POR QUE O NEUTRO TEM CORRENTE, MAS NÃO TEM TENSÃO?

preview_player
Показать описание
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:

Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:

__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:

__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇

__________________________________________________
Porque o neutro tem corrente, mas não tem tensão? Neutro dá choque?

Apesar de parecer uma pergunta simples, muitos eletricistas ainda tem dúvidas sobre isso. Eu posso adiantar que a pergunta apresenta alguns erros, mas mesmo assim vamos responder na teoria e na prática. Neste vídeo vamos usar os termos mais populares como levar choque, dar choque para facilitar o entendimento.

A primeira coisa que temos que entender é a diferença entre tensão e potencial. Em nosso sistema elétrico podemos dizer que as fases estão em um determinado potencial, mas não o mesmo, pois estão defasadas de 120° já o neutro está em outro, teoricamente zero, porém quando medimos tensão entre fase e neutro ou até mesmo entre fases, não estamos medindo o potencial, mas a diferença de potencial, ddp. Se minha fase está no potencial 127 e meu neutro em 0, a diferença de potencial entre fase e neutro é 127V. Perceba aqui que se por uma falha no transformador, meu neutro tivesse um potencial de 100V e minha fase 227V a ddp ou tensão fase e neutro ainda seria 127V.

Vimos em dois exemplos a mesma tensão, porém com o neutro em potenciais diferentes. Ainda em nosso sistema elétrico, o neutro está aterrado tanto no transformador da concessionária quanto nos medidores de nossas residências, então podemos afirmar que o neutro, teoricamente, tem potencial zero e, seguramente, tem o mesmo potencial da terra. Aqui eu aproveito para te indicar três vídeos do canal. “De Onde Vem o Neutro”, “Porque o Neutro é Aterrado” e por último “E se o Neutro Não Fosse Aterrado”. Neste último vídeo mostramos que dependendo da situação, é possível que alguém sofra um choque elétrico no neutro.

Então sobre a pergunta “Neutro dá Choque?” posso te garantir que sozinho não, nem neutro e nem fase. Se alguém estiver totalmente isolado e tocar em um destes condutores, estará no mesmo potencial que ele, agora se eu estiver entre uma diferença de potencial já tenho o risco de choque.

Posso então estar em contato com o neutro e acidentalmente tocar na fase. Quem me deu o choque? A diferença de potencial, então preferimos responder que sim, dependendo da situação o neutro pode dar choque. Nós entendemos que fazer certas afirmações pode incentivar pessoas a se sentirem seguras em determinadas situações sem levar em conta certas possibilidades. Com eletricidade não se brinca!

Falando agora sobre corrente, a verdade é que nem fase nem neutro tem corrente. Imagine a tomada de um micro-ondas em uma residência. Sem que o micro-ondas esteja ligado a essa tomada, nem fase, nem neutro tem corrente. A partir do momento em que o equipamento é ligado, se eu tenho a diferença de potencial correta, tenho circulação de corrente instantaneamente, tanto na fase como no neutro. Existe algum exemplo em que temos circuitos fase e neutro com corrente na fase e não no neutro? Teoricamente sim. Em um circuito equilibrado em estrela se eu tenho três cargas idênticas fase neutro em fases distintas e compartilhando o mesmo neutro, terei correntes nas três fases e nenhuma corrente no neutro. Digo teoricamente porque na prática é quase impossível um circuito 100% equilibrado.

Então é isso pessoal, mostramos que em resumo o correto é afirmar que tanto neutro e fase tem potenciais e desde que eu tenha uma carga, ambos terão também corrente elétrica. Fuja de polêmicas que não acrescentam nada além de incentivo a cometer erros tentando provar se A ou B dá choque. Mantenha o foco no conhecimento e em assuntos que podem realmente fazer diferença na sua profissão. Até a próxima!

💡 Se liga na #eletricity 💡
__________________________________________________
Produção e Edição.

🎬 Adoniran Freitas
🎬 Afrânio Freitas
🎬 Maecilei Leal
🎬 Dálcio Araújo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*

Planilha de Cálculos Elétricos:

Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:

Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:

eletricityeletrica
Автор

São informações bem explicadas como esta que desbancam "achismos", e merecem _MAIOR ATENÇÃO_ do que discussões fúteis. 👏👏👍

Alan_Garcia
Автор

Vim correndo pra aprender mais e mais, com o melhor canal de eletrica do mundo.

marcoaurelio
Автор

Seu canal merecia muito ter milhões de inscritos, com todos esses conteúdos que tem no canal
Digo com sinceridade: vc, Leônidas Borges, mundo da elétrica, engehall, vcs são os melhores

Jhucimarh
Автор

Por favor, como alguém dá um deslike numa aula maravilhosa

ariamassum
Автор

Foco no conhecimento, essa é a frase chave!

alexandrejorgedelunajorge
Автор

Parabéns pelo uso deste espaço, que não é perder tempo e sim ganhar tempo e tranquilidade, porque um serviço realizado com este conhecimento aqui no eletricity e segurança para ambas as partes .

fernandessergio
Автор

🇧🇷Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.. Família Global Tec Brasil Presente no Like 👍👍👍

