Orientações Pós-operatórias - As 5 Regras mnemônicas para o sucesso da sua Cirurgia.

preview_player
Показать описание
Durante a minha alta orientações de suma importância são passadas ao paciente e geralmente ao acompanhante. Quem operou comigo sabe que faço questão de dar a alta pessoalmente e raras são as vezes que meu auxiliar assume essa função.

Isso porque acredito que a minha presença na alta é tão importante quanto durante a cirurgia.

Utilizo uma regra mnemônica para facilitar a lembrança do paciente. São os “5” ãos do pós-operatório. "Posição, Medicação, deambulação, hidratação e alimentação”. Acredito que assim, o paciente e acompanhante se lembrará mais facilmente do que foi orientado. Falaremos sobre cada um nesse vídeo, portanto preste muito a atenção. Na minha receita “padrão”apresento um pequeno resumo dessas orientações. Elas podem ser encontradas no final da mesma.

1- Posição: basicamente falaremos sobre a posição da cirurgia da mama e do abdome. Durante a cirurgia da mama precisamos do comprometimento do paciente com relação aos braços. O cotovelo deve estar “grudado” junto ao corpo. Movimentos com articulação do cotovelo são permitidos mas manter o cotovelo junto ao corpo é muito importante para não colocarmos tensões desnecessárias na cicatriz do “T”invertido da mama, bem como impedir uma movimentação das próteses de mama.
Ao “abrir" o braço, podemos favorecer a uma cicatriz ruim e até mesmo a abertura da mesma. Geralmente 15-20 dias são necessários tecesse processo.

Da mesma forma, na cirurgia do abdome, pedimos para paciente andar "encuravadinha" mantendo ao máximo uma posição de 45 graus. Isso porque ela é operada em posição de Fowler ou semi-sentada buscando uma retirada maior de pele durante a abdominoplastia. Para evitarmos tensão desnecessária sobre cicatriz , migração dessa cicatriz superiormente e até mesmo pequenas deiscências, pedimos pra paciente andar bem encurvadinha. Ao dormir ou deitar para repousar na sua cama, dormir nos primeiros dias com o famoso “Triângulo” e com uma almofada abaixo dos joelhos. Sempre de barriga pra cima , nunca de lado e muito menos de barriga pra baixo.

2- Deambulação: Muito importante! talvez a recomendação que mais previna contra complicações maiores. O andar no pós-operatório ativa circulação das pernas prevenindo a temida “Trombose"que será detalhada num próximo vídeo. Peço geralmente que no primeiro dia a cada 4 horas deambule durante 15 minutos e a partir do segundo dia a cada 2h 15 minutos. A meia de compressão pneumática, quando recomendada, só deve ser retirada com 7 dias. Quando estiver descansando, entre uma caminhada e outra, procure ativar a circulação da sua panturrilhas mexendo o pé em movimentos de extensão e flexão. Nos primeiros dias é normal sentir um pouco de vertigem, tonteiras. Por isso, ajuda sempre se faz necessária nas primeiras caminhadas.

3- Hidratação: Extremamente necessária. Ela não só ajuda na homeostase ou seja no retorno ao equilíbrio do seu organismo como auxilio no processo de eliminação das drogas anestésicas e outras demais utilizadas durante a cirurgia. Uma boa hidratação com no mínimo 2 litros de líquidos por dia (água, suco, chá ou isotônicos ) são tão importantes como as demais orientações.

4- Medicação: Utilizo na minha receita padrão um antibiótico profilático, um analgésico para dores mais fortes (o quê é muito raro) e outro para dores menos intensas e pequenos desconfortos. Nos casos de cirurgias de grande porte como as “combinadas” utilizamos o anticoagulante profilático, uma heparina de baixo peso molecular, feita uma vez ao dia no horário pré-estabelecido na alta. Geralmente aplicada na coxa alternada com intervalos de 24h por até 7 dias. Um vídeo explicativo será apresentado posteriormente. LEMBRE-SE, TUDO DEVE SER FEITO COM BASTANTE CAUTELA. ENTRAR E SAIR DO CARRO, SUBIR E DESCER DA CAMA. O anticoagulante previne complicações maiores como a temida "trombose" mas aumenta a chance de sangramentos. Qualquer movimento mais brusco, tosse, risadas pode favorecer a um sangramento inesperado.
Além disso costumo prescrever complementos de colágeno e vitaminas muito importantes para uma boa cicatrização.

5- Alimentação: Uma alimentação saudável permite uma excelente cicatrização . Não há nenhuma recomendação específica mas ficar longe de gorduras, frituras, chocolate e bebidas alcoólicas previnem complicações locais além de permitir uma excelente cicatrização.

NÃO ABRIR A CINTA OU CURATIVO ATÉ A PRIMEIRA CONSULTA, GERALMENTE 3-5 DIAS APÓS O PROCEDIMENTO (APENAS SE FOR SOLICITADO PELO CIRURGIÃO). A ORIENTAÇÃO SOBRE COMO DEVE SER FEITO O CURATIVO SERÁ PASSADA NESSE PRIMEIRO RETORNO. ADOTAMOS ESSA PRÁTICA COM OBJETIVO DE DIMINUIR AS CHANCES DE INFECÇÃO E EVENTUAIS PEQUENAS COMPLICAÇÕES.

Nunca se esqueça que o seu resultado, o sucesso da sua cirurgia é diretamente proporcional ao seu comprometimento. Obrigado e até o próximo vídeo!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pelo vídeo e a importância das praxes do pós operatório. Orientações importantes!

Автор

Obrigada pelas informações ❤ Que Deus o abençoe 🙏

fatimaquiteriadarochalimac
Автор

Boa tarde Dra Pablo, esse triângulo seria aquela almofada/ travesseiro triangular?

Pode subir e descer escada nos primeiros dias de Pós?

O Dr fará algum video explicando mais sobre o uso do anticoagulante pós cirurgia combinada?

Gratidão 🙏🏻

michelestuzel
Автор

Dr. Pablo.o curativo tem que ser feito todo dia?
E é feito no primeiro dia que o paciente vem pra casa?

neusacardosodias
Автор

Minha paciente não está seguindo as orientações, seria ético alinhar isso com o
Cirurgião da mesma ?

tribebadas
Автор

Minha paciente abre a cinta a noite para dormir 🥹🥹🥹🥹 não está legal

tribebadas