Divórcio de Cônjuges Residente no Exterior

preview_player
Показать описание
Advogado Geovani Santos
Escritório: (21)22539595
Celular (21) 99533-1362

COMPETÊNCIA
DIVÓRCIO

Trata-se de REsp em que o cerne da questão é saber se a autoridade judiciária brasileira é competente para decretar o divórcio de cônjuges que residem no exterior, mas cujo casamento foi realizado no Brasil.

A Turma proveu o recurso ao entendimento de que, no caso, embora atualmente os cônjuges residam no exterior, a autoridade judiciária brasileira possui competência para a decretação do divórcio, visto que o casamento foi celebrado em território nacional (art. 88, III, do CPC).

Ressaltou-se que o mencionado dispositivo legal institui critério de competência concorrente para o processamento de feitos tanto no Brasil como em tribunais estrangeiros.

Dessa forma, se a ação de divórcio origina-se de ato (o casamento) praticado no Brasil, seu processamento poderá dar-se perante a autoridade judiciária brasileira.

Destacou-se que o art. 7º da Lei de Introdução ao Código Civil (LICC), invocado nos fundamentos do acórdão recorrido, cuida de regras de direito material, enquanto a jurisdição dos tribunais brasileiros é tratada pelo referido art. 88 do CPC.

REsp 978.655-MG, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 23/2/2010.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Me casei no Brasil com um australiano. Nos mudamos para a Australia e aqui nos separamos de fato em Abril de 2016. Fomos para a Corte Federal da Australia em Dezembro de 2016 para decidir a guarda do filho, que ficou 100% comigo (solo parenting) - essa ordem judicial me garantiu plenos direitos e total responsabilidade pelo nosso filho, sem precisar do consentimento do pai para nada.
Mas eu Gostaria de saber como devo proceder para efetuar o divorcio legal no Brasil sem que eu e ou o meu ex marido precisemos ir até o Brasil. Essa ordem judicial daqui pode facilitar alguma coisa no divorcio do Brasil?

kikistorrer
Автор

Obrigado pelas informações e parabéns pela iniciativa, apenas uma dúvida. Quanto ao divórcio litigioso por procuração em que um cônjuge esta no exterior e o outro no Brasil. A procuração para a ação de divórcio no Brasil deverá ser outorgada diretamente para o Advogado ou para terceiro? O Advogado pode configurar como Causídico e como Outorgado (Acumulo de funções) no processo judicial?

Muito Obrigado

caiolobato
Автор

Dr. Geovani quando os brasileiros se casam no brasil e os filhos nascem no exterior, a guarda e alimentos como fica. Cabe ação de divorcio no BR neste caso?

viveravidafeliz
Автор

no caso em que o casal (brasileiros) residem no japão, é possível propor a ação do divórcio Litigioso aqui no brasil? desde já, agradeço a disponibilidade DR.

brunocastro
Автор

Eu fugi de relacionamento abusivo de Portugal posso fazer o divórcio daqui do Brasil?

bebelzinha
Автор

E quando se tem filhos menores que nasceram no Brasil, ainda assim pode ser feito?

LavDebora
Автор

Eu moro no Brasil, porém queria me divorciar de uma Pessoa que mora no Peru, como posso fazer me ajudem por favor.

demelorodrigues
Автор

Oque não é certo arruma com facilidade

JoseAntonio-lnnx