Mercedes L-312 torpedo - história do primeiro caminhão Mercedes do Brasil

preview_player
Показать описание
O caminhão Mercedes Benz L-312, conhecido como Torpedo, foi o primeiro da marca fabricado no Brasil, a história do L312 começou logo no início da década de 50, a marca Mercedes-Benz, foi a primeira fabricante estrangeira a se comprometer com o governo brasileiro no sentido da nacionalização dos seus produtos. Em 1951, ainda na gestão de Getúlio Vargas, já começava a montar no Rio e em São Paulo veículos da marca, importados parcialmente desmontados, o chamado regime SKD. Eram modelos alemães a diesel de cabine recuada, como o L5500, e 6600. Em outubro de 1953, foi fundada a Mercedes-Benz do Brasil S.A. e imediatamente iniciada a construção da sua fábrica própria, na cidade de São Bernardo do Campo (SP).
O sucesso da marca e seus produtos já se iniciava, sua história iria se cruzar com a SOFUNGE - Sociedade Técnica de Fundição Gerais, onde seria fundido em 1955 o primeiro bloco de motor da américa latina, destinado aos caminhões MB, mais tarde a SOFUNGE seria comprada pela marca.
A planta da mercedes em SB campo foi inaugurada em 28 de setembro de 1956, era o modelos L-312 o primeiro caminhão da mercedes fabricado no Brasil, na cerimônia estava presente o então presidente JK. O motor de fabricação nacional, era o OM-312, de 6 cilindros em linha, 4,6 litros (4580cm3) e injeção indireta, que utilizava pré-câmara, gerava 27kgfm de torque e 100cv, o cambio era manual de 5 marchas.
A grande aposta da empresa era o motor a diesel, numa época em que menos de 2% dos caminhões que circulavam no Brasil usavam esse combustível, a pré-câmara de combustão, proporcionava melhor queima do combustível, reduzindo emissão de fumaça negra.
O primeiro caminhão montado no Brasil com motorização diesel, embora com componentes importados, foi o FNM 7300 em 1949, más estima-se que foram montados apenas 200 unidades.
O L-312 tinha primeiro motor diesel de fabricação nacional, era o primeiro caminhão brasileiro equipado com motorização diesel da Mercedes-Benz, o primeiro de maior sucesso do país, o marca investia em marketing e variados slogans, “O que é bom já nasce Diesel”, seguiria na geração dos clássicos 1111 da década seguinte.
Com capacidade para entre 5 e 6 t, o 312 era oferecido em versão L, caminhão rígido, LK, chassis curto para basculante, e LS cavalo mecânico.
Dois anos depois, em 1958, de forma transitória surgiam também os primeiros chassis mercedes brasileiros para ônibus, eram duas opções para encarroçamento: uma sem cabine, apenas com capô e para-lamas, que foi a principal matriz de fabricação das lotações que dominaram a cena urbana das maiores cidades brasileiras das décadas de 50 e 60, e o chassi de ônibus com motor dianteiro LP-312, com posto de direção avançado e suspensão traseira redimensionada.
O caminhão, ganhou o apelido de torpedo, que o acompanharia para sempre, a explicação para este apelido, era o formato do cofre do motor ser fino e comprido, lembrando um artefato bélico, era um tipo construtivo bastante comum na indústria europeia e americana, os primeiros FNM haviam utilizariam o projeto Italiano Isotta Fraschine de cabine avançada, que era comum também nas outras grandes marcas como Volvo e Scania, e muitos americanos como Ford, GM, Mack, international.
O “Torpedo” L-312 ganhou fama de ser valente no trabalho e proporcionar ótimo valor de revenda, destinado aos mais variados seguimentos do transporte de cargas nacional, começava a demostrar qualidade dos chassis e motores mercedes, ao contrário de alguns diesel importados da época que tinham fama de problemáticos.
Com a fabricação do primeiro motor a diesel totalmente nacional, a MB introduziu e sedimentou a utilização desse combustível como mais eficiente e rentável para o transporte de cargas e de passageiros, a época era de petróleo mais barato, daí a utilização de muitos motores V8 a gasolina desde carros até caminhões, porém, além de ser uma vitoriosa entrada da marca do mercado brasileiro, faria muita diferença anos depois na época da crise do petróleo.
Em 1958, a mercedes preparava a chegada de mais um modelo, também de origem alemã, que seria lançado na linha 1959, era a nova série LP-321, com nova cabine avançada e motor OM321 de 5,1 litros e 110cv, seguido pelo pesado LP-331, com motor de 10,8 l e 165 cv.
Os 312 torpedo que restaram rodando ainda hoje, na maioria tiveram o antigo motor trocado pelo 352 do 1113, assim como relação de diferencial que era curta. O L-312 não teria o mesmo sucesso do 1111 e 1113, os mercedes antigos mais conhecidos atualmente. Como foi fabricado pouco tempo, não é um caminhão muito comum, principalmente tendo se passado mais de 60 anos da época de sua produção, más sua história não será esquecida.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Foi nessa época em que apaixonei pela marca, era criança e tinha oito anos quando conheci esse medelo 312, ficava curioso quando ele parado de vez em quando ele soltava uma vazão de ar como se estivesse espirrando, isso foi no ano 62 quando tinha meus 8 anos, e até hoje contínuo gostando não só os caminhões como os ônibus 0321, na qual fui trabalhar numa empresa de ônibus que só tinha Mercedes.❤️❤️❤️👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍

antoniodesouzasouza
Автор

São bonitos os torpedinhos, e, muito valentes pelo tamanho deles!!!!

doutordelmar
Автор

O barulho do motor Mercedes remete à minha infância e adolescência... Tempos magníficos...

theofanesoliveira
Автор

Meu nome é Fábio.
Eu tive um L312.1957..foi o meu primeiro caminhão adquirido em 1997. Foi uns dos primeiros caminhão a Diesel que chegou na cidade de Ribeirão Pires. Na época. E eu fui o segundo dono desse caminhão..tenho muita história com esse caminhão. Até hoje sou apaixonado por esse modelo.

fabioaparecidoemilia
Автор

Que belo camião Mercedes Benz.
O meu Pai teve esse belo camião Mercedes Benz 1924 fabricado na Alemanha e foi para cidade de Malanje Angola no ano de 1971 🇵🇹🇧🇷🇦🇴🇵🇹🇧🇷🇦🇴🎈

victorluz
Автор

Lembro muito bem, eu tinha uns dez anos, quando meu pai comprou um desses M.Benz, acho foi em 1958. Moravá-mos em Tabuleiro do Norte e a compra foi na cidade de Mossoró, a cor era azul. Lembro que a gente sentava no para-choque e ficava sentindo a vibração do motor que era sentida principalmente ao segurar nas balizas em cada extremidade do para-choque.

franciscoednardo
Автор

Mercedes-Benz sempre será à estrela da estrada, no brasil ou em qualquer parte do mundo.

josedelmarmattos
Автор

Show amei a hestoria da Mercedes pois só fã dos caminhões as caçambas e os ônibus e os cavalinhos fim só fã da marca pra mim é a melhor. 😉👍👏👏👏👏👏

anderson
Автор

Mercedes Benz, a melhor opção em qualquer caminho.
Nesta estrela eu confio.

luiscarlosbellaver
Автор

Primeiro.
Torpedo azul .
Que bela história, mais uma . Valor aos pioneirismo

dionatasmanoelino
Автор

Esse Grande Caminhão esteve presente e participou da Construção de Brasília.

MarcusVinicius-bnyo
Автор

Eu conheço um cara que tem um destes. Preto e verde com motor 1113. Maior charme!

fabriciootero
Автор

Desde criança era apaixonado por caminhões, esse video mostrando a historia desse caminhão antigo é otima, parabéns pela postagem

cavaleirosolitariocavaleir
Автор

Que saudade me deu trabalhei com um 1111 em 1976 tinha câmbio seco, era preciso aquecer para a primeira partida que c coisa né meu amigo abraço a todos por aí.

didimoco
Автор

Muito bacana a história automotiva nacional, história que ajudou o pais crescer e ser o que conhecemos hoje, e a Mercedes Bens faz parte desta história e merece história quatro vezes.

FranciscoCosta-togi
Автор

Cara, mas que viagem maravilhosa eu fiz agora! Caminhões lindos que me remeteram a lindas histórias.

gilmarramos
Автор

Esse vídeo é um verdadeiro presente há todos nós que Adoramos os caminhões MBB

GBS
Автор

Primeiro motor que eu montei na minha profissão de mecânico, foi o OM 321 da Mercedes que equipava os tratores CBT.

jmmendonca
Автор

Torpedo é show, muito bom ver alguns rodando ainda!

jonatantorres
Автор

Aqui tem um desses tudo bem original, e bem guardado.

massaofukahori