Neutro interrompido! O que é e quais os efeitos?

preview_player
Показать описание
Tensão oscilando fora dos parâmetros da normalidade em sua instalação 220V? Especialmente nas tomadas que deveriam ser 127V e estão com a tensão maior que o esperado? Neutro interrompido pode ser uma das causas!

Saber o que significa este rompimento e como identificar e descobrir o caso do fio neutro interrompido pode lhe ajudar a resolver muitos problemas, especialmente em uma reforma ou manutenção de uma instalação elétrica.

Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Demonstrar os tipos de circuitos que podem apresentar problemas por neutro rompido.
- Apresentar as características e por que o neutro rompido é um problema.

Abordamos os seguintes itens no decorrer deste vídeo:
- O aumento de tensão por rompimento de neutro só acontece em casos de circuitos bifásicos ou trifásicos.
- Em caso de circuitos monofásicos o rompimento de neutro causa apenas a inutilização do ponto de tomada.
- Nos sistemas bifásicos o rompimento de neutro acarreta o aumento da tensão nas tomadas de mesmo circuito sempre que uma carga for ligada a uma das tomadas, fazendo com que as tomadas fiquem em série fechando entre as fases.
- Como se o neutro interrompido criasse um jump entre as fases, porém sem carga a tomada passa a indicar 0V de tensão.
- O correto em casos onde haja sistemas bifásicos ou trifásico, em que sejam usados tensões monofásicas é a utilização de uma fase para cada circuito e um neutro individual para cada circuito, evitando assim que o aumento de tensão das tomadas, em caso de rompimento de neutro, não ocorra em todas as tomadas da instalação.

Partes em destaque neste vídeo (editar anotações):
00:34 - O neutro é o ponto de 0V de uma instalação elétrica que usa sistemas monofásicos.
01:35 - Para que não ocorra neutro interrompido é muito importante instalar corretamente tomadas e os outros componentes de uma instalação.
02:02 - O teste para identificação do neutro interrompido é feito com uso do multímetro na escala de medição para tensão elétrica.
03:09 - As tomadas em projetos elétricos tem uma simbologia diferencia dependendo do tipo de tomada e onde a mesma está instalada.
03:53 - As instalações monofásicas, bifásicas e trifásicas tem de ser protegido por disjuntores respectivos para a quantidade de fases.
04:47 - As cargas fazem parta da composição de um circuito elétrico, e quando elas estão conectadas em circuitos com neutro interrompido é que todo problema começa.
05:44 - Na distribuição e separação dos circuitos alguns cuidados devem ser tomados e a norma especifica todas as regras para a divisão dos circuitos.
06:27 - Em um projeto, os circuitos de tomadas são identificados por números e potência destas tomadas.
07:27 - O neutro é identificado em uma instalação pela cor azul claro segundo a norma NBR 5410.

Outros vídeos que complementam este assunto:

Participam deste vídeo:

Henrique Mattede

Edição de vídeo: Alex Teixeira Benfica

#MEL_00420
--
O Mundo da Elétrica é um canal de eletricidade, elétrica e eletrônica com vídeos de qualidade para você aprender pelo celular, tablet ou na TV da sua sala. Elétrica para todos! Curso de comandos elétricos, aulas de elétrica online, manuais em PDF, esquemas elétricos e explicações sobre NR 10 e outros conceitos!

Participe do Mundo da Elétrica:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Aconteceu comigo! Nunca imaginei que passaria por esse problema. Vou deixar o relato aqui porque poderá ser útil para outros. Em minha casa, a ligação é bifásica. 220v + 220v + neutro. Uso uma fase para parte de cima e outra para parte de baixo. Fiz uma pequena alteração em meu qdc e não percebi que o neutro que entra no DR havia escapado. Quando religuei a chave, um estabilizador fez um barulho muito alto; desliguei na hora, mas não entendi o que estava acontecendo. Religuei e ouvi a queima de um equipamento elétrico. Desliguei novamente e só então percebi que o neutro que vem do relógio estava solto. Ou seja, toda minha casa passou a ficar com 380v. Por sorte não queimou mais aparelhos. Esse vídeo foi fundamental pra eu entender o que havia ocorrido. Muito obrigado, Mundo da Elétrica. (Dica: não conectar os cabos diretamente sem usar aqueles terminais, pois eles acabam folgando com o tempo).

joaovictordelimaassis
Автор

Passei por uma situação parecida, trabalho em uma empresa em um lugar onde trabalha varias empresas terceirizadas, uma empresa elétrica de renome deixou um ponto de energia para nossa empresa, 380 volts 3 fases+ N, trouxeram o neutro por um condutor verde, mas como é uma instalação provisoria por no máximo 4 meses não dei importância, desliguei minha rede que estava pronta a 3 meses funcionando perfeitamente do gerador e liguei no ponto que eles me deixaram, as lampadas piscavam igual arvore de natal, na hora me liguei e fui até o QDC deles abaixo do transformador e eles na hora da correria ligaram o neutro em um terra TT. Fiz a correção e tudo ficou perfeito. Ótimo vídeo, parabéns!

robamil
Автор

Pra mim, vc é o melhor professor de elétrica do YouTube! Parabéns pelo trabalho e dedicação Henrique Matede.👏👏👏👏👏👏

maysonmackenze
Автор

Ótima explicação! Pessoal da concessionária não apertou bem o cabo do neutro no medidor, resultado, neutro interrompido para casa toda! Tomadas entre 350V e 110V! Um susto!

