Jejum prolongado: você tem medo de que? | Methabolik Podcast #02 com Dra Maira Soliani

preview_player
Показать описание

Tudo Sobre Jejum Intermitente e Prolongado: Benefícios, Mitos e Como Fazer com Segurança!

Olá, pessoal! 😊 Hoje eu trouxe para vocês um conteúdo transformador sobre jejum intermitente e prolongado, com uma abordagem completa que inclui saúde, longevidade e bem-estar. Como médica com anos de experiência, compartilho minha jornada pessoal e profissional, explicando como o jejum pode impactar positivamente a saúde metabólica, prevenir doenças crônicas, melhorar a imunidade e até mesmo apoiar o tratamento do câncer.

🎯 O que você vai aprender neste vídeo:

A ciência por trás do jejum e os impactos positivos na saúde.
Diferenças entre jejum intermitente, periódico e prolongado.
Como o jejum ajuda na reversão de diabetes tipo 2 e esteatose hepática.
Estratégias para começar e como evitar erros comuns.
Como quebrar o jejum com segurança, sem prejudicar seu metabolismo.

🌟 Jejum é liberdade! Liberdade de escolher como e quando se alimentar, sem ser refém da comida. Assista ao vídeo até o final para entender como transformar sua saúde com essa prática milenar, baseada na ciência moderna!

Dúvidas comuns respondidas neste vídeo:
Jejum intermitente causa gordura no fígado?
Como o jejum pode ajudar na diabetes tipo 2?
O que comer ao quebrar o jejum prolongado?
Jejum afeta a imunidade?
Quais são os maiores mitos sobre jejum?

#JejumIntermitente
#Longevidade
#SaúdeMetabólica
#JejumProlongado
#SaúdeIntegrativa

Se você quer saber tudo sobre o jejum prolongado será um bate-papo imperdível com a Dra Maira Soliani.

O jejum é um tópico que frequentemente gera dúvidas e debates devido às suas implicações na saúde e ao seu uso em diferentes contextos. Algumas das maiores dúvidas sobre o jejum incluem:

É importante notar que o jejum é um tópico complexo e individualizado. Antes de iniciar qualquer forma de jejum, é aconselhável consultar um profissional de saúde para determinar se é adequado para sua situação e para obter orientações específicas.

Dra. Maira Soliani é médica anestesiologista, aprofundou-se no estudo e na aplicação de diferentes tipos de jejum terapêuticos para a prevenção e tratamento de diversas doenças metabólicas relacionadas à resistência à insulina.

Resumo do vídeo:
Janaína e Maíra discutem diferentes tipos de jejum e como começar a jejuar. Maíra explica as diferenças entre jejum intermitente, jejum periódico e jejum prolongado. Ela detalha que o jejum intermitente inclui jejuns de até 24 horas que podem ser feitos regularmente. O jejum periódico é mais desafiador e dura de 3 a 5 dias. Jejuns com mais de 5 dias são considerados prolongados. Elas discutem o uso de caldo de ossos durante jejuns para sódio e como isso permite o jejum metabólico. Maíra enfatiza a importância da realimentação após jejuns prolongados. Elas discutem os benefícios do jejum para a longevidade e a redução de células senescentes. O jejum estimula um efeito anticenolítico. Maíra reitera que nada é mais poderoso do que o jejum, especialmente jejuns prolongados de 3 a 5 dias. No geral, a discussão centra-se em como o jejum promove a longevidade reduzindo as células senescentes que se acumulam com o envelhecimento.

INSCREVA-SE no canal para não perder nenhum vídeo! 👍

Sou médica endocrinologista em BH / MG e tenho por missão ajudar o máximo de pessoas a evitar doenças (obesidade, diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares) que têm matado tantas e tantas pessoas na nossa sociedade atual. Adoro metabolismo e promovo um estilo de vida saudável, com alimentação adequada e enfoque funcional, baseado em ciência de qualidade e responsabilidade.

Dra. Janaina Koenen - Endocrinologia e Metabologia CRM-MG 39.049 RQE 33648

Procure um médico especialista antes de qualquer tratamento.

Tags:
Porque fazer jejum prolongado e quais os benefícios do jejum?
Como fazer jejum intermitente prolongado?
Quais os tipos de jejum?
Para quem é indicado o jejum?
Como iniciar a prática do jejum prolongado?
Como evoluir o jejum?
Como quebrar jejum prolongado ou que comer após o jejum prolongado?
Jejum prolongado para emagrecer.
Posso fazer exercícios durante o jejum?
Como quebrar o jejum?
Como lidar com a fome e a irritabilidade durante o jejum?
O que acontece no jejum prolongado?
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Bom Dia!!Eu faço jejum de 18/20 h, todos os dias, faço 2 refeições, cortei todo açucar, e gorduras, faço caminhadas, tomo 2litros e meio de água, durmo cedo, estou curada de câncer de mama...

