Porque é que os portugueses não estão a comprar carros novos? | Auto Rádio EP. 67

preview_player
Показать описание

🎧 Disponível no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
--

Segue a Razão Automóvel nas redes sociais
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pq os particulares estão sem dinheiro para a estupidez de preços dos carros novos

tnttnt
Автор

Qualquer chaço facilmente custa 50 mil euros. E numa época de transição tecnológica ainda menos vontade de ter ainda mais desvalorização.

brunomadeira
Автор

A questão é, será que preciso mesmo de um carro novo quando posso andar no "velho" que me leva a qualquer lado sem me deixar mal e com ar condicionado, não tenho preocupações que me estraguem a chapa, e ainda posso investir o dinheiro que ia gastar no carro num bem que valorize?

Quem é financeiramente responsável não compra carro novo. Simples

DaM.
Автор

Pensem lá um bocadinho... Rendas altíssimas, a maioria não compra mercedes..e ultimamente a qualidade foi pelo cano com manutenções em modelos novos exorbitantes e vários componentes que são exclusivos das marcas

alf
Автор

Já tive poder de compra para adquirir um carro novo. Hoje em dia, nem um desses usados de rent a car, com 1 ou 2 anos.

jomaoliveira
Автор

Andei recentemente a ver preços de carros entre os 20k e 25k. Fiz uma seleção e por curiosidade fui ver os mesmo carros mas no site espanhol da mesma marca. Carro igual e todas a versões e motorizações cerca de 3k mais baratas lá. Depois pensas no salário médio espanhol que é de certeza maior que o pt. Rapidamente chegas à conclusão que lá ganham mais e têm os mesmos carro milhares de euros mais baratos. Depois ouves este podcast e não me admira nada que apenas 20% de pt compre novo. Nao será o único factor mas de certeza que é um dos mais relevantes

guinass
Автор

O problema está nos impostos aqui em Portugal e só mamões 😵‍💫

ricardopereira
Автор

- Salários na sua maioria miseráveis.
- Impostos elevados.
Juntando a isto, temos o facto de um carro ser uma despesa, e se for comprado novo, é uma das formas mais rápidas de desperdício de dinheiro e desvalorização.
O que me espanta, é como é que ainda se vende carros novos neste País.

Doitforthekicks
Автор

É a primeira vez que vejo um podcast deste site, que desconheci, e achei-o muito interessante, sendo este um tema sobre o qual procurava informação há muito.
Infelizmente a informação fornecida tem várias lacunas grandes, mas ainda assim é muito útil.

pintosa
Автор

Não há dinheiro! Hoje só há campanhas para empresas.

domingosmartins
Автор

Toda a gente se preocupa com a desvalorização, sempre foi assim e sempre assim será.
O pior negócio é os carros 🚘 acordem malta,
Invista em terrenos e casas.
E bem aja a todos

belmirooliveira
Автор

Na minha opinião é muito injusto o estado dar benefícios para empresas, todos sabemos as vantagens, mas o estado deveria tentar equilibrar as ajudas para particulares. Não faz sentido nos veículos eléctricos o estado ajudar com os tais 6000€ mais recuperação do IVA etc...os números não enganam😂

Carlosmartinhox
Автор

Em 4 anos os preços das casas e arrendamentos, dobraram de preço, alimentação está caríssima, o dinheiro mal chega ao fim do mês, a maioria dos portugueses tão falidos e cheios de dividas aos bancos, como querem que comprem carros novos ? O que eu vejo é pessoal a vender carros mais recentes e a voltar aos carros de antes de 2007, para pagar pouco de IUC!

