Pastor Alemão de TRABALHO vs Pastor Alemão EXPOSIÇÃO - Comparação entre raças

preview_player
Показать описание
Tema polêmico e recorrente aqui no canal, qual a diferença entre os Pastores Alemães de Trabalho (que geralmente possuem cor cinza) dos Pastores alemães de exposição (cor dourado com preto), realmente estão se separando? Como isso aconteceu?

SE INSCREVA NO CANAL videos toda terça-feira e quinta-feira

#caoemfoco #pastoralemao #pastoralemaodetrabalho #caesdeguarda #pastoralemaocapapreta
*******************************************************************
CÃO EM FOCO EDUCAÇÃO CANINA

Somos uma empresa especializada em adestramento de cães desde 2005 na região do ABC, nosso site e redes sociais estão disponíveis abaixo:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá Aninha! Permita-me fazer alguns comentários e, peço por favor que não me leve a mal, não considere uma crítica destrutiva, mas apenas considerações sobre coisas faladas no seu vídeo que devem ser pontuadas, pois, causam desinformação ao público. Por volta do minuto 01:13 vc comenta que "ambos" são providos dos mesmos impulsos e mesmas aptidões; na verdade não existe esse "ambos" quando se trata de cores. Se a abordagem for coloração, são um só; se a abordagem for linha de sangue, aí sim, existe uma divisão clara na prática (não no padrão ou no stud-book) entre duas: "trabalho" e "exposição", que nada tem a ver com as cores, pois, em "ambas" as linhagens estão presentes todas as cores (que não são apenas a cinza e a capa preta, mas outras também, como por exemplo a bicolor, o preto recessivo, o preto dominante etc).

Por diversas vezes vc associa esse conceito "pastores de trabalho" x "pastores de exposição" de forma misturada as cores, o que, repito, nada tem a ver. No minuto 01:32 vc começa a explanar a possível correlação entre cada uma delas e a consequência de seleção para as diferentes finalidades e, comenta a questão dos pastores cinzas nas ninhadas: mas, devido ao mecanismo de transmissão genética, não é possível nascerem filhotes cinzas em ninhadas onde ambos os pais são capa preta. A transmissão dessas cores se dá por alelos que se "comportam" em herança mendeliana simples, por genes autossômicos. O cinza domina sobre todos; o capa preta é recessivo em relação ao cinza, mas, domina sobre o bicolor e o preto; o bicolor, por sua vez, que é recessivo em relação ao cinza e ao capa preta, é dominante em relação ao preto; o preto é recessivo em relação aos anteriores e, portanto, acaba sendo o mais difícil de se encontrar estatisicamente. Exceções a isso eu cito o preto dominante, uma cor rara, e, o branco (não aceito nem existente no Pastor Alemão desde 1933 aproximadamente). Exatamente por isso o cinza ocorre mais em uma população que não sofre pressão seletiva com relação a cor; ou seja, nos cães de trabalho, como a cor não faz diferença, a incidência de cada cor dentro da população geral aleatoriamente acasalada entre si será definida pelo seu mecanismo natural de transmissão. Já nos cães de exposição é o contrário, como vc bem disse, como a cor é um item de seleção e o capa preta é a cor preferida, ocorre nesta população uma pressão seletiva artificial nesse sentido. Portanto, não são suposições que explicam o fato da supremecia de proporcionalidade do cinza nas linhagens de trabalho como vc propõe a partir do minuto 03:08, mas, de maneira bem objetiva, o simples mecanismo autossômico dominante da cor cinza, ocorrendo de maneira natural em uma população onde não há seleção específica do critério cor.

Se, hipoteticamente, tivéssemos uma população global mundial de pastores alemães acasalando absolutamente livre e aleatoriamente entre si, no que tange ao quesito cor, seria apenas questão de tempo para se estabelecer-se uma proporção aproximada de cerca de 60% de cinzas, 25% de capa pretas, 10% de bicolores e, 5% de pretos (não coloquei outras cores ou mesmo o preto dominante, pois, são muito raras e não consideráveis populacionalmente, o que dificultaria o meu raciocínio aqui que é meramente exemplificativo). De fato, científicamente não há absolutamente nenhuma correlação entre cor e desempenho.

Um outro comentário que tenho que fazer é que, não é a angulação traseira dos cães que exposição que predispõe a displasia coxofemoral, ou mesmo, essa "garupa baixa" (como muitos chamam erroneamente) não tem nenhuma correlação com a displasia coxofemoral. É fato que há uma diferença estatisticamente detecdada de incidência de displasia coxofemoral quando se compara as duas linhagens, mas, a causa nada tem a ver especificamente com a superangulação dos ossos do trem posterior. Um estudo publicado no SV-Zeitung de setembro de 2013, pelo Diretor de Criação da SV (Vereinszuchtwart) comenta o seguinte:

"O estudo apresenta ainda um comparativo entre os cães de criação (Zuchthunde) e os cães de trabalho (Leistungshunde) em relação ao percentual médio de animais considerados “NORMAIS” no conjunto da raça. Desta forma os números evidenciam que os cães ditos de trabalho (Leistungshunde) estão 7, 5% acima da média da raça (68, 3% de “NORMAIS”), enquanto os cães de criação (Zuchthunde) situam-se a 1%, aproximadamente, abaixo da média da raça para este tipo de laudo. Há que se considerar que o período observado neste comparativo é o compreendido entre os anos de 1999 e 2013 e que neste espaço de tempo foram radiografados 5.280 cães de trabalho (Leistungshunde) e 9.822 cães de criação (Zuchthunde)." (trecho retirado do documento "ESTUDO DE LOTHAR QUOLL SOBRE DISPLASIA", traduzido pelo Sr Carlos Vianna Netto, do Clube Brasileiro do Pastor Alemão)


E também essa aula que ministrei para uma escola de veterinária duante uma semana de conferências online:

Desculpe minha intromissão, mas, me senti obrigado a intervir e fazer o meu comentário. Aproveito para parabenizar pelo canal e pelo trabalho, os seus vídeos são muito bem feitos, caprichados e, sua comunicação é muito boa. Espero ter contribuido.