marilenechupel
Автор

Eu comecei o jejum de 18 horas, tirando o jantar, aos 13 anos de idade, estudei medicina, , tive 3 filhas, e sempre pratiquei esse jejum ! É fantástico, incrível como eu já sabia de tudo isso, sem saber aos 13 anos de idade, graças a um livro que meu vô me deu “ conselhos sobre regime alimentar “ Eñlen G White

karencristhie
Автор

Olá pessoal. Hoje completei 168 horas de jejum (7 dias), somente com água e sal integral. Minha meta é 40 dias. Por favor, mandem mensagens positivas pra eu não desistir, pois está sendo muito difícil devido ao mal estar e fraqueza. Estou firme no propósito. Iniciei com 101, 9kg e agora estou com 94kg.

julianacamargo
Автор

Queria dar meu testemunho de que mudei com esse jejum... Acabou a ansiedade...os escapes se urina ...a depressão.... A tristeza...a Tudo
Mudei no trabalho... Mudei como mulher... Minha mente está rápida e parece q amadureci na vida...
Sou outra...com auto até romance...
Tenho tanta alegria e auto estima...q é impressionante...
Não conseguia ficar sem comer.... 23 dias 11 klsa menos e faço jejuns alternados Até 24 horas....
Estou liberta e queria gritar p o mundo como isso é libertador...
Estou apaixonada....por isso... Quero defender a causa... Contém comigo..❤...

nickpaventuras
Автор

faço jejum intermitente e foi o único que funcionou me fez perder 40 kg, cheguei aos 190 e hoje estou com 150 e posso afirmar que isso realmente funciona. me ajuda muito abre minha mente me deixa com mais disposição. sei que ainda preciso perder muito ainda, mais já foram 40 kg e isso já me faz muito contente pra continuar com o jejum.

jssilva
Автор

Vou repetir aqui o mesmo relato que postei ontem num dos vídeos do canal YT da entrevistada. Dessa forma talvez eu possa contribuir para a discussão.

No ano de 2001, quando eu tinha 44 anos de idade, fiz um jejum de alimentos sólidos à base de água de coco que durou exatos 60 dias. Esse tempo de duração não foi determinado de antemão. Foi resultado de uma disposição em continuar, que se renovava diariamente na medida em que eu me sentia cada vez melhor. Foi uma experiência muito positiva, com reflexos físicos, mentais e emocionais que superaram minhas expectativas. Uma das consequências da profunda desintoxicação promovida por esse jejum foi um aumento da sensibilidade dos 5 sentidos, incluindo um sexto sentido. Me sentia uma pessoa diferente num mundo diferente, onde era possível perceber o mundo à volta de forma mais vívida, mais intensa. As cores eram mais vibrantes, assim como o som e os aromas. O sono, a respiração, os batimentos cardíacos entraram num outro padrão, bem mais tranquilos e relaxados. Os sonhos adquiriram um caráter mais simbólico e inclusive mais coloridos. Parecia haver uma produção maior de endorfinas, por causa dos sentimentos de alegria e bem-estar que permeavam a minha experiência do mundo, especialmente em momentos de maior tranquilidade e isolamento. Clareza mental, captação intuitiva da solução de problemas técnicos, bom-humor e empatia pelos outros no convívio diário sofreram um incremento significativo. Mais energia, vivacidade e resistência física. Deitar e relaxar profundamente se tornou uma experiência fácil e gratificante, além de induzir um estado meditativo. Ondas alphas talvez. Os pensamentos fluiam mais devagar, com começo, meio e fim, seguidos de pausas de silêncio, muito diferente do falatório interior de costume. Parecia haver mais ordem e "janelas abertas" na mente.
Os pontos negativos foram a perda rápida de peso (que se estabilizou após a queda de 15kg) e uma inaptidão para exercer esforços físicos de intensidade, como levantamento de pesos. Mas para esforços de resistência moderada tais como longas caminhadas, a energia parecia não ter fim.
Foi uma descoberta e uma das experiências pessoais mais gratificantes que tive na vida, e embora pressentisse que poderia continuar quase que indefinidamente, resolvi interromper o jejum no sexagésimo dia. O número redondo 60 foi mera coincidência. Voltar a comer foi como voltar à própria materialidade corporal, uma espécie de "aterramento", quando antes tudo era leveza e euforia.

daxvolger
Автор

Helloooo!
Vocês não sabem diferenciar uma entrevista de um podcast.Dra Janaína é uma profissional de excelência.Que indelicadeza! Ela nos trazendo tantos conhecimentos gratuitamente e vocês mal agradecidas, criticando.

morganalegrand
Автор

Acompanhei pelas redes sociais uma moça que fazia jejum 48 horas antes de fazer quimioterapia. Ela dizia que o efeito colateral era mínimo. E mesmo as pessoas questionando ela continuava firme pq só ela sabia os benefícios que sentia. Incrível o poder do jejum! Obrigada por trazerem mais luz quanto à esse tema.

