Autismo Não é Moda - Aula 2: comunicação não verbal autista

preview_player
Показать описание
Autismo Não é Moda - Aula 2: comunicação não verbal autista. Neste vídeo, nós vamos conversar sobre os sinais ou sintomas do autismo descrito pelo DSM 5. Mais especificamente, vamos tratar de um dos aspectos do Critério A, o déficit ou diferença relacionada à expressão corporal e facial durante as interações sociais.

#autismoleve #autismoadulto #autismonãoémoda

_______

- Quadro das emoções:

- Baixe no Telegram o pdf para fazer a sua contabilidade energética:

______

Capítulos ♾️

1:00 - Critério A: 3 aspectos
1:30 - Comunicação não verbal
2:00 - Sinais atípicos na comunicação
3:40 - Cumprimentos
4:47 - Dificuldade para generalizar os comportamentos aprendidos
5:19 - Ressaca social
5:47 - Camuflagem
6:53 - Sinais precoces
7:50 - A aprendizagem não costuma eliminar os traços
8:25 - Gelotofobia
9:15 - Gafes ou equívocos sociais
10:20 - Autismo não é moda
11:15 - Resumo
12:08 - Alerta para médicos, educadores e terapeutas
1350 - Curta, comente, compartilhe e se inscreva no canal!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A socialização pra o autista, mesmo sendo nível 1 de suporte causa muita exaustão.

martasilvasantos
Автор

Meu namorado (que também desconfia ser autista) diz que não vê muita expressão facial quando eu falo.

Me lembrei de um episódio, aos 7 anos, em que uma prima minha estava passeando com o bebê dela no carrinho, numa chácara da família. Eu estava perto dela, em um balanço. De repente ela paralisa extremamente assustada, e me diz sussurrando para eu sair de mansinho e ir chamar urgente o marido dela para socorrê-la, pois havia uma cobra rastejando há alguns centímetros dali. Eu saio, procuro por ele e falo sobre a situação da cobra, porém sem expressar urgência, medo, aflição ou desespero. O modo que me expressei não pareceu ser algo sério ou urgente e ele começou a rir. Aí ele disse que DEPOIS iria ver. Eu fiquei sem reação e muda. Por sorte a cobra simplesmente passou reto e foi embora para a mata. Era como se eu não soubesse passar uma impressão de perigo ou emoções mais fortes aos outros. Mas acho que com o tempo fui melhorando bastante.

dannyjin
Автор

Meu marido que, após ver um vídeo sobre autismo em adultos, me "identificou ". Detalhe: tenho um irmão diagnosticado, que não olha ninguém nos olhos, fala estritamente só do que lhe interessa e congela qdo o abraçamos. Já eu converso "normalmente ", mas fui considerada uma criança quieta, solitária e apática. Cresci e mudei, mas vivo exausta e sou muito articulada desde que esteja num lugar que já me habituei e entendi as regras do local. Qdo falo pra colegas, pq amigos de fato não tenho, que acho que posso ser autista, eles riem. Então duvido. Mas cada vídeo seu parece que tudo se encaixa e é tão libertador, entender pq me sinto um ET, pq me enganam fácil, pq estou sempre tão cansada....obrigado pelo seu trabalho.

michelleisaza
Автор

Muito bom, Lygia!
Estou num grau de autoconhecimento nunca antes conquistado, através dos seus vídeos. Dia 1 de outubro completarei 60 anos, e são tantas tentativas de me compreender...
Venho, há muito tempo, lendo, pesquisando, estudando, mas nunca me dispus a fazer uma terapia ou algo assim. Agora decidi avançar, marquei uma consulta com uma neurologista para o próximo mês, e espero conseguir conversar e ser orientada, pois creio que diversos sintomas de saúde física de que venho sofrendo de alguns anos pra cá, tenham tudo a ver com uma forma de neurodivergência.
Agradeço muito por sua disponibilidade e capacidade!
🌴

daysa
Автор

Sim. Agora entendo porque sou solitária. E a expressão dos gatos deixarem seus donos solitários... ser ciente disso...compreender e aceitar estar com o parceiro... isso é lindo.! Porém atípico mas não impossível. Obrigada. Sua entonação me fez lembrar do Willian chimura. O canal de vocês, da Família tagarela, Luna Aba, Neuro saber, o da Mayra Gaiato, Maria Claudia Brito, Diário de um autista estão de parabéns graças a todos vocês descobri ser mãe TEA e ter filhos TEA. 😘😘😘🦋🌈

ruthrosa
Автор

Santo dia!De fato, o que eu mais ouvia e ouso ainda é, você tem que sorrir mais, como se estivesse sempre triste, mais não, era só o jeito de ser.
Parecia até uma ditadura do sorriso.
Os vídeos do seu canal são ótimos, ajudam bastante.
Obrigado!

