O que dados do Ideb mostram sobre a educação básica no Brasil? I AO PONTO

preview_player
Показать описание
Depois de 12 anos praticamente estagnado, o Brasil registrou em 2019 o maior avanço na série histórica nas notas do ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, de 2019. O aumento de 0,4 ponto na média geral, no entanto, não foi suficiente para que o país atingisse a meta de chegar à nota 5, em 2019. O avanço foi puxado, principalmente, pela rede pública de ensino. Desde 2013, o Brasil não cumpre a meta estabelecida para as notas dos estudantes do ensino médio. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta foi atingida, mas o avanço é lento. O que mostram os dados do Ideb? Houve melhora consistente nos últimos anos? Por que alguns estados têm desempenho melhor do que os outros? Como estão as notas dos estudantes brasileiros em comparação com os de outros países? No Ao Ponto desta quarta-feira conversamos com a repórter Paula Ferreira e com o colunista Antônio Gois.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор


Ou então é possível seguir o AO PONTO num agregador como o Spotify

jornaloglobo
Автор

Esse presidente está fazendo o diferencial, Parabéns...A mídia não se conforta com os indicadores positivos da nossa nação, dá pena, pois fica contra o Brasil por veis políticos....Nós cidadão, queremos uma imprensa verdadeira, legitima, imparcial e que defenda nossa pátria...

eraldoalves
Автор

Este resultado deixa bem claro o sucesso deste governo, já que, na base, alcançou a meta. No restante, alunos fraquíssimos em conhecimento, como conseguir, de repente, que tenham bom desempenho? Impossível! Acredito que só a partir dessa turminha que está sendo alfabetizada agora é que virá a reação.

lourdesperobellibrusa
Автор

Enquanto não se investir em capacitação, qualificação dos professores... uma prova disso vemos no ensino fundamental porque muitos professores formados em ensino médio (o antigo normal) foram substituidos pelos professores graduados ou puderam se capacitar e se graduar...

frankportel
Автор

Teresina, capital com melhor IDEB, o secretário de Educação Municipal será eleito Prefeito por merecimento e reconhecimento da população .

bernardomelo
Автор

Globosta a vergonha de um pais, esta afundadndo dia a dia, eu to

emiliohaushaus
Автор

Em um país que se investe mais em ensino superior que no ensino básico nunca vai crescer e muito menos melhorar.

vnaires
Автор

Se militarizar as escolas os alunos também pioraram em geografia e biologia, visto que são áreas desconhecidas pelos militares

marcelosantos
Автор

O resultado de uma avaliação como o Ideb não é tão simples assim.
Na verdade, no ano passado o repasse de merenda escolar atrasou, fazendo com que muitos diretores comprassem fiado dos fornecedores.
Muitas escolas que esperavam reforma não tiveram esse projeto concretizado.
Havia laboratórios de informática a serem implantados e não foram.
Houve corte de investimento para as universidades e institutos federais, além de corte para a educação básica também.
Os resultados do Ideb são influenciados por melhoria na qualidade do material escolar; incentivo a projetos; incentivo a pesquisas; incentivo a capacitação e valorização a professores; técnicos e todos os servidores que trabalham na escola; além do esforço conjunto entre as governos estaduais, municipais e federal, juntamente com a cobrança por resultados das secretarias de educação, dos gestores escolares e dos familiares dos alunos.
Isso aqui é análise de quem participa pessoalmente dessa realidade há 15 anos e ainda teve a mãe professora por 28 anos.

conhecimentoepoder
Автор

Tem que acabar o mec e fds, deixar a educacao basica na mao de estados e municipios!

garibaldisc
Автор

Tbm ne qnta ideologia época esquerdista ei prof .

izabelgalisteu
Автор

Votaram no Coiso agora aguentem o Rojão. Na época do Lula o ensino brasileiro era o melhor do mundo, hoje não consegue nem atingir a Meta. Assim não tem jeito. E tem mais dois anos ainda pra IGNORÂNCIA se alastrar no Brasil ☹️

jonatanmoriskin