Mario Sergio Cortella - Por que Paulo Freire é tão odiado?

preview_player
Показать описание
Paulo Freire foi um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. O educador e filósofo pernambucano é considerado o patrono da educação brasileira e recebeu prêmios e horarias no Brasil e em todos os cantos do planeta. Entretanto, especialmente nos últimos anos, seu nome tem sido contestado e acusado por parte da população e grupos políticos. Aí vem a pergunta - por que um intelectual com tanto reconhecimento é, ao mesmo tempo, tão atacado?

Participação no programa da TV Cultura com Leão Serva, jornalista e professor, e Sergio Haddad, professor, pesquisador e ativista social. A íntegra da conversa está disponível no link abaixo:

SIGA OS CANAIS OFICIAIS DO PROFESSOR CORTELLA NAS OUTRAS REDES SOCIAIS:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Os baixos índices alcançados por nossos alunos internacionalmente indicam que algo não funciona com esse método. Fui professor e sei que passar aluno somente pela presença em sala, mas sem rendimento, só leva ao fracasso. Ser professor facilitador, conivente com a falta de conhecimento, bonzinho com aqueles que não se esforçam por aprender só traz baixo rendimento para o aluno.

antoniomatos
Автор

Sou professora ...e de umas décadas pra cá, não consigo entender qual método faria a educação brasileira avançar , o q vemos hj, são salas superlotadas, crianças sendo conduzidas a um processo de progressão continuada, em SP a coisa patina ...então somos obrigados a engolir erros, falhas, métodos que nao tira a educação da marcha ré...

elisabetecastro
Автор

"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor"

cibelesouza
Автор

Sou fã do Cortella. Uma pessoa que consegue trazer a filosofia para as massas de maneira leve e palatável, sem deixar de ser reflexiva. No caso de Paulo Freire, não concordo com o professor Cortella quando o chama de democrata, pois o mesmo defendia ditaduras de esquerda em nome da revolução. Nenhuma ditadura é boa, nem de direita, nem de esquerda. Também não concordo que Paulo Freire mereça ser patrono da educação brasileira. Conhecemos a árvore pelos frutos (aqui dispenso explicação sobre como estamos em relação a esse campo no nosso país). Sempre vai existir alguém que diga que "as ideia de Paulo Freire foram mal compreendidas", assim como falam de Marx. O comunismo nunca deu certo em lugar nenhum, mas há quem diga que "dessa vez vai". Nesse ponto, prefito o pragmatismo. Mais do que discussão filosófica, quero resultados palpáveis. O lindo da filosofia, é que podemos viajar na construção de ideias, não necessariamente concordar com os pares e ainda assim sermos enriquecidos com as discussões. Grande abraço ao professor Cortella. Continuo seu fã, apesar de não concordar contigo às vezes.

daysonhenricksalvinopereir
Автор

Pelos frutos conhecereis a árvore. Simples assim.

Veigacardoso
Автор

Fiz mestrado no Canadá. Minha área de interesse era Justiça Restaurativa. Nas duas grandes Universidades de Vancouver onde estudei. University of British Columbia e Simon Fraser University ouvi e li citações elogiosas do trabalho de Paulo Freire. Não sou esquerdista. Mas reconheço que o homem era realmente um pensador profundo sem deixar de tirar os pés na vida real.

brunoosmarverginidefreitas
Автор

Meu professor de filosofia contou uma história que até hoje eu me lembro: ele tinha uma colega que era pedagoga, ela abriu uma escola aqui São Luís-Ma para crianças carentes usando o método freiriano, a escola não deu muito certo e não conseguiu ajudar as crianças, o meu professor em paralelo fez também uma escola para crianças carentes, só que sem o método do Paulo freire, e deu bastante certo só que acabou por falta de verba. As vezes as pessoas romantizam muito o Freire mas acaba que a teoria dele não dialoga com a realidade (principalmente Brasileira).

luizfelipemartins
Автор

Contra fatos não há argumentos, olha a que ponto chegou a educação no Brasil

marcioarruda
Автор

Quando a Erundina era prefeita em São Paulo, este senhor era secretário da educação e contribuiu muito para o aluno ser aprovado sem fazer prova, bastava ter 75% de presença na sala de aula. Porque Endeusar quem contribuiu para uma criança sair do ginásio sem saber tabuáda e mal saber escrever seu nome.

