As raízes da violência no Brasil

preview_player
Показать описание
"É possível descrever a história do Brasil como a história social da violência". A violência e a falta de uma política eficaz de segurança pública estão entre os problemas mais graves enfrentados pelo Brasil hoje. O Professor Titular do Departamento de Sociologia da USP e diretor do NEV (Núcleo de estudos da Violência), Sergio Adorno, fala nesta entrevista ao Nexo a respeito dessas fragilidades e mostra como elas explicitam questões estruturais da sociedade brasileira, incluindo as desigualdade social e a violência praticada pelo próprio Estado.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

é mais que óbvio um país em que grande parte do povo vive na miséria e uma pequena parcela controla toda riqueza uma distribuição de renda terrível, um sistema educacional precário, um sistema penitenciário que é um fracasso etc.. enfim é um lugar perfeito para a criminalidade crescer

andrecasas
Автор

Voltando aqui depois de anos, e a violência ainda é algo sem explicação para mim.

mariaclara_
Автор

Caráter não se aprende na escola e sim na família a escola pode até piorar

luizslb
Автор

O Brasil é violento porque os brasileiros são passionais, e não têm educação de qualidade para canalizar (sem falar nas injustiças sociais) isto é para racionalizar toda essa emocionalidade brasileira.

p.anderson
Автор

Como disse Capitão Nascimento, o sistema é foda..

RobinHood-rpuu
Автор

Falou perfeitamente, o problema e que a interpretacao depende do interesse de cada leitor.

maximilienkaluta
Автор

Existe 2 vías pra acabar com isso.
1 união impõe suas leis.
2 investir na infância e juventude de hoje a ter pensamientos desenvolvidos.
Empreender, gestão financeira, ética e moral, esporte e arte, trazer oportunidades de fazer algo pra eles. Preencher a cabeça desses meninos com coisa boa.
A questão é: com tanda desorganização no congresso tudo volta ao ponto ( a intervenção deveria ser mais pensando).

Isaquerailan
Автор

Sérgio Adorno ❤
Mesmo com uma linguagem relativamente simples, não consegue ser entendido por leigos. Só estudando e analisando a história da violência, a forma como ela mudou ao longo do tempo, o contexto histórico, social e econômico, e, ainda, seu público alvo, que, em suma, são minorias sociais. Gosto muito da definição que usa, em sua obra Violencia e Crime, do que é violência e crime. Consigo até entender melhor a classificação de violência realizada pelo Zizek.

anneoliveira
Автор

Discurso é lindo!

Mas o rico gostaria mesmo, que todos os pobres desaparecem da face da terra!

Só sobrasse os serviçais que trabalham em suas mansões!

marceloorange
Автор

É claro que explicar a violência em um país com as características do Brasil teria as dimensões de um verdadeiro tratado e não seria num vídeo de pouco mais de 6 minutos que isso se conseguiria. Questões sociológicas e até antropológicas entrariam, claro, nessa discussão. Mas, teremos, pelo menos, que admitir que muitos aspectos sociológicos foram seguramente otimizados ao longo de décadas do século XX e do início deste. Entretanto, o índice de criminalidade nos aspectos das extremas formas de violência letal, eivadas de covardia e desumanidade mesmo sem resistência das vítimas e, às vezes, por razões desproporcionais ao interesse do meliante leva-nos a crer que algo tem estimulado os criminosos a não temerem por uma possível punição. Esse algo é seguramente a nossa Legislação Penal leniente e cavilosamente engendrada pelos Poderes da República e influenciada pelo pensamento da Esquerda Socialista-Comunista que, há vários anos, dentro das Universidades, partem do princípio de que TODOS os criminosos são "vítimas da Sociedade" (é claro que os de "colarinho branco" acabam se beneficiando dessa assertiva). Aí, vem as Penas Brandas > As Reduções de Penas > As Saidinhas em Datas Especiais > As Progressões de Penas > Visitas Íntimas > Celulares à vontade nas Cadeias. Não há pena que se cumpra integralmente. Pobres dos brasileiros de boa fé. Não dou meu voto a quem não tiver como principal meta de campanha - além de uma educação de qualidade para todos - mudar essa legislação penal ridícula responsável por o Brasil ser do jeitinho que ele é: transgressor, deseducado e pobre (mesmo sendo rico)...

tonyrossas
Автор

Longe de ser cordial e acolherdor como reza a lenda o brasileiro é extremamente violento, um simples esbarrao na calçada pode terminar em morte, num ambiente sem leis, sem punição, a tendencia é a barbárie e a lei do mais forte prevalecer

migueleduardo
Автор

A índia tem um bilhão de pessoas lá não é tão violento quanto aqui, lá sem várias escalas de sociedade e eles vivem relativamente bem e aqui com uma população um quarto menor nos falamos que está incontrolável será isso verdade?
Ou há um grupo que queira isso mesmo na nossa sociedade e vamos levando com a barriga?

pacojosesales
Автор

Perfeito em toda a sua fala. Nossa lei precisa se adequar baseada em estudos da nossa realidade atual. É preciso entender as origens para assim conseguir mudar a realidade. Lutar contra a violência é lutar contra as desigualdades sociais. Isso tudo está interligado.

micka
Автор

A maior violência contra a sociedade é a violência identitária, pois desvia o foco das desigualdades de renda e sociais. Diria q é a violência mais alienante atualmente das massas!!

shermancode
Автор

Isso é a falta de educação, têm quê ter respeito

alanjohny
Автор

Qual o governo em que priorizou a saúde, a educação e a violência? Se há desequilíbrio entre os três poderes da República e conflitos entre os políticos governantes, como pode haver ORDEM E PROGRESSO? Se as verbas dos insumos hospitalares são desviadas e salários dos médicos, não correspondem a realidade, se as verbas destinadas à educação e se os professores não ganham salários dignos, e se a segurança dos brasileiros está ameaçada, por conta de maus policiais e de um sistema judiciário, onde as leis favorecem bandidos e privilegia quem tem alto nível intelectual e poder aquisitivo diferenciado da sociedade de baixa renda, não se pode esperar ORDEM E PROGRESSO. Gritar por justiça em nosso país, é o mesmo que chorar no deserto para tentar encher um buraco seco. Ademais, formadores de opiniões destroem a verdadeira educação, quando vão para as redes sociais, novelas, jornalismo, seriados, programas de finais de semana e realitys, que desconstrem ou até destroem o foco da ordem socioeducativa. É por isso que a falta da boa a educação familiar não é mais exigida. A própria sociedade escolheu abolir a sensura e a crítica dos valores morais e da ética do bem-estar, para adotar linguagem e comportamento que muitas vezes, chocam com as idéias e raciocínios que vão de encontro com a ciência, a lógica e a razão...e todos querem ter razão, sem se importar com o bem-estar físico e emocional do outro.

sidneydacruzbonfim
Автор

E o discurso desse homem é intelectualista, elitista, exageradamente hegeliano... Em breve, desce por favor das tuas ideais, e ao invés de conceitualizar o mundo, aceite a realidade tal como ela se apresenta. Um discurso capaz de enfrentar dificuldades se constrói à partir da realidade, e não das ideias que construimos idealmente da realidade.

p.anderson
Автор

desilgualdade social, mas vejo pessoas com igualdade social e é violento.

Brasilecidadania
Автор

Esse especialista foi dissecado no roda viva

rageMEISTERgs
Автор

O problema do Brasil é criminalidade e não um termo abstrato como violência.

johnlott