EmersonWiller
Автор

Moço eu te amo! Consegui resolver a treta que tinha dado aqui em casa só assistindo seu vídeo

Srtgabrielle
Автор

Bom vídeo. Hoje mesmo, nunca tinha acontecido mas numa instalação trifásica 380 v com ligações com neutro.
Fase e neutro marcava 220 no multímetro mas não acionava a bobina da contatora. Vimos que o neutro da rede interna estava interrompido.
O mais interessante é que marcava no multímetro 220 v porque tinha o neutro colado no terra mas na hora que precisava de carga não tinha. Ou seja, marcava volts mas não ligava a carga....e oi terra estaria não aterrado....
Ainda não conclui a reinstalação do neutro, mas achei
Interessante.

adrianogomes
Автор

Muito bom o video, mas existe uma questão importante em relação a parte do neutro dividido em circuitos, vale lembrar que todos os neutros estaram interligados em um barramento e caso o neutro interrompido seja o que vem da medição todos os neutros estão flutuando devido a interligação dos mesmos no barramento no quadro geral.

vagneroliveira
Автор

O melhor vídeo aula sobre neutro interrompido que achei. Belíssima explicação! Valeu professor! 👍👍👍

marcosfreitas
Автор

Graças a Deus olhando eu os ensinamentos vocês.aprendi fazer ligações elétrica de minha casa mas pretendo fazer um curso.meus parabens

danielfreitas
Автор

Explicação nota 10 como sempre. É de pessoas iguais a você que precisamos; pessoas que compartilham o que sabem.Que Deus abençoe a todos desse canal.

CarlosAndre-czng
Автор

Grande mestre, parabéns, agora sei o porquê recebi uma descarga elétrica ao manusear um cabo neutro com o circuito devidamente desativado em um apartamento novo!
A construtora compartilhou o neutro no AP inteiro!
Ou seja ETA sempre energizado. Por outros aparelhos.

marcosdugois
Автор

Muito bom! Excelente esse vídeo! Fiquei só com uma dúvida. Suponhamos que o neutro se rompe no poste, na rua, os neutros dos circuitos se encontrarão no barramento de neutro dentro do quadro de distribuição. Nesse caso, o mesmo problema de retorno da fase pode ocorrer? Ou o aterramento funcional do medidor impede essa anomalia?

orlando
Автор

Cara parabéns !!!Explicação com total embasamento, e de grande relevância, inclusive pra mim que estou iniciando na elétrica. Obrigado prof Henrique. Abraços!@

ricardomattias
Автор

ótima explicação. Pela primeira vez consegui entender o problema integralmente. Parabéns ao Mundo da Elétrica.

alexsandrobarcellos
Автор

muito bom vídeo como já te disse trabalho para a concessionária de mg a cemig, e atendo várias reclamações sobre tensão elevada e na maioria das vês por falta de neutro e muitas antes do padrão de entrada ou seja no ramal de ligação. não sei como é em outros estados mas em minas oque ajuda bastante e o fato de o neutro ser conectado a aterramento não padrão de entrada

MarceloMedeirosmarcelomms
Автор

Obrigado meu bom rapaz, deus te abençoe, rapaz bondoso, e útil

luizsemedo
Автор

BELO COMENTÁRIO! FOI MAIS OBJETIVO E DIRETO EM COMPARAÇÃO A UM OUTRO CANAL QUE ASSISTI. E MAIS CLARO NAS EXPLICAÇÕES TAMBÉM, PARABÉNS

aadenunciareal
Автор

Parabéns pela sua explicação! tenho uma dúvida... O neutro vai estar todos interligados lá no barramento. Isso n vai fzr as tomadas ficarem em série umas cm as outras msm assim, em caso de interrupção do neutro? E consequentemente a elevação da tensão?

diegocarvalho
Автор

ótima explicação, já atendi várias ocorrências, sabia que era falta de neutro mas não entendia esses detalhes... parabéns. ..

luizfilipedionisio
Автор

Amigo, vc comentou que neutro interrompido em instalações monofásicas não dá problemas, mas isso é semi verdade! Acabo de sair de uma reforma onde o neutro estava chaveado pelo disjuntor! Neste caso, com o disjuntor LIGADO tinha 127v entre fase-neutro. Quando o mesmo foi DESLIGADO 0v entre fase-neutro. Um problema não tão grave até vc pegar nos fios, onde ambos apresentaram 127v em relação a terra! Problemas não, perigo sim!

GringoXaba