brazcampanha
Автор

Sou professora a 27 anos na periferia de SP e conheço as diversas dificuldades da população carente. Lendo alguns comentários, percebo que são doutores e mestres que vivem na realidade da minoria do povo brasileiro, ou seja, vivem a teoria da educação. Não conhecem a realidade da MAIORIA da população, não conhecem a PRÁTICA que Paulo Freire cita que viveu nos anos de chumbo do militarismo com o povo humilde. O professor que leciona na periferia das grandes cidades brasileiras vive mais próximo a realidade que viveu Paulo Freire, por isso a identificação. Sugiro que esses doutores e mestres na educação dê aulas nas periferia e com certeza vcs vão entender a importância de Paulo Freire . Vivam a PRÁTICA de lecionar com todas as adversidades das periferias.

m.r.
Автор

Digo com tranquilidade que as aulas que mais me acrescentaram e marcaram eram, justamente, as dos professores que seguiam a filosofia dele

graziellyribeiro
Автор

Na minha opinião muitos comentários são de pessoas que não entenderam uma só palavra que foi dita pelo professor.
Se baseavam apenas no título
O problema não está em ser da esquerda ou direita!
O problema é querer que exista só um lado.
Reclame menos
Pense mais
Existe pessoas boas dos dois lados
E pessoas ruins dos dois lados
E você escolhe se vai ser bom ou ruim

ademiroliveiraborges
Автор

Sobre a educação ter dois lados, é uma estratégia usa para dividir a instituição e assim enfraquecer. É mais fácil manipular indivíduos confusos.

adateixeira
Автор

Por que esses países ao redor do mundo que lhe renderam tantas honrarias não adotaram seus princípios de educação?

Eng_Simoes
Автор

Li os livros de Paulo Freire na faculdade. Paralelo ao curso q fazia me matriculei na Pedagogia. Amei estudar os conteúdos do curso. Fiz concurso público e passei. Durante 30 anos trabalhei como Orientadora Educacional. Amava o que fazia. Paulo Freire sempre me inspirou nesses anos trabalhados em uma escola de ensino fundamental. Educacao como prática para a liberdade foi e sempre será meu maior ideal.

rosemarantunes
Автор

Estou ajudando meu esposo a ter uma conquista que é se formar em Logística e não entendi que em certa disciplina ele é orientado a ouvir Ludmila e Ivete Sangalo, o nível das Universidades caiu muito realmente, hoje em dia temos que absorver o que realmente achamos que será bom para nós tem coisas q não acrescentam em nada.

liduartecoelhojacob
Автор

Quando se parte da premissa de que "educação tem lado", tem-se como conclusão que não se trata de educar, mas doutrinar. Educar é tornar as pessoas capazes de fazer suas escolhas. Não deve ter lado e nem alijar ninguém do processo.

sandras.
Автор

O que aprendi sendo professor é que batemos no peito dizendo que o ensino público é o melhor, mas insistimos que nossos filhos estudem em escolas particulares, pois somos hipócritas e sabemos que o ensino público é pior do que se imagina.

pauloezequiasbrands
Автор

Paulufrere ungrande hirói du Brasil, aprindi a ceruma peçoua intelijenti grassas au profeçor Paulufrere !

TheWanderley
Автор

Penso que muitos que citam seu nome são também causadores deste problema. Conto um exemplo, na época que eu ainda estava no Mestrado. Uma professora Doutora, de um importante núcleo de pesquisa dava sua palestra sobre Paulo Freire no departamento de Administração em que estudei. Achei interessante citar que na minha monografia na época da faculdade, fiz um trabalho relacionando a obra "Extensão ou comunicação?" com alguns aspectos relacionados a Gestão Empresarial. Nem concluí a minha fala e já fui cortado pela professora palestrante sendo execrado com plena soberba e falta de educação. Atitude totalmente "antifreireana", concluo eu no pouco que conheço da sua obra. Segundo ela eu me apropriei da belíssima ideia de Paulo Freire em algo totalmente absurdo. Eu sequer tive meios de concluir minha fala e explicar meu trabalho. Logo após a referida professora deu uma segunda palestra falando sobre Chê Guevara e a Administração Pública.

mrronaldopadula