Guerra de Canudos | Nerdologia

preview_player
Показать описание
No Nerdologia História de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Guerra de Canudos.

Apresentação e Roteiro:

Edição e Arte:

FONTES

SAIBA MAIS
Quadrinho utilizado nas ilustrações do episódio, A Revolta de Canudos criado por André Diniz e José Aguiar.

MATERIAL USADO
ilustracao conselheiro:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Conselheiro, nasceu na minha cidade em quixeramobim-CE, aqui ele é visto como herói oque realmente é ! Nosso povo foi massacrado por covardes, apenas por quererem uma vida digna, sem fome, e sem miséria...

viniciusvidal
Автор

I am Romanian and I have read World of the end of the world twice by now. what I find fascinating is that I almost understand brasilian language in this video

ileanab
Автор

Um fato interessante que não foi citado é que o braço direito do Floriano Peixoto era Moreira César, que na época ocupava o cargo de governador de Santa Catarina e tinha o apelido de corta cabeças. O mesmo foi enviado pelo governo para por fim a revolta de canudos e posteriormente teve sua cabeça cortada pelos revoltosos.

fabianoselhorst
Автор

A Guerra de Canudos é um dos maiores crimes cometidos pelo Estado brasileiro em toda a sua história. Uma indelével vergonha política, militar e social.

Panopticovirtual
Автор

E hoje em dia Marechal Bittencourt é considerado um herói de guerra, patrono a intendência militar, cheio de honrarias! O que aconteceu em canudos é uma lástima e não pode cair no esquecimento. Ótimo vídeo!

felipefulco
Автор

Estou lendo "Os Sertões" do colosso Euclides da Cunha. E me arrisco a dizer que a mesma foi a primeira descrição nua e crua sobre o subdesenvolvimento do nosso país, e foi a primeira a abordar a realidade de um nordeste pouco conhecido, longe das praias e do passado açucareiro. É uma obra que te choca e te surpreende a cada página. É apaixonante.

daviddamaceno
Автор

Eu já estudei no colégio militar do amazonas, e simplesmente me calava no trecho do hino da polícia em que demostram orgulho de ter participado da guerra de deprimente essa parte podre da história do nosso país.

emersonfinal
Автор

É por isso que eu tenho orgulho de ser nordestino um povo que luta pelo que acha certo

marcelosantos
Автор

Quando estava no colégio chegamos a visitar canudos e a cidade de Euclides da Cunha, e pra quem quiser ainda é possível ver o monte santo, onde ficava a igreja construída por Antônio Conselheiro e andar onde o exercício brasileiro atirou contra o povo. Brigada pelo vídeo gente, como bahiana creio que essa parte da história mostra a exploração do povo nordestino que além de lidar com um ambiente extremo, ainda é esquecido pelo estado. Abraços.

anafernandes.mp
Автор

Felipe aqui no Ceará também existiu uma "Mini Canudos" chamado "Caldeirão". Uma comunidade parecida fundada por beatos em Juazeiro do Norte que foi bombardeada via aérea pelo Governo. A história é conhecida aqui como 'Massacre do Caldeirão"

alexnmendes
Автор

É estranho pensar que as ruínas estão submersas por um açude, mas na verdade é que foi um verdadeiro massacre, e vários corpos em decomposição que faziam o mal cheiro chegar a quilômetros de distância, então decidiram fazer um açude para cobrir tudo e apagar essa "mancha" na história.

davidutra
Автор

É tão bom quando algum acontecimento histórico é mostrado em um episódio de Nerdologia História, principalmente algo que aconteceu tão perto de minha cidade.
Obrigado Nerdologia por mostrar, ou apresentar, este grande marco da história do sertão bahiano.

josegabriel
Автор

A guerra de canudos teve impacto no surgimento das primeiras favelas do Rio de Janeiro, a ocupação do Morro da Providência ocorreu devido a promessa que o governo fez aos soldados do Rio de Janeiro enviados à Guerra de Canudos.
É dito que a própria palavra favela tem origem nesta guerra. Isso é verdade?

marciomocellin
Автор

Acho essa guerra, triste, porém linda. Uma história de resistência do nordeste. De luta do povo nordestino.

Recomendo a música "a britadeira" da banda Cordel do Fogo Encantado, inspirada no canhão. Incrível.

Obrigada por esse nerdologia. De verdade.

rmonalina
Автор

Slavoj Zizek, um dos mais conhecidos filósofos do mundo, escreveu um texto muito interessante sobre Canudos no prefácio à edição brasileira de seu livro "Em defesa das causas perdidas". Vale a pena dar um olhada. É fácil baixar na Internet.

leoibraim
Автор

A história de Canudos é fascinante, orgulho demais do meu nordeste ❤

eriveltonsouza
Автор

Um outro episódio pouco conhecido pela maioria dos brasileiros mas que foi extremamente impactante, que contou, inclusive, com ataque aéreo: o massacre do Caldeirão do Beato José Lourenço, em Crato/CE. Fontes oficiais indicam 400 mortos, mas acredita-se que foram uns 1000.

henriqueferreiraduarte
Автор

Não há nada melhor do que assistir esses conteúdos de suma importância pra história do nordeste (Canudos e Cangaço, por exemplo) aqui no Nerdologia, ao som do pioneiro filósofo e artista contemporâneo nordestino, Chico Science. Não sei se já fizeram um vídeo sobre o Massacre do Caldeirão em 1937, mas vale a pena explorar essa história que tinha potencial para ser uma Canudos 2.0 e teve um trágico e semelhante fim.

evx
Автор

Cara, se pudesse eu te daria um abraço. Nesses tempos em que a educação está tão jogada ao léu, essa lição de história brasileira chega a emocionar. Clap, clap, clap, receba os meus aplausos!!!!

wp
Автор

O horror do que aconteceu a Canudos se estende até a seus agressores já que soldados lutaram pela promessa de moradias no Rio de Janeiro. Quando essa divida não foi paga, soldados e suas familias para o morro, chamando de morro da favela, em lembrança as favelas. Plantas características do sertão.

Phellipesoad