Como foi a Guerra de Independência do Brasil? - DOC #187

preview_player
Показать описание
200 anos atrás o Brasil atingiu o ápice de suas tensões com Portugal, dando início a um violento conflito entre as duas nações, que resultou na vitória brasileira e a criação do independente Império do Brasil. Saiba aqui como tudo isso aconteceu.

PRODUÇÃO: Júlio César Guedes
ROTEIRO: Júlio César Guedes

----------

PARA SABER MAIS - COMPRE JÁ!

----------

Compartilhe este vídeo com os seus amigos:

VEJA TAMBÉM:

Como foi a Guerra de Independência do Brasil? - DOC #187

#historiamilitar #brasil #200anos
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Impressionante como na minha escola os professores apenas menosprezavam o processo de independência e diziam que não houve guerra nenhuma

mateusrocha
Автор

Se tem uma pessoa para contar esta historia nada melhor que Julio e como se tu tivesses voltado ao tempo de escola e ver seu professor narrado o fato e tu hipnotizado pela historia !

rockgerio
Автор

É incrível como muitas figuras importantes desse epiisódio são quase que completamente esquecidas na história como o Almirante Lord Thomas Cochrane e também a regente Leopoldina de Habsburgo, uma grande mulher que honrou a causa brasileira com muita inteligência.

Mais um grande vídeo sobre a Guerra da Independência pra comemorar nosso bicentenário Júlio, que a educação, estudo sobre a história, compreensão sobre o contexto e esses grandes personagens sejam sempre lembrados e a nossa identidade nacional fortalecida.

Bushmaster
Автор

chega a arrepiar a História do nosso país, deveríamos ter orgulho ao invés de tentar reescrever ou descontruir como querem fazer

marcelopinabr
Автор

Sou Baiano, nós aqui comemoramos duas datas, 02 de Julho e 07 de Setembro. Maria Quitéria tem muitas avenidas e estátuas em sua homenagem. Grande história! Parabéns professor! Tem meu respeito.

Carlosmontserrat
Автор

Sou professor de história há 15 anos, e hoje descobri coisas novas e extraordinárias! 👏👏👏👏👏👏
Agradeço demais pelo vídeo, principalmente porque ajuda a desconstruir aquele mito de que a nossa independência foi pacífica e sem sangue.
Quem dera um dia você pudesse nos falar, sob a perspectiva militar, acerca da Confederação do Equador e das principais revoltas regenciais, como a Cabanagem e a Farroupilha!

hmcamposce
Автор

Obrigado pela aula! Muito bom!
Tenho 69 anos e nunca soube dessa história de guerra e luta pela independência do Brasil. E olhe que o ginásio no meu tempo não havia os esquerdoides de hoje. Por que esconderam dos alunos daquela época?... Só porque os principais comandantes eram inglêses?
...oras, se defendem minha cidade, cidadãos amigos são!!!!
O que importa é que haviam muitos brasileiros com armas nas mãos, apenas foram comandados por oficiais estrangeiros num período onde a formação de oficiais brasileiros ainda não existia.
Mas já estavam a caminho....

alvaroribeirojr.
Автор

Exelente aula de história da sala de guerra, este vídeo deveria passsar em inúmeras escolas pelo Brasil inteiro

overpegasus
Автор

A pressão que resultou no " fico" foi exercida principalmente por Dona Leopoldina, uma gigante. Está escrito nas cartas dela.

mangusto
Автор

Às vezes não há opção senão com guerras. Dizer o quê?
Sua maneira clara de contar a história de forma rápida e detalhada, incentiva e nos motiva á conhecer a nossa e outras histórias.
Parabéns Júlio!

neydealmeida
Автор

É inacreditável como a maioria dos brasileiros não conhece sua própria história, obrigado Julio por nós proporcionar tanta sabedoria e cultura, seu trabalho é incrível!
Nossa história daria um baita filme não é mesmo!

samuellowgang
Автор

O orgulho que eu tenho de ser brasileiro ferve nas minhas veias quando ouço essa história 😍🇧🇷

edercosta
Автор

Querido Julio, quem bom que você fez este vídeo!!!
Estamos precisando documentar melhor a história de nosso país e de quem o governou.
Parabéns pela iniciativa!!!

robertopapa
Автор

Parabéns ao canal por dar o mérito à Dona Leopoldina por ter decretado a Independência do Brasil!

mangusto
Автор

As tropas lusitanas e sua marinha reconheceram que os brasileiros de direito e fato tinham a sua independência reconhecida não só no grito do Ipiranga sendo este o momento histórico mas nas heróicas campanhas longínquas desta terra! Que continue ecoando o grito do Ipiranga em todos os corações brasileiros . INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!I eu digo nenhum brasileiro jamais foge a luta!!VIVA A ESTA GLÓRIOSA DATA 7 DE SETEMBRO, LONGA VIDA A MINHA

nelsonjunior
Автор

Bicho, cheguei a me emocionar! Sério mesmo! Nunca, mas nunca mesmo! E olha que nunca é uma palavra forte! Repito: NUNCA, ouvi a história da Independência Brasileira dessa forma e com esses detalhes. Tenho orgulho de ser brasileiro e natural do Rio de Janeiro, e se for preciso, lutarei pra ver meu país livre e soberano! Belo trabalho Júlio! Brasil acima de tudo!!!

jonastadeuventapane
Автор

Sensacional. A história que não nos contam. Neste 07/09 vamos TODOS lutar pela nossa liberdade Honrando os Brasileiros que tombaram em combate para nós manter independentes. Viva o Brasil, Terra de Santa Cruz

rogerioduilio
Автор

Umas das melhores histórias que já vi até hoje. Não tem nada disso nos livros de história.

juliodosreispacheco
Автор

BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.

tiberiogabbrielleschi
Автор

Júlio, a campanha no Piauí envolveu marchas e diversas outras operações muito interessantes. Por exemplo, as forças portuguesas marcharam no interior do Piauí (Oeiras, então Capital) para o
Litoral, para sufocar a declaração de independência. Depois, ao debelar os insurgentes no litoral, o interior rebelou-se, obrigando Fidié a marchar para interior novamente. No caminho, houve várias pequenas batalhas de atrito (como exemplo, a batalha do Jacaré), até que as forças nacionais tentaram interromper a marcha de Fidié em Campo Maior, a meio caminho entre o litoral e a então capital piauiense (Oeiras). Lá travou a batalha do Jenipapo, com mais de 300 mortos brasileiros e entre 20 e 40 portugueses. Embora a mais sangrenta das batalhas por aqui, não representou o fim da campanha. Fidié, vendo-se travado no avanço, refugiou-se em Caxias, onde foi cercado pelas tropas nacionais. Rendeu-se após longo cerco, com inúmeras batalhas menores. Um campanha e tanto. Vale um vídeo (😬). De se dizer que o Oficima português era experiente em combate, eis que participou da guerra ibérica, inclusive em batalhas muito relevantes, como a de Toulouse.

pliniofontes