CARRO ELÉTRICO NÃO VAI TER TERCEIRO DONO? Vai dar errado? Cesar Urnhani está certo? Ninguém quer?

preview_player
Показать описание
Uma dúvida comum de quem está pensando em comprar um carro elétrico é sobre a dificuldade de revenda. É uma tecnologia nova, ainda carece de infraestrutura para atender todos os usuários, e o mercado de usado tem sofrido com a alta desvalorização desses veículos.
Mas esse cenário é bem comum para produtos com tecnologia nova, com o tempo alguns deles passam a ser melhores aceitos, outros não. Mas o que define o futuro na revenda de um carro elétrico? Será que não vai ter mercado para vender o seu carro elétrico usado? Ninguém vai querer um carro elétrico com mais de 5 anos de uso?
A resposta para essas dúvidas não é simples e eu acho que não temos como prever o futuro ainda. Nesse vídeo eu vou comentar a declaração do Cesar Urnhani, um piloto, apresentador e influenciador muito conceituado no meio automotivo, em que ele diz que o carro elétrico até terá um segundo dono, mas terceiro não. Será verdade?
Para reforçar o meu ponto de vista vou falar sobre o que eu já vi de carros elétricos com muitos anos de uso (alguns com mais de 10 anos rodando), falar sobre a duração da bateria, fazer uma previsão sobre o que vai dar problema nos carros elétricos daqui algum tempo e muito mais! São experiências reais que eu vi e vou misturar com o conhecimento adquirido em outras áreas para fazer uma previsão sobre o futuro do carro elétrico no Brasil e no mundo.
A idéia aqui é mostrar um ponto de vista diferente sobre a tecnologia atual dos carros elétricos. Assista e tire suas próprias conclusões!

👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO! ⬇️
✅ MELHOR Central Multimidia para CARRO ANTIGO - 1 din com ANDROID e APPLE sem fio! 🏎️
✅️ Piloto automático, acelerador de pedal e anti furto em um único aparelho!!! 🏎️
✅Central Multimidia OCTACORE PRO UNIVERSAL Navpro - A MELHOR DE TODAS! 🏎️
✅️Caixa Amplificada Subwoofer Ativo NAKAMICHI Slim 100wrms (MELHOR QUE JBL)🏎️
✅Central Multimídia Portátil 7 pol com Carplay / Android Auto sem fio NAVPRO🏎️
✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎️
✅️Carregador de Celular por Indução com imã Essager🏎️

PARCEIROS:
Olho no Carro - Cupom de desconto: OPINIAOSINCERA
PneuStore - Cupom de desconto: OPSINCERA
SBK Store - Cupom de desconto: OPSINCERA10
Virgola - Cupom de desconto: OPINIAO20
Autoland Câmbios Automáticos
Klaue Corretora de Seguros
Carro Favorito
Tuio Car Detail
Grupo IESA
Grupo CarHouse

Torne-se Membro e tenha acesso a conteúdos exclusivos:

Nos siga:

Entre em contato:

#opiniaosincera #carroeletrico #polemica
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

👍 Produtos INDICADOS POR NÓS para o seu CARRO! ⬇
✅ MELHOR Central Multimidia para CARRO ANTIGO - 1 din com ANDROID e APPLE sem fio! 🏎
✅ Piloto automático, acelerador de pedal e anti furto em um único aparelho!!! 🏎
✅Central Multimidia OCTACORE PRO UNIVERSAL Navpro - A MELHOR DE TODAS! 🏎
✅Caixa Amplificada Subwoofer Ativo NAKAMICHI Slim 100wrms (MELHOR QUE JBL)🏎
✅Central Multimídia Portátil 7 pol com Carplay / Android Auto sem fio NAVPRO🏎
✅Cabo de dados Baseus USB C para aparelhos Android🏎
✅Carregador de Celular por Indução com imã Essager🏎

