Autistas são mais empáticos?

preview_player
Показать описание
Primeiro artigo citado (carta ao editor do Journal of Autism Dev Disorder, por Adam Smith):

Segundo artigo citado (publicado no journal of Social Cognitive and Affective Neuroscience):

Me siga no Instagram: @ChimuraWill
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu sou asperger e concordo com o estudo, sou bem inexpressivo e meio frio com relação as situações, porem, a partir do momento que compreendo o que se passa na mente da outra pessoa, ou se entendo o contexto de algo 'triste', geralmente apresento reações acima do comum, ate mesmo chorando bastante diante daquilo.

viniciusdragaoazul
Автор

Eu sou autista. Eu sinto uma empatia paralisante.
Não sinto na hora, mas conforme meus estudos e conhecimento de mundo acabo entendendo pelo o que a pessoa passa.
Muitas vezes sinto mais e fico mais indignado que a própria pessoa alvo da minha empatia, principalmente por motivos sociais.

maderal
Автор

Meu filho de 40 anos, que recentemente descobri que é autista, ele vive muito bem com ele mesmo, prefere estar só, do que estar com pessoas; e não demonstra vinculo com ninguém e sempre muito enfático nas suas opiniões, sem se importar com o que as pessoas pensam. Todos da família acham ele estranho.

claudiamolinari
Автор

Seus temas são sempre pertinentes. Aguardo o vídeo que sugeri sobre bullying.

amabilycaliman
Автор

Na minha experiência pessoal como autista leve, quando eu entendo a situação racionalmente a emoção começa fluir e vem a empatia.

christopherharrys
Автор

É muito interessante mesmo esse artigo novas descobertas. Você fez.

marlenematos
Автор

Isso que você falou é bem o que eu havia dito para a minha psicóloga: "desde que eu entenda e concorde que a situação é digna de empatia, eu tenho empatia até demais 😂. Mas se eu não entender a situação como algo que pede empatia, vou ficar indiferente mesmo".

Sammy_sm
Автор

De minha parte, gostaria que você continuasse a trazer esse tipo de conteúdo, porque o faz de forma bem objetiva e fundamentada; isto é, você estuda um assunto que já diz respeito à sua experiência existencial, e ao traduzir em linguagem tudo isso, o faz de forma eficiente pela objetividade e o uso muito adequado do idioma.

micheldolagoamaro
Автор

Sou autista. Acontece-me ter de evitar certas situações que vão envolver emoções fortes (mesmo com outras pessoas) se souber que isso me vai fazer mal à cabeça. Não é que não queira saber da situação mas é uma forma de me proteger emocionalmente para evitar mais burnouts.

LuaEvaLazuli
Автор

Desde pequeno eu tive uma visão diferente da maioria das pessoas em relação ao autismo. Sempre tratei os que eu via com naturalidade. No meu trabalho mesmo, eu estava proximo de um garoto, mesmo ele quieto no momento, eu pude perceber que ele era autista. Ele estava em uma fila, então começou ficar nervoso. Ele apresentava ter 10 anos. Então eu via pessoas assustadas, ou rindo. Pessoas que tem preconceito ou simplesmente n conhecem sobre. Eu apenas cheguei proximo dele, e ele pegou em minha mão, e eu fiquei com ele ali ate o pai pagar a conta e buscar ele. Eu entendo as reações autistas, e as pessoas deveriam buscar entender e respeitar. Muito bom os seus videos, continua mostrando sua visao do mundo para todos!

jonbarbosajk
Автор

Você tem me ajudado a entender meu filho de 14 anos. Ainda não passamos no neuro, porém o psicólogo do Colégio me disse q o autismo dele é leve/moderado.
Gratidão por nos instruir em relação ao desconhecido.

lainelaine
Автор

Essa empatia é que deve levar alguns autistas a causas sociais, por exemplo, né?! Faz muito sentido.

marianaspecian
Автор

Depende da situação e da pessoa... quando tenho empatia é muito forte, até choro, e quando eu não tenho eu sou bem frio.

Fabi_Bax
Автор

Gostei muito desse tema. Sou autista e tenho hiper empatia e muitas vezes é ruim pq pessoas se aproveitam de mim por perceber que me preocupo demais com seus problemas.

iramildeamorim
Автор

Sou hiper empática na questão cognitiva e não emocional. Se eu sei que é uma ficção véu não me emociono, mas se eu vejo alguém com um sofrimento real eu me coloco inteiramente no lugar da pessoa.

cassiaoliveira
Автор

Sou autista e sinto que em muitos momentos, pareço muito mais sensível do que as pessoas típicas...

fabricionicoloso
Автор

William, você esclareceu muito, por as pessoas leigas acreditam radicalmente que a pessoa com transtorno altista não tem empatia.

Zhnk-myz
Автор

ótimo vídeo, adorei, principalmente por conta do embasamento científico!!
faça mais vídeos nesse estilo ;)

brunomendes
Автор

Quando criança eu era isolado, focado nos estudos e sentava como o L mesmo sem nunca ter visto, talvez nem existisse na época. Ao longos dos anos levantaram esse questionamento por eu ser diferente. E acabei realizando dois diagnósticos, o primeiro de asperger, e o segundo alguns anos depois como alto desempenho ou autismo leve. Tive bastante dificuldade social no ensino médio, passei por terapia, comecei a estudar comportamento humano e formas de me incluir socialmente.
Até o ponto que me tornei músico e me tornei popular durante um tempo, me senti feliz como nunca. Até que o ensino médio acabou, perdi contato com as pessoas e me afundei em depressão. A partir desse momento, diversas vezes ao conhecer novas pessoas e criando novas amizades, ao ouvir relatos tristes de amigos eu fiquei tão mal que tive diversas vezes crises de pânico em lugares públicos.
Tive que inclusive me afastar de certas pessoas por isso. O que se tornou um dilema pra mim, pois pra mim, hj o que realmente importa são as pessoas ao nosso redor, o que fazemos por elas e o que elas fazem por nós. O mesmo sofrimento que passei, não desejo à mais ninguém. Então esse dilema se baseia em se aproximar de pessoas, e ajudar outros que precisem de ajuda também e sobre sofrer nesse processo.
Hoje em dia preciso de diversas medicações que cada vez me deixam mais preocupado pois estou com tremor essencial como efeito colateral...

RedZoneCountess
Автор

Eu acho que e difícil demonstrar sentimentos cheguei de viagem meu neto ficou feliz mas não sabia demonstrar então falava nem lembrei de vc kkk depois no carro ficou segurando minhas mãos quando olhei pra ele aí soltou rapidinho e falou nem sei porque fiz isso kkk eu falei porque vc me ama só virou os olhos kkkk depois de seguir esse canal aprendi muita coisa lhe sou muito grata William Deus te abençoe 😘

neilmafarias