LuizFernandesdosSantos-emwk
Автор

Por favor continue falando do autismo em mulheres e meninas. Esses seus vídeos tem me ajudado muito entender minha filha. Obrigada

pedagogajainemendes
Автор

Muitas colegas de trabalho sempre disseram que achavam meu andar elegante, ereto e sempre "olhando para frente", mas hoje sei que esse "olhar pra frente " e ereta é para não ter que olhar para ninguém. Ando sem olhar para os lados.Sou autista e trabalho o dia todo numa escola como professora, chego todo dia extremamente exausta de gente e barulho.Vou iniciar com terapia comportamental.Sempre tenho problemas de relacionamento no local de trabalho ainda mais quando há reuniões em grupos.

daniellegarcia
Автор

Verdade…eu sempre “fingi”. E finjo muito bem. Mas as crises de ansiedade aumentam proporcionalmente às minhas tentativas de adaptação. Minha esposa me “obrigou” a buscar o diagnóstico. Descobri aos 43 anos q sou nível 1 com “QI muito superior” (136). Agora to como no livro “a sutil arte de ligar o foda-se”. Tudo fica mais leve. Meu casamento está mais leve. No meu trabalho, só estou um pouco mais esquisito que o normal. E tá ótimo (só pro meu chefe contei sobre o diagnóstico. E ele disse:”eu já desconfiava”. E eu preocupado com a reação dele.

gerenciandoorisco
Автор

Estou amando, acho que não estou exagerando mas se estiver, agora sei que está tudo bem.
Minha terapeuta é incrível assim como você e estou melhorando a cada dia.
Só de conseguir comentar aqui já é pra mim um prêmio.
Obrigada, seus vídeos são muito bons mesmo. Parabéns

miriammarianunesdeoliveira
Автор

Quando eu era bebê e eu nunca tinha dado o meu "primeiro sorriso" na verdade eu não expressava nada meses e meses de preocupação dos meus pais falaram que colocavam máscaras fingiam cair colaram coisas na cara e faziam palhaçada e eu não ria, mas ver eles falando disso pra mim hoje em dia frustrados com o passado me fez rir, não que eu não tenha empatia por eles, mas pensar neles com um esforço tão bobo é divertido, aí aí humanos adoram perder tempo com coisas irrelevantes, tipo isso tudo não acrescentaria nada

Actaom
Автор

Fala sobre a diferença entre fobia social e autismo pfv ❤❤

camifeital
Автор

Nas noites de quinta-feira eu sempre dedico alguns minutos para assistir aos seus vídeos porque é certeza de que irei aprender muito.
Ja disse, mas repito: seus ensinamentos são para todos!

dr.djalmabambirra
Автор

Estou assistindo todos os seus vídeos, Lygia. Estão me ajudando bastante. Muito obrigada!

anamirianoliveira
Автор

Eu to estudando bastante sobre, eu vejo muitos sinais em mim de autismo leve e tdah, já fiz todos os testes dessa Internet kkkk vou na minha primeira consulta esse mês, espero que dê tudo certo, eu me sinto cansada da socialização.

nathalyealves
Автор

Eu não consigo ler quando estou apresentando pra uma banca, por exemplo... eu faco anotacoes, mas sao inuteis, fico mais perdida ainda e acabo me dando mal. Triste. Tambem não consigo dar opinião em reuniões, pq não sei bem quando falar, ou se o q tenho a dizer e irrelevante. Dificil tbm acompanhar o que estão dizendo, sinto me como uma impostora.

Автор

Eu conheci vc faz alguns dias, estou adorando seus vídeos pois são muito bem explicados e nisso eu gostaria de uma opinião, eu nunca passei em um psicólogo mas pretendo pois me indentifiquei muito com alguns sintomas e tenho algumas coisas q me incomodam mas meu medo é q eu já vi e vc mesma já falou q pode ocorrer o diagnóstico errado pois autismo em mulheres é um pouco mais dificil de diagnosticar do q nos homens e podem ser confundidos com outras coisas. Então com esse risco, seria bom passar em mais de um psicólogo para ter opiniões diferentes?? Eu realmente tenho essa dúvida pois tenho medo de ser diagnostica com algo q n tenho kk
Edit: Outra dúvida q eu acabei de lembrar kk, quando uma pessoa suspeita q tem algo como autismo ela deve falar q suspeita para o psicólogo ou deve deixar ele diagnosticar sem q vc fale?? Já ouvi mt as pessoas falarem q n é bom dizer suas suspeitas pois o psicologo pode confirmar sem ter analisado e feito os testes.

zaraf.r
Автор

Adorando seus vídeos. Minha filha de 6 anos que me alertou que não tenho muita mudança de expressão facial. Ela diz que o rostinho da mamãe é sempre com jeito de cansada. Quando ela vê algum personagem de de desenhos assim ela me mostra e diz que são parecidos comigo😄

kirihiri
Автор

Excelente vídeo Dra Lygia!! Não perco um, me ajuda muito. Muito obrigada 😘

divinamaria
Автор

Meu filho faz de tudo pra se socializa, e fica com vergonha, ele é tudo isso que falou no vídeo e ele a acaba ficando exausto e chato, nervoso, fala com rispidez, o autismo dele é bem leve, realmente meu filho é ansioso e toma remédio

jossandramendes