MARX defende a intervenção do ESTADO no mercado? EP #2

preview_player
Показать описание
Nesse episódio desconstruímos a tese de que o socialismo marxista defende a intervenção do Estado na economia. Ou mais precisamente, a ideia amplamente difundida nos dias de hoje de que o socialismo seria o controle paulatino e gradual do Estado sobre o conjunto da economia de mercado. Daí as teses malucas de países como Suécia e Noruega (ou Brasil e Venezuela) seriam socialistas, bem como a ideia de que a primeira fase do socialismo, para Marx, estaria em vigor uma economia de mercado "capitalismo cru".

Nesse vídeo mostramos que tanto a tese liberal do equilíbrio necessário entre oferta e demanda no mercado (Lei de Say) quanto a tese de Thomas Malthus (e Keynes) da superprodução (desequilíbrio entre oferta e demanda) são alvo da crítica aguda de Marx.

A crítica aos sistemas liberais e intervencionistas estatais estão presentes em TODOS os manuscritos sobre crítica da economia política, bem como em textos diretamente políticos. Citado nesse Vídeo:
MARX, K. Crítica ao Programa de Gotha, Boitempo Editorial, 2012. pag.40

Livros em que Marx refuta o sistema protecionista (desenvolvimentista) de Friedrich List:
MARX, K. Crítica da Economia Nacional (Textos inéditos – 1845). Lisboa: Ulmeiro, 1976.
MARX, K. Crítica do nacionalismo econômico. 1ª ed. Lisboa: Antígona, 2009.

_______________________________________________________________________________
SEJA MEMBRO e apoie o canal. Botão ADERIR acima ou:

Vídeo sobre ser membro do canal:
_______________________________________________________________________________
Siga as páginas do canal Orientação Marxista nas Redes Sociais

_______________________________________________________________________________
Leia o blog Teoria e Revolução:
_______________________________________________________________________________
O livro do autor desse canal (Marx e a História: das particularidades nacionais à universalidade da revolução socialista ) pode ser adquirido nos seguintes endereços:

#Marx #IntervençãoEstatal #Estado
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pela clareza e pelo didatismo, sou da área jurídica e estou conseguindo pela primeira vez compreender a economia capitalista, obrigada pela iniciativa!

cristianegv
Автор

Camisa do Cruzeiro com faixa do Estudiantes parece sacanagem de atleticano

pedrocorrea
Автор

Cara um pedido, não deixe de fazer esses vídeos, são estritamente necessários.

etudomaisalemdemim
Автор

Fala Gustavo, vc poderia fazer um video sobre o comunismo de guerra, o capitalismo de Estado, a NEP, a economia planificada e os planos quinquenais da URSS?

jailsonramos
Автор

Cara, inacreditável como as coisas chegam distorcidas até nos! Vídeo muito necessário esse hein Gustavo, parabéns. Vou reassistir mais vezes

hstrystdy
Автор

Destruir não apenas a economia baseada no mercado, mas também o Estado . Criar as condições histórico-materiais para a superação positiva de ambos, pra ser mais preciso.

isacoliveira
Автор

É por isso que sempre falo: Estudiantes para não passar vergonha

agrista
Автор

Mas ao destruir um estado baseado numa economia de mercado qual economia seria a substituta no estado até sua total extinção... Merece um vídeo!

Fabiowsousa
Автор

Parabéns pela sua iniciativa Gustavo, muito bom esses vídeos que está criando e divulgando, acompanharei e tentarei aprender cada vez mais toda essa teoria, força e boa sorte no seu projeto.

luizricardomiranda
Автор

O que tem de stalinista precisando ver esse vídeo...

isacoliveira
Автор

Parabéns, Gustavo! Eu que cresci em meio à demonização do marxismo, mas com leituras, bons professores, uma boa dose de sorte e você passo a admirá-lo.

jabezN
Автор

Boa tarde, Gustavo. Sou filiado ao PSOL e admirador do PSTU. Por gentileza, se possível, faça um vídeo falando das diferenças ideológicas entre os pensadores e lideres dos dois partidos.

basiliomonteirofilho
Автор

excelente, esse conteúdo tem que ser amplamente divulgado. Sou ex aluno da Ana. Abraços!

luizuber
Автор

Eu sou liberal e curti especificamente esse video
Não pela ideia de marx
Mas sim pela explicação
As pessoas realmente deturpam marx, assim como deturpam Ayn Rand, minha filosofa favorito
Deveria se ler as coisas, para assim falar sobre elas

guilhermelucio
Автор

Ótimo video, Gustavo gostaria de saber como adquirir os dois livros portugueses aqui no Brasil.

thiagodasilvabraga
Автор

Duas coisas importantes, o Cruzeiro é segunda divisão e o vídeo é muito bom parabéns!!

ecledisonnascimento
Автор

Vc podia botar uma bibliografia dos textos e livros citados, na descrição do video. O texto q o Marx critica o lassale é o "critica do programa de gotha ", que vc citou no video?

joseantonioabrahaocastille
Автор

Mano Marx é revolucionário e os cara fala que ele foi refutado Vídeo muito bom mano

bryanrichardpereira
Автор

Vc poderia contar sua trajetória. Como se tornou Marxista? Qual sua formação?

pedroaguiar
Автор

Achei um tanto imprecisa sua apreciação de Keynes. O Estado em Keynes, na Economia Monetária de Produção, onde domina a incerteza, tem um papel especial, dada sua condição especial de capacidade de gastar e enxergar os mercados, o que o permite atuar sobre, o que para Keynes é a variável fundamental dos Ciclos Econômicos que é o Investimento, atenuando os Ciclos de modo a terem menor amplitude e intensidade do que teriam na ausência da atuação estatal, e dada menor capacidade de gasto dos agentes privados individuais e sua percepção de risco particular ante os ganhos esperados, o Estado consegue por meio do Fundo Público, permanentemente refinanciável, realizar investimentos que o setor privado por si não desenvolveria, de modo que pelo Princípio da Demanda Efetiva, a atuação estatal pode gerar um nível de produto maior a curto prazo e consequentemente de riqueza a longo prazo, do que seria na ausência da atuação estatal. Não é simplesmente uma cobertura de uma gap de demanda a cada ciclo produtivo.

thallismacedo