Ruptura (Severance) explicada pela psicologia | ANÁLISE PSICOLÓGICA e TEORIAS 2ª TEMPORADA

preview_player
Показать описание
🟠APOIE O CANAL🟠

****

----------------------------------------------
Neste vídeo, o psicólogo Ricardo Chagas faz uma análise psicológica da série Ruptura (2022) / Severance (2022), talvez a melhor série de 2022. Ruptura / Severance narra a história de 4 funcionários da Lumon Industries, que tiveram suas memórias separadas cirurgicamente entre o trabalho e a vida pessoal. Nesse vídeo de Ruptura explicado / Severance explicado, entenda a psicologia / psicanálise por trás da série.

Psicólogo Ricardo Chagas Nascimento - CRP: 06/112895
----------------------------------------------
----------------------------------------------I
Instagram: @minutosdesanidade
Podcast: Minutos de Sanidade
Twitter: @ricardocnchagas
----------------------------------------------
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Absurdo, uma série primorosa. Como os caras conseguiram passar tantas mensagens pela simbologia, pela fotografia, pelas escolhas estéticas e pela construção de personagens. Uma obra prima

supertramp
Автор

Eu vi pela internet a teoria q a esposa de mark, após sofrer o acidente ficou em coma, e a lumos pegou o corpo dela para testar novas funçoes do implante, como a de trazer alguem de volta a conciencia, essa é uma das funçoes q aparece no computador antes daquele outro funcionario acordar todos os internos no ep 8. Creio q ela vá para o elevador pq lá eles colocam ela em coma novamente. E como forma de controlar a pessoa mais proxima a ela, o proprio mark, a lumon colocou a chefe dele como vizinha e ofereceram um trabalho na empresa pra que pudessem monitorar seus passos e de quebra ainda fazer aquele teste de os dois se conheceriam de alguma forma dentro do andar de funcionarios

magnorodrigues
Автор

MUITO LEGAL TER UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA PSCOLOGIA FAZENDO ANÁLISE. POIS MUITA GENTE ATÉ BEM INTENCIONA TENTA, MAS INFELIZMENTE NÃO TEM CONHECIMENTO ESPECÍFICO PRA FAZER

paulofsouza
Автор

Olá amigos fãs dessa intrigante série. Terminei de assistir a 1" temporada de ontem para hoje às 03:30 da madrugada e terminei com o sentimento de "eu não quero dormir, eu quero respostas!" Eu gostaria de compartilhar minha leitura da série com outros fãs, pode ser bem viajado o que eu pensei, mas foi minha percepção. Vamos lá. Começei pensando:"deve ser muito louco estar num lugar trabalhando onde você não entende o sentido nem o propósito do que faz, mas apenas sabe que é algo "misterioso e importante". Pois bem. Não é o que fazemos aqui na terra? Alguém sabe qual é o sentido da vida? Não. É algo misterioso e importante. Segurem essa informação.
Nesta "Vida" dentro da empresa onde as pessoas não lembram da vida anterior lá fora mas seguem procurando algum sentido e alguma felicidade no que fazem. Essa empresa em que vivem e não lembram do mundo lá fora tem um CEO cultuado como um DEUS, que escreveu um "manual" para que as pessoas sigam dentro da empresa (bíblia?) que em uma passagem de diálogo entre o personagemm de Irving e Burt, este diz preferir a versão antiga do manual (antigo testamento?). A Filha do CEO, Helena, vem pra esse "mundo" que e a empresa e deseja tirar a própria vida, reconhecendo mais tarde que, como no texto lido na sala de descanso, "Só ela deveria expiar seus pecados". A Filha do criador vem para a empresa morrer para expiar os pecados do "mau" da Lembra algo? Depois de se enforcar ela passa uns 3 dias no hospital? Eu não lembro. Mas ela volta para salvar os que ainda lá residem. Talvez o cabo de computador que ela se enforcou seria facilmente substituido por um crucifixo entendem onde quero chegar? Não sou religioso ou espiritualizado de alguma forma, mas percebe-se muitas inspirações nessa série que talvez tnte explicar nossa vida na terra. Para quem acredita, também não lembramos de nossas vidas passadas e nem o porquê de estarmos aqui. Só sabemos que é misterioso e importante. Ainda há muitas pontas soltas.... O personagem de Irving eu vejo como alguém que segue fielmente o manual, idolatra o CEO e é temente à demissão (inferno). Por quê? Ele segue fielmente o manual (bíblia) na empresa e é temente ao inferno como mostra na vida "lá fora" faz aquelas pinturas que mostram o corredor onde a personagem Ms. Casey foi demitida (morreu e foi pro inferno) ao passo que o personagem Burt, que sempre seguiu o manual simplesmente aposentou (morreu de velhice e foi pro céu) e é mostrado feliz ao fim da 1° temporada. A criação de cabras? Cordeirinhos? Não eram usados como sacrifício na bíblia? Harmony Cobel foi expulsa em certo ponto da história. Ela transita entre os mundos, queria tentar algo diferente com a Helena (que não cedeu) e posteriormente foi explulsa pelo CEO da empresa.... Seria ela Lúcifer expulsa por Deus? QUal o papel dos outros agentes? Os caras da segurança, a Natalye.... Não sei. O próprio Dylan aceitando sua vida na terra (ops, empresa) e sendo feliz com as alegrias mundanas que a empresa proporciona (os pequenos premios, festa do waflle, etc...) pode simbolizar uma pessoa comum como cada um de nós que está vivendo aqui por uma causa "misteriosa e importante" que ninguém sabe o porquê? Talvez. Eu é que não vou saber, sou só mais um trabalhando aqui. O que tem pro jantar crianças?

padilha
Автор

Série incrível.
Recomendo também:
- FROM (Epix)
- OUTER RANGE (Amazon)
- DARK (Netflix)

RafaelBatista
Автор

Esse link com a caverna de Platão foi ótima, não tinha me ocorrido a semelhança. Ótimo vídeo.

