Toda criança com AUTISMO é superdotada?

preview_player
Показать описание


Dr. Thiago Lopes, Desenvolvimento Infantil, Autismo e Intervenção Precoce, Diretor do Instituto Edward Tolman. Foi formador do modelo de Intervenção Precoce por 3 anos pelo Mind Institute, pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 1000 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países. Thiago Lopes tem mais de 14 anos de experiência internacional em intervenção precoce, 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Experiência fazendo diagnóstico de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, na região metropolitana de Montreal, Canadá. 4 anos de experiência em coach parental baseado no Modelo Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá. Seu canal de YouTube é um dos maiores canais focados em autismo e suas postagens alcançam milhares de pessoas, trazendo informações atualizadas para pais e profissionais.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou autista, com inteligência acima da média. Acho muito difícil ser eu. Tenho transtorno de ansiedade, depressão grave, sensibilidade alta e TEPT. E não tenho muita rede de apoio. Atualmente desempregada. Não passo em entrevista de emprego na minha área. Dai fico alternando entre ser autónoma solitária em casa ou trabalhar com equipe em subemprego.

BiaSolarpunk
Автор

Muito bom esse vídeo! Leigos quando sabem que meu filho é autista dizem logo que eles são muito inteligentes e toda fez tenho que explicar que não é bem isso! E esse vídeo vai ajudar muito. Obrigado Dr. Thiago.

lucianoleite
Автор

Ótimo vídeo.
Meu filho é TEA nível 1 e AH/SD.
Focar nas habilidades sociais é a chave.
Ele tem 8 anos.
Se eu não focar nisso, ele não liga de ficar sozinho, ele manda os amiguinhos embora quando querem pegar os brinquedos preferidos dele.
Ele fala tudo na lata.
Espera que o amigo saiba o que é óbvio para ele, mas para os pares da mesma idade não é.
Se irrita com o amigo que não sabe montar o quebra cabeça e lego tão rápido como ele.
Tem uma fala pedante, com toque arrogante que afasta os amigunhos.
Não sabe se está sendo enganado, não sabe que está sendo chato.
Desregula quando vem visita em casa.Fica correndo sem parar e quando era menor chorava muito quando chegava alguém diferente
em casa.
Só hoje com esse laudo eu entendo muita coisa do passado dele.
Tenho que intervir a todo momento.
É super cansativo.
Mas se não cuidar disso ninguém aguenta. Ficará isolado.
Pais não duram para sempre.
Temos que prepará-los para conviver em sociedade.
Faz perguntas filosóficas para os amiguinhos tipo; vc acha que Deus existe? Quem é pai de Deus?
Essas coisas que crianças de 7, 8 anos acham papo de maluco.
Achar escola então...é um martírio.
Já está na sétima escola.
A maioria ele acha muito fácil, a outra tem muito barulho e dói o ouvido, a outra tem parque de areia e ele não gosta que entre areia no tênis.
A outra fica testando ele para ver se é inteligente mesmo.
A outra contesta o laudo médico.
É uma luta....
Melhor coisa é ser comum.
Altas habilidades é muito romantizada.
Na vida real não é nada bom.

dragiovananogueira
Автор

A midia sempre joga pros extremos, nos filmes, series e afins ou autista é severo ou é superdotado

JS-svqu
Автор

Muito boa essa explicação, o meu filho aprendeu a ler com 4 anos e fazia o alfabeto sem nunca ter cobrido. Ele via eu fazer e copiava. Hoje ele tem 7 anos e consegue identificar suas próprias dificuldades. Ele não consegue interagir com adultos e sempre me pergunta: Porque sou assim? Ele sofre com isso.