Globaltecbrasil
Автор

Ter o conhecimento correto faz toda a diferença e, se for colocado em prática, pode evitar acidentes e salvar vidas.

weniohenrique
Автор

O diferencial do canal é teoria mostrada na pratica....parabens

hildojr
Автор

Que Deus lhe proteja sempra, professor!

claudemiromedeiros
Автор

Boa noite professor esse tema realmente é polêmico revirei o you tube e só achei um vídeo sobre o assunto.Como sempre show de bola professor

Marques
Автор

Profissional é quem tem conhecimento de sua profissão. Foco no conhecimento! Certíssimo professor!

gustavopires
Автор

A didática e qualidade se equivalem nesse canal.
Obrigado por dividir o conhecimento conosco.

luizalmeida
Автор

Hoje um assunto com colegas sobre aterramento na indústria dei algumas dicas pra eles e pedir pra se inscrever no seu canal

carlos
Автор

Este canal está de parabéns. Precisamos de pessoas e profissionais assim. Concerteza o Adoniran é apaixonado pelo q faz. Deus abençoe todos nós aqui dos comentários

danielbatista
Автор

Boa noite Mestre Adoniram!
Sempre vídeos explicativos, com fundamentação e utilidade.
Até ao próximo vídeo.
Fique com Deus 🙏🙏🙏🙏.

itamarmartins
Автор

Boa pergunta caro Jonas Munes. Já vi padrão de entrada, em que o disjuntor é "SEPARADO" do medidor, o que acho mais correto.
Sou eletricista e não concordo com três coisas do atual "PADRÃO" de entrada, e uma delas é um "ABSURDO", vou enumerar abaixo:
1 - "CAIXA DE PASSAGEM ENORME"(caixa padrão trifasica) quando temos uma instalação monofásica e uma bifasica ou trifásica no mesmo muro, já que passará apenas quatro condutores elétricos, uma caixa do padrão monofásico era o suficiente.
2 - Caixa padrão, em que o disjuntor fica "FICA REFÉM" na caixa em que é lacrada e em caso de defeito, "IRÁ ACARRETAR PROBLEMAS E PREJUÍZO" para o cidadão
3 - Material de pessima qualidade, "A FRAGILIDADE É ENORME", desde a caixa em si, bem como a tampa, e o pior, "A TAMPA AMARELA E FICA INVISIVEL O MEDIDOR", e aí o que fazer?
"NÃO SE VENDE SÓ A TAMPA". A caixa também "ESFARELA" em pouco tempo, mesmo aquelas embutidas nas paredes.
A sua pergunta é pertinente, porém veja:
"O POSTE DE ENTRANDA É DO CONSUMIDOR. OS FIOS DA ROLDAMA ATÉ A CAIXA, A PROPRIA CAIXA E O DISJUNTOR, É O CONSUMIDOR QUE COMPRA", assim sendo, "PERTENCE AO CONSUMIDOR" e não a concessionária.
Se a concessionaria "LACRA A CAIXA" e o disjuntor "FICA INACESSÍVEL" ao consumidor para a "SUBSTITUIÇÃO" em caso de "DEFEITO", pela lógica, "DEVERIA SER DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA, SEM NENHUM ÔNUS PARA O CONSUMIDOR, EXCETO O DISJUNTOR", porém "NUNCA VI A CONCESSIONÁRIA EXECUTAR ESSE SERVIÇO", pode até ser a responsável, porém "NENHUM CONSUMIDOR IRÁ ESPERAR UMA ETERNIDADE, PARA QUEO SERVIÇO SEJA EXECUTADO", e chamam um eletricista para executar. "SE O PROCEDIMENTO ESTÁ CERTO OU NAO, TAMBÉM NÃO SEI", creio que no "CONTRATO" não cita essa informação.
Veja "EXCELÊNCIA E RAPIDEZ" de uma concessionária, "A CHAMADA POR FALTA DE NEUTRO" de um consumidor, fora as 09:00 hs. e a equipe para "EXECUTAR O SERVIÇO" chegou as 19:00 hs. e essa "RAPIDEZ SUPERSÔNICA" não aconteceu e "NÃO ACONTECE ESPORADICAMENTE", mas sim, "É REGRA", aconteceu com outro consumidor que me chamou para "VERIFICAR" anormalidade, "LAMPADA FUNCIONAVA, ELETRODONESTICO NÃO", nos dois casos, o primeiro, "O FIO NEUTRO ROMPEU", no segundo caso, "O FIO FASE ESTAVA FROUXO" e o poste da distribuição da concessionária.
"NÃO HÁ QUALQUER SERVIÇO PREVENTIVO" por parte da concessionaria, "EXISTE EQYIPAMENTOS" que "DETECTA PONTOS QUENTES" e isso é oriundo de "CONEXÃO FROUXA E CABO (fio) DANIFICADO, e isso "EVITARIA PERDA DE FASE" que é a falha mais comum.

valdirsales
Автор

Agradecido por mais esta super aula da Eletricity, um tema dificil de abordar. Parabens, Adoniram poderia fazer um video sobre as ligacoes nos Disjuntores por cima ou por baixo devemos entrar com a fase.

regisdutra
Автор

Obrigado, Professor! Sempre quis saber disso mas ninguém ensinava nos vídeos!

geraldobarros