Existe racismo reverso? | Ponto de Partida

preview_player
Показать описание
Quando a cantora Iza é atacada logo após dar luz a um bebê porque a mão da criança é branca, por que não temos coragem de denunciar a covardia das redes sociais pelo que ela é?
-
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no Youtube do Meio. Inscreva-se!

#Iza | #cantora | #racismo | #crianças | #meio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Eu pensei que não existissem mais jornalistas corajosos. Estava errado.

smogunner
Автор

Se xingar uma bebê pela cor da pele não for racismo, então nada mais é

lucasjleandro
Автор

Não existe racismo reverso, racismo é racismo. Não importa a sua cor, se trata alguém diferente apenas pela cor é racismo

sjbb
Автор

Sou branco, minha namorada é preta. Ela é pianista e outro dia uma mulher preta a reconheceu em um evento e deu uma tietada. Depois me deu parabéns por estar com uma mulher tão maravilhosa e completou, "nada contra você, mas... (gesto com a mão indicando minha cor) né?". Na hora passou batido, mas aquilo ficou na minha cabeça e conversamos em casa. Minha namorada ficou bem impressionada pela tiete, sem ter nenhuma informação sobre mim, me diminuir porque eu era branco. Conversamos sobre isso, sobre como foi ofensivo e desagradável, sobre como vamos lidar com situações que por ventura voltem a ocorrer com um ou com outro, por sermos um casal interracial, mas em nenhum momento usamos a palavra "racismo". Descrevíamos e problematizávamos o demônio, mas, por sermos progressistas, não nos sentíamos no direito de dizer seu nome, nem entre quatro paredes, ainda que soubéssemos que ele estava lá. Setores da esquerda interditam o debate e até a academia, que deveria ser o local por excelência da problematização, fortalece a patrulha.

Renato_Amado
Автор

Eu como alguém de centro no espectro político preciso cada vez mais garimpar um bom jornalismo que seja o mais afastado possível dos pontos cegos dos extremos da política. Encontrei o Meio e isso tem me feito um bem danado.

brunogonzaga
Автор

Nem terminei de assistir, mas já posso afirmar: muito corajoso, Pedro!

gladstonearantes
Автор

"Quem se identifica como direita hoje tem mais liberdade pra pensar do que quem é de esquerda." Eu como um ex-esquerda e atual centro não poderia concordar mais com essa afirmação, a direita permite pensar e contestar absolutamente tudo, até coisas idiotas, na esquerda se você colocar em dúvida qualquer pauta identitária como fazer uma afirmação: "Homens e mulheres são intrinsicamente diferentes." as pessoas já te xingam de tudo quanto é nome.

Joao
Автор

Pedro não existe racismo reverso por um motivo simples: não precisa chamar de reverso, é tudo racismo.

Rafael_Francisco
Автор

Parabéns, Pedro. Este Ponto de Partida foi simplesmente um dos melhores da história: "TODA HIPOCRISIA AFETA CREDIBILIDADE." O Brasil é um país de faz de contas, infelizmente.

alyssonpierre
Автор

Sou negro e não existe racismo reverso, existe racismo e isso é triste.