Автор

Sou engenheiro eletrônico, 30 anos de carreira. Trabalhei com sistemas eletrônicos dos mais variados, industrial (acionamentos, fornos inducão e até robos) transporte (trens), hospitalares (apoio a vida). Todos estes equipamentos tem componentes eletrônicos criticos, como temperatura, vibracão, e todos eles atendem normas militares. A carcaça destes componentes são ceramicas e metalicas e não plasticas como das TVs e outros eletrônicos de consumo. Tambem tenho experiencia com baterias, inclusive acompanhando certificações de baterias no Centro de Tecnologia ligado a UNICAMP, onde as baterias da Tesla estavam sendo certificadas. Bateria é sim um ponto critico, e vale a pena assistir a entrevista do Sergio Habib sobre carros elétricos, presidente da JAC motors.

mrolima
Автор

“Obsolencia” realmente não existe, o correto é “Obsolescência” mesmo… muito bom o vídeo!

giansgomes
Автор

Nada melhor do que o tempo para responder as todos !!

bragarocha
Автор

Sou caminhoneiro tive dois caminhões um 1113 ano 77 e um 1313, ano 81 os dois estão trabalhando até hoje, se eles fossem elétricos com certeza já seria descartados.

ozielsaulo
Автор

O problema não é só a durabilidade da bateria, é o risco de explosão, risco do aumento da energia elétrica, demora no abastecimento quando se esta com pressa, etc...

marcobastos
Автор

Oi Felipe, eu sempre acompanho os vídeos do canal e acho que dessa vez eu preciso adicionar meus dois centavos neste assunto. Eu sou designer de produtos e o assunto de Obsolescência Programada sempre foi pauta da minha formação desde o dia 1 da minha trajetória estudantil.

Alguns pontos que precisam ser destacados:
1º: O César Urnhani nunca foi um amante da eletrificação dos automóveis, o que faz com que eu ouça o que ele tem a dizer com muito cuidado. É normal as pessoas serem resistentes à mudança, ainda mais quando o objeto que está em mutação é algo que nos é caro.

2º: A Obsolescência Programada existe, mas em pouquíssimos casos ela é planejada. Explico melhor: ele cita os smartphones como exemplo. O que acontece é que os softwares/apps vão ficando cada vez mais robustos, complexos e demandam mais do hardware. O hardware não estraga assim tão fácil, mas ele acaba ficando aquém do que os desenvolvedores desenharam para seus programas. Ninguém na Apple ou na Samsung deu uma risada maléfica e disse: "Vamos projetar um telefone que não dure 1 ano para o trouxa ter que comprar outro". Estamos vivendo em uma era onde é rápido e fácil desenvolver novas funcionalidades que demandam mais e mais de elementos físicos.

3º: Nos carros elétricos ocorre o problema da saúde da bateria (que assim como nos smartphones) é algo que determina se você topa comprar um usado ou partir para um novo), e a autonomia que aquela geração de baterias lhe permite rodar. Muitas pessoas não topam comprar (ainda) um elétrico novo (ou usado) por receio de gastar grana num carro que tem uma tecnologia de baterias limitada frente à um modelo mais novo (e mais barato). O desenvolvimento e evolução das baterias está 100x mais rápido neste quesito se comparado à desenvolvimento e evolução da eficiência energética dos motores à combustão. Se lá atrás, no começo do século XX, você estivesse para comprar um Ford T, mas visse que a cada ano a taxa de km/l dos motores mais novos dobrasse, você correria para comprar um carro ou esperaria pelo melhor negócio (um carro que rodasse mais, gastando menos combustível e mais potente)?!

4º: A indústria automobilística está investindo pesado em modelos de negócios que tratam desta bateria quando ela não tiver uso para alimentar um carro elétrico. Seja para reciclá-la quase a 100%, seja para destiná-la para outros usos (alimentação elétrica residencial, por exemplo). O grande lance é: ainda não temos volume de baterias obsoletas o suficiente para que esses negócios ganhem escala e sejam conhecidos pelo grande público.