Guilherme
Автор

Vai ficar meio grande, mas tenho uma teoria sobre a senhorita Cobel.
Eu acho que ela é devota do kirr, , da tecnologia que o chip trás, não da Lumon. Naquele altar dela, tem quelle respirador com o nome "Charlotte Cobel", provavelmente a mãe dela, que deve ter sido cobaia e trazida de volta a consciência pelo chip, oo mesmo que foi feito com a Gemma, mulher do Mark.
Talvez ela queira usar essa tecnologia pra "ajudar" a trazer pessoas de volta do coma/morte, sei lá, mas desaprove o uso pra trabalho e controle empregado pela Lumon
E por que ela sorriu quando a mulher do Mark e ele esboçaram reações na última sessão de relaxamento, é por que ela quer trazer as pessoas do coma e que elas mantenham suas memórias, o que não deve ser possível no momento, e ela está justamente testando com a casey (acho que se escreve assim)

covildocacador
Автор

Que vídeo fo#@!!! Super didático e ilustrativo, sobre a melhor série do ano até aqui! 👏🏼👏🏼👏🏼 Mandando bem como sempre

febarrosom
Автор

Me lembrou referências à Matrix, pela tecnologia obsoleta e os detalhes azul para os internos e vermelho para externos

livrespensadorescortes
Автор

Achei muito interessante quanto a parte da sexualidade, e me intrigou o caso da esposa do Mark. Demorei a gostar da série, mas os últimos episódios entregaram o que eu queria.

EltonCanuto
Автор

Agora tô me perguntando o que foi melhor: a série ou esse vídeo? Ótima análise!

guilhermevolpini
Автор

não tinha pensado sobre o fato do Ervin não dormir por causa dos sonhos que o devem atormentar, realmente faz muito sentido... mas se nenhum dos dois "eu's" (interno e externo) do Ervin dormem como é possível esse corpo se sustentar?

soraiadias
Автор

Eu como um cinéfilo de carteirinha hehehehe. Venho acompanhando teu canal.... e gosto demais de tuas Parabéns q continue com mais conteúdos.

ailtoncamargo
Автор

Amei o vídeo. Excelente mesmo. N sou da psicologia mas eu adoro o assunto e de tempos em tempos eu leio materiais nesse sentido, então ver esses conceitos relacionados e aplicados a serie foi uma perspectiva mt interessante e enriquecedora.

Contudo, não tenho certeza se o consumo de café é intecional, já que é extremamente comum que artistas passem noite em claro produzindo. Porém, se eles descobrirem isso passarem a usar ao favor deles, seria mt legal. Creio que tem grandes chances de que isso ocorra.

juhgata
Автор

Amei a série e mais ainda a análise! Completa, técnica, e muito didática.Parabéns!!!!

margaridareis
Автор

Que absurdo de analise!!!! Incrível! Ótimo! Acabei conheci o canal através do vídeo sobre a critica á series e filmes parecerem querer apenas focar em personagens autistas específicos (super gênios) e como isso pode ser danoso a pessoas autistas que não se encaixam nela. Inclusive sou diagnosticado como dentro do aspectro autista, foi um vídeo excelente mas enfim.

Estou maratonando todos os seus videos q me chamaram a atenção (series e filmes q já assisti) e claramente amando cada um deles. Continue com o ótimo trabalho e analise ❤

cami_yahki
Автор

Parabéns pelo vídeo e análise, melhor que já vi
Da pra ver que teve trabalho.

edumourafl
Автор

Adorei a analise. Está série é intrigante demais!

denise.ferreira
Автор

Adorei o vídeo e as teorias. Essa série é maravilhosa! O último episódio eu assisti na ponta da cadeira! Foi muito tenso. Essa série me fez lembrar o filme "Tempos modernos" do Charles Chaplin, pela crítica bem explícita às empresas que exigem que seus funcionários estejam o tempo todo bem física e mentalmente pra executar o serviço. Outra semelhança é que na Lumon assim como na empresa de "Tempos modernos" nenhum funcionário sabe o que está fazendo. Fiquei com a impressão de que a ideia da Lumon é vender essa tecnologia para todas as empresas (daí a votação no último episódio) pra criar funcionários supostamente dedicados exclusivamente ao trabalho. Só que os testes foram um fiasco (o pessoal do RMD se rebelou) e a Lumon vai tentar encobrir isso talvez tentando outras coisas na tal "sala de descanso". Falaram também em colocar outra terapeuta no lugar da Casey... Enfim, foi declarada guerra entre funcionários e empresa na segunda temporada.

jussaramartins
Автор

Essa série é incrível! tava esperando seu vídeo, análise foda 👏👏👏

anapassagli