edlinux
Автор

Eu sou professor universitário no exterior, mas tenho muita relação com o mundo universitário e acadêmico brasileiro. Conheço várias histórias bizarras relacionadas ao identitarismo. Gente ameaçada por ter escolhido um orientando branco numa seleção em que tinha um candidato negro (foi acusada de racismo); outra ameaçada porque pensou em dar o nome de Dandara para a filha (e pessoas do movimento negro disseram que ela estava se apropriando de um nome negro); professor que foi ameaçado com uma cadeirada porque disse que não achava gênero neutro na língua portuguesa algo imprescindível, etc.
Eu sou tratado como inimigo porque defendo a mestiçagem e porque me considero pardo e não negro. Me chamam de "freyriano" em tom de deboche. Dizem que eu adotei o racismo e me tratam como um débil mental. Eu, assim como o Pedro, adoro o Darcy Ribeiro e acho chocante como ele é tratado como lixo por essa parte da esquerda. Uma pessoa uma vez me disse na internet que Darcy Ribeiro era racista e que deveria ser banido da universidade. Eu considero "O povo brasileiro" um dos livros mais importantes de todos os tempos. No fundo, essas pessoas têm ódio do Brasil real, elas preferem um país imaginado à semelhança dos EUA. Elas rejeitam o Darcy, um cara que criou um pensamento latino americano original e que dialoga com os americanos e europeus em pé de igualdade, mas gostam de autores do movimento negro de hoje que apenas reproduzem autores americanos sem nenhuma independência ou criatividade. Essa esquerda identitária fala mal dos Estados Unidos 24 horas por dia, mas no fundo queria era viver lá. Eles acham nosso país uma grande decepção e choram por não sermos como os EUA. Nunca a academia brasileira passou por uma crise de criatividade tão grande como hoje. Principalmente no que se refere às interpretações do Brasil. Muita gente critica o excesso de antiamericanização das esquerdas brasileiras no passado, e essas críticas estão, em parte, corretas; mas, pelo menos, no passado a gente tentava pensar nosso país de modo original, a gente não queria ser colônia mental ou epistemológica de ninguém. Hoje, muitos identitários tem orgulho de copiarem os EUA e adoram usar expressões em inglês que os pobres não entendem. Depois reclamam que os pobres votam na direita. Como ganhar a favela falando "mansplaining"? O pior: esses mesmos identitários, muitas das vezes, lotam congressos sobre teoria decolonial, e dizem que tem horror ao imperialismo.
Hipocrisia demais!

tiagocarioca
Автор

Vamos lembrar do RS quando sofreu a tragédia o tanto de pessoa comemorando dizendo que tinham morrer porque eram brancos teve gente de esquerda falando isso absurdo total.

fabriziomarangoni
Автор

Só tenho uma coisa a dizer: Parabéns pela coragem, Pedro. Impecável

leomoreira
Автор

Faz alguns anos que tenho me afastado do progressimo, muito por motivos como esse que aconteceu, a falta de racionalidade que eu achava que estava atacando também estava ao meu lado e meu orgulho não quis assumir, assumir que diante desse papo todo de diversidade que é importante eles não adimitem a diversidade de ideias, sobre essa diversidade existe hostilidade.

augustograssi
Автор

Como é livre a vida de quem não tem compromisso ideológico com quem quer que seja.

ToxiKHarmst
Автор

Vídeo corajoso e EXTREMAMENTE relevante!

fabio.machado
Автор

Eu prefiro chamar o "racismo reverso" de racismo de vingança de ressentidos que passam a generalizar a sua raiva contra todos os de pele branca.

AntonioAraujo-rgil
Автор

Me sinto orgulhoso por seguir o meio por longos 5 anos. Desde a primeira vez que ouvi o Pedro expressando suas ideias, me senti representado, senti como se tudo o que eu pensava agora estava saindo da boca de um jornalista. O jornalismo respira, esse vídeo foi um sopro de esperança ao jornalismo sério. Pedro, continuei fazendo esse trabalho maravilhoso e vida longa ao meio.😊

georgepacelli
Автор

Pedro, parabéns por este Ponto de Partida. Este, especialmente, deveria virar artigo na midia. Nao vai ter jeito, vou ter de assinar o Meio.

robsonmorais
Автор

Devo dizer que é muito difícil viver na bolha que fiscaliza TUDO que você fala e te julga/cancela sem nenhum direito de defesa. Conviver com esse tipo de pessoa faz com que fiquemos mais intolerantes, justamente o oposto do que deveria acontecer em grupos que abraçam diversidade. Efetivamente essa cultura do cancelamento é um tiro no pé para qualquer movimento que abrace essa maneira nociva de lutar contra os mais diversos preconceitos que ocorrem a toda hora.

dimigust