braizo
Автор

No próprio sistema do CREA quando se vai emitir a ART tem a possibilidade de pôr "Estrutura Metalica" e "aço " .

sergiobff
Автор

Sou engenheiro de produção (pleno) e estou no oitavo semestre de engenharia civil. Sobre a resolução 235/75, eu entendo que procedimentos de fabricação industrial, métodos e sequenciamento da produção e ao produto industrializado não contempla de forma alguma especificações técnicas do produto, tal como as especificações técnicas de uma estrutura metálica (produto industrial). A resolução deixa claro as atribuições procedimentos de fabricação, métodos e sequenciamento, não o projeto técnico do produto, isso depende da indústria (se for indústria química, engenheiro químico, etc...). O engenheiro de produção pode colaborar (ser responsável) com a concepção do produto (alto nível do desenvolvimento de produto), assim como se relaciona o arquiteto e o engenheiro civil, o primeiro com a concepção e último com análise estrutural.

joao.engenharia
Автор

Pós-Gradução pode sim dar novas atribuições, desde que o curso seja autorizado pelos órgãos competentes e que contenha os temas
referentes as atividades solicitadas.

diegoosoriodossantos
Автор

Só faltou dos engenheiros porque no curso tem disciplinas civis e mecânicas também.... mas acredito pelas normas do crea é possível eles assinarem sim... agora os técnologos infelizmente acredito que não... são pouquissímas disciplinas ou quase nenhuma relacionadas as disciplinas civis... muito bom o vídeo... recomendo todo mundo ver...

gabrielfabrizio
Автор

Professor, o tema é muito interessante, acho complicado tratar como uma "Explicação Definitiva" visto que falta análise mais aprofundada, principalmente pela falta da observação de novas resoluções do Confea. Sugiro a leitura da Resolução 1073/2016 do Confea e PL 2315/2019 do Confea.

diegoosoriodossantos
Автор

Estruturas metálicas sob a ótica legal, super interessante, muito bom!

candidodiniz
Автор

Show de bola.
Pena que sou Eng. de produção ênfase em Mecânica.
Encontrei seu canal pois estou trabalhando com estruturas metálicas e estava em busca de algumas orientações. Aliás bons vídeos.

demetriusbsantos
Автор

Opa, parabéns, pesquisa com base. Uma dúvida: engenheiro mecânico pode assinar projetos navais e aeronáuticos? Assim como você citou no vídeo, o CREA é contraditório, visto que navios e aviões são máquinas, ou seja, pertencem ao âmbito mecânico.

raelschweitzer
Автор

Arquitetos também estão habilitados. No entanto, como já escreveram aqui nos comentários e consta no vídeo, dependerá da grade curricular do curso. No meu caso, pretendo me formar em arquitetura e fazer especialização em estruturas metálicas.

barbaradetarso
Автор

Uma Estrutura Metálica, não necessariamente, é uma EDIFICAÇÃO.

No que se refere a FABRICAÇÃO, em 99% dos casos o ENGENHEIRO CIVIL NÃO DEVE TER ATRIBUIÇÃO, já que não tem matriz curricular para tal.

Legal o tema colocado. Parabéns.

diegoosoriodossantos
Автор

Algum conselho para engenheiro mecânico formado, mas que nunca atuou na área, de algum curso para fazer para poder assinar projetos de estruturas metálicas?

Ronaldo
Автор

Eu sair de engenharia de produção mecânica por essas resoluções confusas.. Ja sou tecnico estou concluindo eng mecanica

JalysonEngMec