leiladutra
Автор

Ótimas produções que abordam o autismo:
"O Bom Doutor" (Globoplay)
"Uma Advogada Extraordinária" (NETFLIX)
"MMA: Meu Melhor Amigo" (Cinema - Estreia: 16/Janeiro/2025)

samuelsolisator
Автор

Acho injusto essa classificação de que os autistas tem superdotação e o pior é que trás um peso sobre o autista e a família. O tea é difícil uma luta interminável por ser uma condição de exprema complexidade, temos que mostrar a realidade da vida do tea suas lutas e suas conquistas. Pois como saber o que os autistas sofrem se nao mostra a realidade de vida, Claro que é valoroso mostras as vitorias. mais a realidade também tras benefícios para todos

iracemafigueiroa
Автор

Gosto de ler sobre psicologia, pelo que já li não é um conceito definido que altas habilidades tem um q.i acima da média, provavelmente não será abaixo mas tbm não necessariamente acima. Porque existem outros tipos de inteligência que pode ser o hiperfoco dos superdotados que não são medidas pelos testes de Q.I. Além disso fatores ambientais culturais e socioeconômicos podem interferir no desenvolvimento deste indivíduo frente a seus potenciais

ivycoelho
Автор

Você descreveu meu filho, ele tem muita dificuldade na parte pedagógica e intende que ele tem mais dificuldade que os amigos e acaba não interagindo por isso

elisemarcela
Автор

Dr. Assistindo seus vídeos percebi o quanto me faltou orientação para ajudar o meu filho que hoje esta com 14 anos. Desde sempre percebi as dificuldades e a diferença dele com relação as outras crianças. Tudo bate, indica que ele esteja dentro do aspectro autista, partindo da infância no grau moderado pro leve.. fizemos terapias com psicólogo e investigação com a neuropsicóloga e psiquiatra. O que me angústia que hoje o quadro dele esta agravado no quesito interação social e mais recente com déficit no aprendizado e fobia social.. Uma vez que foi diagnosticado com TDAH expressivo e hiperdotação.. porém prejudicada por sua motoridade, que na época deu menos dois. (Aos 7 anos).. com isso a neuro não conseguiu fechar o diagnóstico de autismo alegando que ele era "superdotado". Diante disso, não tivemos oportunidade de oferecer uma intervenção adequada. Mais estamos retornando as terapias e iremos fazer novos testes com outra neuro para ajudar daqui para frente no desenvolvimento do meu filho. A pergunta é.. teria uma terapia específica para a adequação e ajuda para adolescentes recém diagnosticados com TEA para que o prejuízo no desenvolvimento e interação social fosse menor? O protocolo ABA seria indicado ou teria outro?

brjacaranda
Автор

Que aulão! Sensacional essa explicação. Obrigada Doutor. Deus lhe abençoe.

adrianetembra
Автор

Thiago, parabéns pelo conteúdo! Faça mais vídeos assim, por favor, comentando artigos científicos e indicando livros para leitura! Esse tipo de material é muito raro aqui no YouTube e muitos profissionais e pais não conseguirão ter acesso a ele pela barreira do idioma e da interpretação da linguagem científica! Você, como sempre, está fazendo a diferença na vida de muita gente! Queria te ver falando sobre PDA (pathological demand avoidance) também - nunca te pedi nada, por favor! 🤪🤗

carolinecaregnato
Автор

Minha filha e autista e tbm e cega. Tem três anos de idade. Por favor dicas para estimular

daniellesilvaoliveira
Автор

Recebemos o relatório da neuropediatra. Meu pequeno tem 2 anos. O relatório diz que ele tem atraso intelectual de 6 meses. Ele não fala para se comunicar, mas fala todas as letras do alfabeto. Gostaria de saber se posso traduzir este atraso, como algo que vai persistir por toda sua vida? Admiro muito seu trabalho. Obrigada!

LMT
Автор

Recebi meu laudo de TEA leve + SD com 38 anos. Meu filho de 7 tem sintomas e vou fazer a avaliação nele pra diagnostico precoce. Pois é um sofrimento a questão social e como disse, é exatamente assim, voce consegue se avaliar, ver as dificuldades e sem diagnostico, gera a fobia social, depressão e por ai vai..

gustkiller
Автор

Estou tão esgotado. Meu pequeno tem 3 anos vai fazer 4 em março.

adrianooneves
Автор

Parabéns pelos seus vídeos. Você é incrível! ♥

paulis
Автор

Bom dia
O que vc acha da escola so pra Autista?

lidiareginasimaovieira
Автор

Sou autista gosto muito de anatomia humana.

AlanRicardo-hm
Автор

Meu filho e super inteligente, mas ao contrário da inteligência o emocional e super afetado

carolainevieira
visit shbcf.ru