Desigualdade Racial no Brasil - 2 minutos para entender!

preview_player
Показать описание
Entenda em 2 minutos o que é a desigualdade social no Brasil, a cada 12 minutos um negro é assassinado. Não para por aí: a cor da sua pele influencia na sua educação, saúde e renda.

Segundo o IBGE, negro é aquele que se identifica como preto ou pardo. Veja como estamos longe de sermos igualitários em um país onde o preconceito racial atinge mais da metade da população.

👍 Curtiu o vídeo? Deixa seu like e comenta o que mais gostou.

Siga-nos em outras redes:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

_Ninguém precisa ser NEGRO para LUTAR contra o RACISMO, apenas precisamos ser humanos e ajuda-los!_

samuel
Автор

Não importa de você é de direita ou de esquerda. Racismo existe, racismo é um problema.

Juliana-dukk
Автор

E ainda tem gente que fala que o racismo não existe.

mila
Автор

Essa semana eu tenho uma prova de história sobre desigualdade racial, espero que seu conteúdo me ajude a tirar uma nota boa na prova, obrigada pela ajuda

sarahsarmento
Автор

A representatividade da mulher negra na TV brasileira precisa ser mais do que o papel de uma empregada, uma doméstica pobre ou uma personagem caricata pobre pra ser engraçada

roniviana
Автор

Isso é triste, eu estudei em uma escola particular que só tinha UMA negra na escola INTEIRA, todos olhavam estranho para ela... Doía o coração, e a mãe dela era tão gente boa, mas os outros pais nem falavam com ela. 😔😔

julyanascarpatti
Автор

Não consigo entender que pessoas ainda exclui as outras só pela a cor de sua pele, meu Deus isso é demais.

rafaelfranca
Автор

Cresci em meios totalmente brancos, mal convivi com pessoas negras até minha vida adulta. Minha escola particular não tinha alunos negros. Minhas aulas de natação e ginástica artística, tbm não. Minha família tbm não tinha negros. Nenhum. Entrei na faculdade, apenas dois ou três alunos negros numa turma de uns 50 alunos. Apenas uma era retinta, os outros eram pardos. Os restaurantes, bares e noitadas que eu frequentei toda minha vida, são frequentadas basicamente por brancos. Negros raramente estão nos lugares que eu vivo, em grupos de amigos, só fui conhecer mais pessoas negras no trabalho. E eu via o quanto elas tinham que ralar muito mais do que eu pra conciliar o trabalho, faculdade, geralmente morando longe, tendo uma vida bem mais dura que a minha e não era novidade ouvir que seria o primeiro da família a se formar, que a família estava muito orgulhosa. Isso me dói demais, eu vivo um mundo onde os negros nunca fizeram parte. Espero que as coisas mudem, de verdade, para todos vcs! Não desistam, continuem lutando, estamos com vc! Quero que todo brasileiro possa ter acesso ao que eu sempre tive e sei que isso tudo é pq sou branca de origem totalmente branca e agradeço sim aos meus pais e antepassados que sempre foram muito dedicados e trabalhadores, mas tiveram oportunidade. Coisa que sempre foi negada às demais etnias aqui no Brasil :(

carol
Автор

Men, deu mó dó quando ela cortou a nota de 100 reais

izzyeten-jua
Автор

Quem grita: "é vitimismo"
Deveria assistir esse vídeo

kaidenleone
Автор

Eu sou negro e estou no último ano de engenharia em uma universidade pública onde entrei por cotas. As cotas nunca me inferiorizaram, pelo contrário foi a oportunidade que tive de estar aqui hoje. No meu curso além de mim tem mais 2 ou 3 negros (de uma turma de mais de 60) e não é falta de capacidade, mas de oportunidade. Porque a maior parte da minha turma é de pessoas brancas de classe média/alta. Tem brancos pobres no curso também, assim como eu, mas muito mais que o número de negros pobres. Infelizmente vejo poucos negros brasileiros no ensino superior (pois negros estrangeiros até que tem bastante), pois a maioria vive marginalizada e isso acontece desde o fim da escravidão pois nunca houve políticas de inclusão destas pessoas na sociedade (ao contrário dos europeus que quando vieram ao Brasil receberam terras, plantações, dinheiro, etc só para viverem aqui).As cotas pode não ser a melhor solução, mas funciona. Para quem afirma que devia acabar com elas e investir em ensino médio para equiparar ao ensino particular, sinto muito dizer mas isso nunca vai acontecer! pois vivemos em um país corrupto ao extremo onde quanto menos pessoas pensantes melhor, pra começar olha a nova reforma do ensino médio que quer tornar optativa matérias de história, geografia, filosofia, artes, etc... pessoas sem cultura, são pessoas que não pensam e por isso a desigualdade social se mantém até hoje e afetando principalmente pessoas em situações mais vulneráveis como negros e pobres.