PauloSilva-jmhu
Автор

Só o ISV implica um acréscimo enorme ao preço do carro, especialmente carros com mais de 2L. E depois o IVA altíssimo que é aplicado por cima.
As empresas com os incentivos fiscais, papam os eletricos todos.

jc
Автор

Mais um assunto pertinente abordado pela R.A.
Ando há vários anos a afirmar que os baixos salários e impistosxelevados sobre o rendimento, impostos sobre o automóvel, a ausência de T.P. equilibrada e a falta de políticas comerciais verdadeiramente competitivas.
Há muita vaidada no automóvel, mas a maioria é pobre e actualmente está esmagada financeiramente e os automóveis mais acessíveis desapareceram por via das políticas ambientais.

zulmirop
Автор

Salários baixos, impostos, taxas e taxinhas, aumento galopante do preço médio dos carros, fruto da tentativa da indústria automóvel aumentar os seus lucros (a fim de dar os dividendos aos seus investidores), carros elétricos que têm a problemática de incêndio, baixa autonomia e elevada desvalorização, carros híbridos cuja manutenção é elevada, carros a diesel que têm uma panóplia de estruturas anexas a fim de combater a poluição (adblue, FAP, etc), que acabam por afetar a fiabilidade do automóvel, marcas que lançaram motores que são verdadeiramente atrozes (1.0 ecoboost da ford, 1.2 puretech da stellantis e 1.5 HDi da mesma companhia, assim como os primeiros TCe da Renault). Carros novos que viram a qualidade interior descer a olhos vistos (grupo VAG, novos Mini). Os únicos automóveis em que se pode confiar, neste momento, são os nipónicos, mas esses estão fora de alcance da maioria dos portugueses (um yaris custa agora mais de 20 mil euros!). Há 10 anos atrás o preço médio de um categoria B ficava entre os 12-15 mil euros, atualmente até a Dacia já ultrapassa esses valores. Outra problemática: a nossa economia está estagnada desde 2000, são 24 anos sem melhorias ao nível de condições de vida (bem pelo contrário). Há falta de casas, a alimentação está cara e, como é óbvio, ter um novo carro tornou-se supérfluo.

thejecs
Автор

Estive na China em trabalho e foi impressionante. O mercado opera mais de 100 marcas diferentes. Muitas delas operam o segmento premium a preços de segmento de primeira linha de entrada. Preços absurdamente baixos. É só uma questão de tempo até essas marcas decidirem internacionalizar. O mercado nos próximos 10 anos vai mudar muito e as marcas chinesas vão dominar

FNDMA
Автор

Os carros novos, para além de serem cada vez mais caros tem manutenções absurdas.
Os impostos também são cada vez mais absurdos.
Um carro velho com pouca electronica tem uma manutenção muito barata, para além de avariar menos.
Isto quando está cada vez mais difícil colocar comida na mesa, deixa pouca margem para pensar em brinquedos...

olaole
Автор

Dinheiro é a questão geral... qualquer carro decente familiar custa a volta de 50.000 euros.

A manutenção é cada vez mais cara, praticamente dependente das oficinas da marca pois com cada vez mais tecnologia é preciso equipamentos mais especializados, assim como conhecimentos. Fora que depois são os gastos duplos no que toca a combustivel... um hibrido gasta gasolina e electricidade... se for a diesel é gasóleo e adblue...

Fora que em carros mais novos se algo avaria é uma peça inteira nova, não dá para ir a um intermaché e comprar uma lampada e trocar.

Veja-se o seguinte exemplo... o meu carro actual de 2010 a gasóleo sem FAP de origem, novo custou-me 25.000 euros, paguei-o durante 9 anos, hoje em dia um carro semelhante facilmente é quase o dobro do preço, tanto de aquisição como de manutenção como de combustivel, pois para além do gasóleo ainda ia levar Adblue.

Aliás ainda é admirável pagar um imposto duplo ( IVA+ISV ) quando em 2010 se falou em abolir o mesmo, tendo sido a ACP na altura a mexer para acabar com isso.

Sensivelmente metade do preço de um carro novo são impostos.

Por isso pergunto... compensa em que comprar carro novo? Luzes led pode-se fazer retrofit, assim como rádios android... o resto das tralhisses não fazem falta.

Outra coisa que a meu ver não faz sentido algum... o IUC de 2007 para a frente, quanto mais novo o carro mais paga... enquanto os velhinhos pagam uma ninharia...

Um Seat Ibiza todo arrebentado paga para ai 30 euros, um carro mais moderno com filtro de particulas e adblue leva com 180 euros quase.

RazudMezeghis
Автор

Eu tenho um Opel Corsa 2016 1.2 comprado usado com vidros traseiros a manivela !!!

rnaguas