5º: A quantidade de influenciadores do meio automotivo que abraçam suas paixões e não deixam claro ao espectador o que é opinião e o que é fato dificulta a conversa. Muita gente não curte o carro elétrico, tudo bem, não é esse o problema. O problema é não deixar claro para que assiste aquele conteúdo o que é "achismo" do que é realidade.


Bom, o comentário ficou gigante, mas problemas complexos demandam discussões (e comentários, rs) complexos também.

necrodarco
Автор

TO SÓ ESPERANDO SAIR O VÍDEO: VENDI MEU CARRO

RandolphoAPCJr
Автор

Cesar é monstro! A obsolescência tecnológica, ou obsolescência de função, como também é conhecida, ocorre quando um produto, mesmo funcionando e cumprindo a função para a qual foi projetado, é substituído por um novo modelo, com tecnologia mais avançada, que acaba desempenhando com mais eficiência as necessidades do consumidor

rodrigodossantos
Автор

Nos EUA já tem locadora de veículo vendendo estoque elétrico e comprando a combustão novamente. O tempo de recarga impossibilita a existência de vários carros desses nas estradas.
Manutenção menor mas super cara, por mais simples que seja.

brunovinicius
Автор

Apenas acrescentando (mesmo pq adoro carro e adoro avião). Redundância em aviação é a "sobra" de sistemas, ou seja, fabrica-se sistemas ou estruturas sempre mais do que o necessário, para caso se falhe, haja backup de sobra pra tocar a operação.

eletrokarma
Автор

Olá, Felipe! Gostei do vídeo. Fui o segundo dono de um Toyota Prius por 8 anos, comprei com 2 anos de uso, e já está no terceiro dono desde o ano passado. Eu mesmo fiz a troca de 4 módulos de bateria e o carro estava rodando muito bem quando vendi. Perdi o medo dos elétricos assim, e hoje tenho um elétrico.

eraniere
Автор

Vamos colocar motor ap nele, vai ficar top. Ele é bonito.

rodrigoschinniger
Автор

Acredito que a maioria das pessoas polemiza em cima do assunto sem necessidade, na mjinha visão é mais simples: Se vc vai andar MUITO ou fazer Uber e não pretende fazer longas viagens para outras cidades, vai sem medo nos elétricos, pois em 5 anos de uso, vc já pagou o carro só com as economias feitas. Se vc anda pouco na cidade ou gosta de fazer longas viagens, NÃO COMPRE, pelo menos agora, e espera a tecnologia se estabilizar.

PauloRico
Автор

Vejo alguns problemas no carro elétrico: 1) O impacto ambiental da fabricação da bateria; 2) O alto custo da bateria; 3) O pós-venda: preço de reparação e disponibilidade de peças; 4) A baixa autonomia dificulta realizar viagens com o carro elétrico e, por último, 5) A ausência de infraestrutura de recarga.

germanoborba
Автор

As vans da concessionária da via Dutra sao da BYD e com km acima de 800 mil km.
Tem muito Hater falando inverdades.
Tem os Bmw I 3 com mais de 10 anos no mercado e ja tiveram mais de 3 donos

wagnerfernandespereira
Автор

Felipe, no segmento que você atua, você está correto em ter um carro elétrico, mas certamente você irá vender logo e com isso poder contar também sua experiência de revenda.

robertomeira
Автор

Em um momento que se fala em recursos finitos, sustentabilidade, um bem descartável desse porte, mesmo que haja condições de reciclar as baterias é um problema ecológico tão ou mais grave que demonizar os motores a combustão.

williansato
Автор

Acho que o Cesar tem razão, um carro convencional usado é possivel reparar e até certo ponto restaurar, mas creio que um eletrico é inviavel pelo alto custo.

edivaldoalves
Автор

Depende de muitas coisas, mas eu fiz umas contas básicas e mudei um pouco de opinião. Tem uns carros da BYD que prometem duração de 2 milhões de km de vida útil de uma bateria. Aplicando ao meu uso de 8mil km por ano, isso daria 250 anos. Dá pra passar na mão de muitos donos

Credito