Aang_dominador
Автор

É ridículo e desprezível a pessoa se denominar superior por cor da pele! Superioridade existe sim! Mas é definido por caráter!

pesutoart
Автор

Eu to mais indignada com as pessoas preconceituosas comentando no video

annewz
Автор

Nota-se que é mais fácil se importar com a nota de cem cortada, do que a história.😪

nubiasantana
Автор

"Ser Negro não significa ter consciência de negritude". Por isso, observa-se uma grande quantidade de asneiras que alguns negros comentam aqui. O Brasil é sim um país de Brancos, índios e Negros ( isso é muito bonito) mas nem todos tiveram ao longo da história as mesmas chances/oportunidades. após o dia 14 de maio de 1888 não tivemos nenhuma política de inclusão do negro e do índio na sociedade brasileira, mas sim, de exclusão. Durante a república velha (1889-1930) houve um grande incentivo a vinda de imigrantes (europeus), onde o estado financiava a viagem, doava um pedaço de terra e mudas de café para iniciarem sua vida no novo mundo. Quanto aos negros, foram expulsos dos grandes centros da época com as teorias higienistas e privados dos direitos à saúde, educação e até mesmo ao voto, já que até a constituição de 1934, analfabetos, estrangeiros entre outros, não poderiam votar (vale ressaltar também o machismo, pois as mulheres nem eram citadas na constituição). Hoje, 128 após o fim da escravidão a população negra tem pouca representatividade em muitos setores da nossa sociedade, como foi citado no vídeo, mas, vale lembrar que tivemos 354 anos de escravidão, onde a identidade africana foi se perdendo. Se vc perguntar a um negro de qual país da África seus bisavós ou parentes mais antigos vieram, dificilmente ele vai saber, pois diferente dos europeus, tiveram o nome e sobrenome trocados e todos os seus costumes proibidos por lei (inclusive uma grande perseguição as religiões africanas).
Quanto a dúvida do colega ai abaixo sobre as leis de ação afirmativa, vale lembrar que quase todos os pobres são negro ou pardos (pesquise sobre o termo pardo na internet) ou seja, talvez você também possa concorrer a uma dessas vagas, não adianta ficar falando mal se não conhece nem seus direitos.
Em Filosofia tem um termo denominado empatia (é a capacidade de se colocar no lugar do outro), então reflita ai rapidinho sobre o tema: cursar medicina, direito ou engenharias em Universidade Pública:
- Se mora em uma cidade com menos de 300 mil habitantes dificilmente vai ter o curso ( são curso em período integral e, em outra cidade vc não vai morar debaixo da ponte ou viver só de água que é a unica coisa ainda grátis na universidade) - vai concorrer com alunos que estão a três ou mais anos no cursinho ou estudaram a vida a vida inteira em escolas particulares (lembrando que todos tem direito a cursar universidade pública porque assim como eu e vc, pagam impostos)- O estudo é em torno de 5 anos ou mais - Xérox, livros, materiais, equipamentos são caros poderíamos citar uma série de outros itens que dificultam a vida dos mais necessitados que querem uma vida digna no Brasil (e grande parte deles são negros).
Leis de Ação afirmativa ainda são necessárias na busca por igualdade (Não são foram feitas para durar para sempre mas para diminuir as distâncias). Também é importante lembrar que ninguém passa de ano por Cotas raciais, sociais, Prouni etc.
Pensar sob a ótica da Meritocracia faz com que muitos brasileiros sem conhecimento ou preconceituosos defendam o opressor....

Grande Abraço

professormarlus
Автор

eu aprecio pra caramba como esse video é bastante objetivo, nada exagerado, e mostra a realidade sem distorções. é assim que eu enxergo o racismo no Brasil.

tusf
Автор

Mano, tu cortou 100 reais!! 100 FUCK REAIS

thiagomatos
Автор

Ver esse vídeos é, de fato, DOLOROSO!

gabrielamitzi
Автор

Atenção quem é branco:Não significa que você não sofre mas sim que sua cor não vai interferir nas suas oportunidades.







Vamos lutar contra os racismo pq somos todos humanos.

slakeu
Автор

Quer dizer que no Brasil só existem brancos e negros? Essa classificação é muito tendenciosa. Dentro dos considerados "negros" não existe só uma composição étnica. A escolaridade e condição financeira também varia muito dentro desse suposto grupo.

greenicecube