MrMaxMacedo
Автор

É uma questão de genética. Geneticamente falando, a coloração cinza é dominante sobre as demais colorações. Então, se você reproduz sucessivamente os cães sem se importar em selecionar uma determinada coloração (que é o caso dos criadores que selecionam em função apenas da aptidão ao trabalho), a cor cinza irá predominar após algumas gerações.

uw_auder
Автор

É engraçado como os comentários mais críticos geralmente afirmam algo que eu falei no video 🤷‍♀️ custa assistir o video inteiro antes de comentar rs? 🤔

CãoemFocoEducaçãoCanina
Автор

Sem dúvidas o de trabalho, lembrando que também tem pastor alemão de trabalho com as cores do capa preta .

antoniosoares
Автор

Tenho um pastor alemão preto linhagem de trabalho e é o melhor cachorro que já tive !!

josecarlospiresneto
Автор

Top. eu crio pastor alemão particularmente não gosto do de exposição, ñ acho bonito a traseira quase bete no chão, q é chamativo é o jeito que eles andam, porém acho que ñ tem muita estabilidade só minha opinião 👍

vidadocampobelezasdanature
Автор

Gosto mais do de trabalho. É mais funcional, eficiente, ágil e tem mais habilidades.

eduardomorais
Автор

Caminhando nas suposições, por tudo que já li e estudei, cheguei as seguintes conclusões: dentro das 4 cores de pastores alemães, a cinza é a dominante em relação a todas as outras, então, no caso de priorizar uma seleção baseada na função a cor que vai ter maior prevalência será a cinza. Essa minha suposição não exclui as apresentadas no vídeo. De qualquer forma, excelente vídeo! Para pessoas que são leigas sobre o assunto, a sua explicação foi muito interessante.

raphaelcarreiro
Автор

Infelizmente achar um cão da linhagem de exposição# com uma saúde boa, se tornou algo parecido com ganhar na loteria, padrões de beleza que comprometeram a mobilidade do cão, um desserviço à Raça

willian
Автор

#amo os dois, queremos segunda parte do vídeo sim❤️ seus vídeos podem ser grandes que nós assistimos tudo😘🥰

ad-xbjf
Автор

Gostei muitíssimo e peço-lhe mais vídeos sobre a dicotomia "trabalho x estética". Se morasse em uma casa teria um Pastor Alemão de trabalho.

gustavosilvacm
Автор

Todos os dois têm a mesma origem, mas o cinza é a cor dominante do Pastor alemão, como os criadores de trabalho não se importam com a cor, a grande maioria dos cães são cinzas.
Os criadores de exposição forçaram uma seleção dos cães capa preta visando exclusivamente a beleza.
Hoje em dia as duas linhagens são separadas geneticamente e o temperamento dos cães é completamente diferente.

TheEllionn
Автор

Ja tive um manto negro. Lindo, inteligente e fiel. Que saudades que tenho dele 😥
Ótimo vídeo parabéns

_rebecchi
Автор

moça seu canal é muito bom, vídeos com conteudo interessante e colocações inteligentes . Não precisava ser tão linda, mas ... Deus te fez assim, e eu sou grato por assistir os vídeos e ver voce

Gustavo-fudw
Автор

Estou impressionado com a evolução desse canal: Os textos estão ótimos, completos e claros, ótimas imagens e a apresentadora está mais linda. PARABÉNS!

rodrigocrispim
Автор

Uma das raças que eu mais gosto, quando tiver uma casa com um espaço legal eu compro um 😅

PedroHenrique
Автор

Os pastores alemães de cor cinza não são exclusividade da linha de trabalho. Existem grandes cães de exposição de coloração cinza, como o Lux von tatzend (VA1 COAPA) e o Timo von Berrekasten (VA2 Alemanha) .

thiagocostatymburiba
Автор

Gosto dos dois, mas sou contra o quadril rebaixado, muito comum nos Pastores Alemães de Exposição, uma vez que isso compromete a saúde deles!!
Como já citei, em comentário anterior, o Pastor Alemão que me reconciliou com os cachorros, por gostar muito de crianças, tinha mãe capa preta e pai ruivo. Puxou do pai a cor da pelagem, uma vez que era predominantemente ruivo.
Creio que fosse de trabalho, uma vez que pulava obstáculos de 2, 5 metros de altura, nas suas brincadeiras. Era manso, e muito amistoso, por ter sido adestrado para isso, por decisão do dono, um médico!! Mas tomava a iniciativa de proteger, na rua, aqueles que eram apresentados a ele pelo dono, como amigos!!
Muito obrigado, por atender ao meu pedido, Aninha Campos!! Parabéns!! Adorei o vídeo!!!

paulogoncalvesdutra
Автор

Show. Aninha, acredito que o fato das cores escuras conseguirem imposição de medo e respeito maiores, possa tb ter influenciado nessa suposta "divisão" de tarefas.

professorteacher
Автор

Essa seleção que foi feita ao longo dos anos valorizando a estética deixou essa raça um pouco fragilizada, é notório a diferença entre os dois cães eu prefiro o pastor alemão linha de trabalho 🙏👍

emersonsantos