MARX: anti-intervencionista e anti liberal EP #15

preview_player
Показать описание
Neste vídeo mostramos como Marx se afasta tanto das abordagens de tipo keynesiano que defendem a intervenção do Estado na economia para evitar as crises econômicas, como aquelas liberais, assentadas na Lei de Say que postula um equilíbrio automático entre produção e consumo.

Indicamos as bases malthusianas e, assim, conservadoras do keynesianismo.

Livros em que Marx refuta o sistema protecionista (desenvolvimentista) de Friedrich List:
MARX, K. Crítica da Economia Nacional (Textos inéditos – 1845). Lisboa: Ulmeiro, 1976.
MARX, K. Crítica do nacionalismo econômico. 1ª ed. Lisboa: Antígona, 2009.

Ver ainda o livro do autor do canal (Marx e a História: das particularidades nacionais à universalidade da revolução socialista).
Pode ser adquirido no seguinte endereço:

#MarxAntiLiberal #MarxAntiIntervencionista
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Seus vídeos são bons como os episódios do Provocações do Abujamra, tomara que consiga mais público

kairamh
Автор

Gustavo, seus vídeos tornam cada vez mais claro para mim, pontos obscuros do marxismo. Cujas dificuldades de enxergar se davam por desvios interpretativos e ignorância pessoal. Vá em frente! Assisto seus vídeos, em seguida consulto suas informações. Uma atividade tão útil quanto prazerosa.

jabezN
Автор

Olá, Gustavo. Adoro seu canal, acompanho tooodoos os vídeos e, atualmente, estou estudando O capital com auxílio dos seus vídeos. Uma sugestão de vídeo: fale sobre istván mészáros; fale sobre a new left inglesa(E.P Thompson, Eric Hobsbawm, Perry Anderson) e do debate entre Althusser e E.P Thompson. Abraço

marcosrodrigues
Автор

A cada vídeo entendo mais esse negócio q me parecía incompreensível! Muito obrigado 😁

filipenobre
Автор

Desfazendo confusões, excelente contribuição Gustavo!

lorranneves
Автор

Parabéns fera, melhor do que receita de bolo da mídia e da própria universidade

caiorocha
Автор

Assistindo vários vídeos e acompanhando a leitura do Capital. Obrigado pela seriedade e paixão na exposição do conteúdo. Adorei a faixa ao fundo do cenário para avisar quem quiser comentar. Deve ter tanta gente comentando besteira aqui que vc fez questão de avisar: Estudi antes!!!

jotadale
Автор

Tenho deficiências no tema financeirização dentro do capitalismo, você tem ou pretende escrever artigos/ fazer vídeos sobre isso?

jonassantos
Автор

Gostaria muito de saber onde achar esse livro Crítica do nacionalismo econômico

antoniotavares
Автор

BELO VIDEO !! DE ONDE É A SUA CAMISA ??

NeedsTheWorld
Автор

Os malucos de PT e PSOL pedindo mais ESTADO é delirante e sensacional! Ótimos temas.

MateusCABJFrota
Автор

Nossa, n havia entendido isso. Gustavo, uma duvida surge. Como seria a implantaçao do socialismo entao ? Me refiro aos primeiros passos econômicos. Socializaçao do lucro ?

marcoantonioreis
Автор

O que você acha dessa ideia? => Salvar o capitalismo com mais ou menos Estado eram ideias que Marx rechaçava porque pra ele não da pra salvar o capitalismo de suas contradições. Acho que circunstanciar a crítica nesses termos eh mais preciso, pq na transição ele admite elementos de um e outro tipo. Essa ressalva eh importante pra não reduzir a revolução/transição a uma noção vazia. Qual sua opinião com relação a essa formulação?

virtusoroca
Автор

Gustavo, teus vídeos fazem parte da minha mudança de orientação política. Inicialmente sempre fui nacional-desenvolvimentista e brizolista. Agora posso dizer que enxergo Marx com outros olhos.

Tenho uma pergunta: haveria a possibilidade de termos uma sociedade híbrida, ontem temos alguns meios de produção "coletivisados" (ex: saúde, alimentação, transporte...) e outros regidos pelo mercado (ex: artigos de vestuário, celulares, videogames....)? Existe algum pensador da atualidade que busca esta forma de sociedade?

Um abraço!

floose
Автор

Muito bom... pode fazer um vídeo sobre o maoísmo e o socialismo com características chinesas e o porquê dessa transição ser demorada?

andre
Автор

Boa Gustavo. Cheirinho de ontonegstividade...

victorsalomao
Автор

Acho que esse é o erro mais comum nas "críticas" a Marx: achar que ele era apenas anti-liberal e que o intervencionismo era OK. Foda. Toda vez que eu vejo um dito marxista que não é adepto do estatuto revolucionário da obra de Marx pra mim é como ver um "ateu" neopentecostal. Um quadrado redondo seria menos paradoxal.

gabrielmachado
Автор

Ta mas eae Gustavo? Qual é a base econômica? Qual é a forma de produção socialista? Que fazer?

eduardokoetz
Автор

Camarada, fiquei com dúvida em uma questão: a superprodução para os keynesianos é necessária ou inevitável? A dúvida reside se para o capitalismo funcionar é preciso que que haja a superprodução ou ela apenas acontece de forma inevitável.

hugomarinfumagali
Автор

Marx anti-intervencionista e anti liberal é o verdadeiro centro isentão
Parabéns pelo vídeo e pela didática, é essencial termos canais que tratem sobre teoria marxista revolucionária ocupando espaço no bizarro reacionarismo do YouTube

WhatTheHellHaveIdone