voc
Автор

Eu estava acima do peso, bem acima. Fiz cetogenica e jejum por alguns meses. Meu filho tem 14 anos, e desde os 7 q parei os anticoncepcionais, e não conseguia engravidar. Porém, depois q perdi 26 kgs com jejum e cetogenica eu engravidei naturalmente. Obs: fazia 18 hrs por dia e uma vez no mês fazia 72 hrs. Estou com 7 meses, Heitor vem em junho ❤ estou super saudável, Heitor tbm está ótimo, minha gestação vai muito bem 😊 tudo ok, graças a Deus !!!
Agora q estou grávida não faço mais jejuns, mas faço 4 refeições ao dia, de baixo carboidrato. Como todas as frutas, só q em pequenas porções! Estou muito satisfeita e feliz!

elinesoliveira
Автор

Quando disse pra minha nutricionista que estava fazendo jejum intermitente, ela disse "eu não vou tratar paciente que se recusa a comer" e parou de fazer qualquer anotação. Daí disse vc quer suplemento??... então passou uma lista enorme de vitaminas que nunca eu tinha ouvido falar. Qdo calculei o valor ficava +- 1000, 00 pra mandar fazer. Completamente louca. Me sentindo ótima com meu jejum após as 16:00 hs há 8 meses. Alimentação com comida de vdd, sem glúten, sem leite, frituras, pouco açúcar, muita água...Não quero outra vida. Parabéns pelas orientações 👏👏👏👏

lyliandemelo
Автор

Partilho a minha experiência com jejum prolongado.
Depois de ler e ouvir bastante sobre jejum tomei essa decisão de praticar o jejum. A minha referência de que sim é possível foi de uma amiga que ultrapassou 50 dia
O meu objetivo era fazer 5 dias, a partir daí seria uma decisão diária. A resposta da mente e do corpo foi tão positiva que prolonguei até 23 dias. Apenas parei quando tomei consciência de repor reserva porque meu corpo ordenou.
Foi muito tranquilo

rosafernandes
Автор

Com as dicas dela comecei a fazer jejum, eliminei quase, (com um mês e meio )10kg ! A pele, o cabelo, a disposição, pratiquem o jejum! Eu faço de 18 e 20 de segunda a sábado.o resultado e surrel

beatrizalves
Автор

Eu faço o detox vegan todos os anos 21 dias sem meter nada na minha boa a não ser água custa os primeiros 48 horas depois não tenho problemas e melhor coisa que se pode fazer a minha pela parece de babe a minha aparência muda pareço muito jovem toda as doenças desaparece olha que tenho 67 anos e já faço isso a 4 anos uma vez por anos.

lidiadesousa
Автор

Têm que estudar muito sobre o assunto, entender, e ter um controle muito grande sobre a mente. Ver 👀 e não comer...sentir fome e não comer...muita persistência, foco e determinação.

adrianapatricia
Автор

Tem sete anos que estou fazendo jejum minha saúde está ótimo graças a Deus ❤

didiosolva
Автор

Já é a terceira vez que ouço esse pode cast... Ainda vou chegar aqui é dizer conseguir!!!! Perder meus 15 kilos

megashop
Автор

Na minha infância Eu acordava as 7 da manha e o que tinha para comer era resto de arroz e feijao de ontem, dai comia isso como café da manhã e nao tinha bolacha nem fruta nem nada o resto da tarde era agua mas eu era muito saudável enérgica nao gripava facil e quando gripava curava em casa sem remedios tinha uma febre de ate dois dias mas logo estava bem detalhe eu fazia muito exercício caminhava sozinha de casa para a escola era cerca de 1km desde os 6 anos eu amava andar no sol me fazia muito bem mesmo sendo 14horas da tarde e sem protetor q naquela epoca as condições eram precária e se observar nossos antepassados andavam kilometros a pé desde criança e bebiam agua ate encontrar alimentos eram mais saudáveis veio as indústrias a socialização e as doenças e o sedentarismo

nines
Автор

Adorei😂😂😂As células Zumbis, 😂 Qdo faço jejum fico imaginando essas células sendo comidas pelos macrófagos. Dá um sentimento de renovação em todos is órgãos e uma sensação de muito bem estar, principalmente nos intestinos, arruma tudo . Grata pelo conteúdo. Duas médicas que fazem muita diferença na sociedade atual.

margaretesilva
Автор

Sem diabetes 2 e sem hipertensão graças ao jejum 🎉🎉, dr Lair Ribeiro foi um anjo na minha vida!!

AD_
Автор

Duas mulheres lindas e inteligentes, li o livro Código do Diabetes, em 90 dias de jejum intermitente, gordura no fígado nível III, glicada 12, glicemia batendo 450, 130kg, insulino dependente. Atualmente, gordura no fígado normal, glicada 6, 8, glicemia 85, não tomo mais insulina, 97kg, conclusão, jejum e vida. Triste os médicos em sua grande maioria não se interessarem sobre o assunto.

rogeriocoelho