GUERRA DE CANUDOS | EDUARDO BUENO

preview_player
Показать описание
A guerra de Canudos, também chamada de a guerra do fim do mundo foi um dos episódios mais trágicos da história social do Brasil. 25 mil pessoas teriam sido mortas em 1897 no Sertão da Bahia, lideradas por Antônio Conselheiro foram massacradas pelo exército nacional. Mas pelo menos o episódio gerou uma obra prima da literatura mundial, o livro Os Sertões de Euclides da Cunha.

Gostou deste vídeo? Deixe o seu like e comentário!

Inscreva-se no canal para não perder nenhuma novidade! Não deixe de ativar as notificações! Vídeos novos toda quarta, às 11 da manhã.

Buenas Ideias no Facebook

Buenas Ideias no Instagram

Deixe sua sugestão de tema no grupo Buenas Ideias
__________

Roteiro: Eduardo Bueno
Produção: Letícia Pacheco
Fotografia e Câmera: Beto Thomé
Som: Juny Santana
Edição: Lais Dantas e Juny Santana
Motion Graphics: Nathalia Silva
Pesquisa iconográfica e Direção de Conteúdo: Eduardo Bueno
Direção de Cena: Juny Santana e Paulo Pessanha
Formato: Marcelo Madureira e Vinícius Tamer
Produção Executiva: FLOCKS

Bibliografia:
• Os Sertões - Euclides da Cunha
• A guerra do fim do mundo - Mario Vargas Llosa
• No calor da hora - Canudos nos jornais da época - Walnice Galvão
• Cangaceiros e fanáticos - Rui Facó
• Brasil; Uma história - Eduardo Bueno
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O Brasil possuí a seguinte mentalidade: " eu não te dou nada, porém não quero que você consiga por conta própria".

kaceriano.
Автор

Imagina só: o estopim pra uma guerra tão sangrenta foi um calote. Calote do fornecedor. E as autoridades se sentiram ofendidas por que os compradores foram cobrar seus direitos. Moral da história: Brasil uma causa perdida.

delrio
Автор

PASSEI QUASE 18 ANOS DA MINHA VIDA ESTUDANDO (TENHO 48 ANOS), E NUNCA ME ENSINARAM NADA SOBRE CANUDOS, HOJE TIVE UMA AULA SOBRE O ASSUNTO.

maxwellrodriguesmoraes
Автор

Sou canudense, meus avós estiveram na guerra, portanto sou descendente de conselheiristas e sou membro de uma Associação fundada por canudenses, UPIC-União Pelos Ideais de Canudos em São Paulo. Gostei bastante do seu vídeo, parabéns!

joaoevangelistadossantosre
Автор

"Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados." Euclides da Cunha

marciaomattos
Автор

Lição do vídeo: nunca pague pela madeira antes de te entregarem!

fredericochaves
Автор

A covardia é o pior e mais feio defeito de um homem, de um povo.
O sangue de Canudos clama por justiça.

plinio_cruz
Автор

É triste esse fato ocorrido com nossos irmãos nordestino. Crime vergonhoso e brutal contra um povo que queria apenas ter o seu bem estar que nunca lhes deram.

edilsondeveza
Автор

o mais lindo nesse vídeo é ver ele se empolgando com a história, chega a se engasgar kkk
parabéns pelo trabalho, vejo o amor pela profissão

nandabcruz
Автор

"Sertanejo é forte supera a miséria sem fim. Sertanejo homem forte dizia o poeta assim"

GuilhermeSuzano
Автор

"Morreu, ta no inferno não há dúvida..." Tive que pausar pra rir parabéns pelo video

fernandotorres
Автор

Olá, professor! Estrive em Canudos no ano do seu Centenário. Encontrei um senhor que me disse que morou e que seu pai tinha lutado até o último dia. Foi um relato incrível. Olhei Canudos do alto de um morro. Devastado! Você nem precisa ser sensível para sentir a energia de morte que ronda aquele lugar. A única coisa que se encontra em pé, da cidade original, são os restos da torre da igreja, que fica apenas a Cruz acima d'água quando o rio enche e alaga a cidade. Juro que dá vontade de cair em prantos, com tamanha tristeza que invade sua alma.

amimegusta
Автор

Podia ter falado da formação das favelas, que tem ligação direta com canudos, já que o exército prometeu aos negros que, caso lutassem em canudos receberiam terras, obviamente eles lutaram, e o obviamente não receberam as terras

andrebegnini
Автор

A maioria dos nordestinos não conhecem essa história, aqui em nossa região Canudos só é estudado a fundo no meio acadêmico e olhe lá. A sensação que dá é que fora apagado de nossa história. Mesmo com a obra os sertões, parece-me que fora um episódio do qual os governantes não querem que se tenha lembranças.

oxenteumabruxa
Автор

Vivo em Tucano/BA a 90 km de Canudos. É absurdo como a cidade que é patrimônio da história nacional não é conhecida no Brasil e não é valorizada.

carlosalbertonovaesmachado
Автор

Só quero dizer que na minha cidade, Niterói, tinha uma rua chamada Coronel Moreira César, que por decisão do prefeito e apoio popular hoje se chama Ator Paulo Gustavo. Sim, tenho orgulho. Vim assistir a aula pq Eduardo Bueno é o melhor de todos, amo!

melloliveira
Автор

Monte Santo cidade natal da minha família, ainda hoje tem um canhão (matadeira)no centro da cidade, uma das cidades vizinhas que pouco mais de 90 anos atrás era parte de Monte Santo chama Euclides da Cunha.
Sertão bahiano lugar lindo e que tem grande parte da história brasileira e que pouca gente sabe.
Fora o segundo maior meteorito do mundo mais conhecido como pedra de Bendegó que caiu na mesma região poucos kms de distância de Canudos.

hevelinmoura
Автор

Peninha, seu canal deveria ser considerado uma entidade de utilidade pública! Neste país inculto e desmemoriado, quem sabe História é rei. Voto em ti para contador oficial das verdades brasileiras para que, quem sabe um dia, consigamos sair desta lama e caos.

antifascistadesdecriancinha
Автор

Um dos episódios mais impressionantes da história do Brasil. Uma grande covardia contra Canudos e uma mancha vergonhosa para o Exército nacional.

anacletwilliams
Автор

Sou de Juazeiro e fiz parte da Pastoral da Juventude do Meio Popular-PJMP. Todo ano a gente participava da Romaria de Canudos na própria Canudos. Em uma dessas romarias até que em fim entregaram a madeira que o Conselheiro havia pago. Claro de maneira simbólica.

claudivamlopes