Vale a pena fazer seguro de vida?

preview_player
Показать описание

O seguro de vida ainda é um tipo de seguro mantido por uma pequena minoria da população. Apesar de pouco comum, trata-se de uma proteção que eu considero importante, mas não para todo mundo. Hoje, eu vou te mostrar as principais vantagens e desvantagens do seguro de vida. Você vai entender se, de fato, precisa e quanto custa um seguro de vida.

Quem pode fazer um seguro de vida?
Na minha modesta opinião, qualquer pessoa com um bom salário – digamos, acima de R$ 7 mil por mês – pode fazer um seguro de vida. Para quem ganha menos que isso, um seguro com cobertura para invalidez (permanente ou não) pode ficar caro demais.

Além disso, o seguro de vida vale a pena para quem investe mas ainda não atingiu um patrimônio suficiente para cobrir eventuais doenças ou acidentes graves. E, também, pode ser vantajoso para quem tem filhos e dependentes, e não quer deixar essas pessoas desamparadas caso ocorra um sinistro.

Quem não deve fazer um seguro de vida?
Por outro lado, eu não acho o seguro de vida vantajoso para quem já passou dos 45 anos e não tem dependentes. O valor fica muito alto!

Outro público que não deve fazer o seguro, ao meu ver, são as pessoas que já têm um patrimônio grande o suficiente para viver de renda, com um certo conforto. Quem já está nessa fase da vida consegue lidar, financeiramente, com quase todas as situações adversas.

O que considerar antes de fazer um seguro de vida?
O negócio das seguradoras é “vender seguro”; e não “pagar seguros”. Ou seja, essas empresas vão fazer de tudo para evitar o pagamento do chamado “sinistro” – quando você precisa acionar o seguro. Por isso, fique atento às seguintes dicas:

Evite as letrinhas pequenas. Muitas seguradoras usam este artifício para se eximir da responsabilidade, caso você venha a precisar do seguro. Leia atentamente o contrato e entenda todos detalhes referentes à cobertura do seu plano.

Pesquise a empresa no Reclame Aqui e analise os principais motivos de reclamação.

Evite contratos do tipo “vida inteira” ou com valores astronômicos. Os preços variam muito, mas um plano “completo” pode passar dos R$ 1.500,00 por mês. Ao invés disso, priorize o básico. Ou seja, um plano que te possibilite viver de forma relativamente tranquila caso sofra algum acidente e precise acionar o seguro. Lembre-se: o objetivo do seguro de vida não é te enriquecer.

Confira se a seguradora oferece o “congelamento de risco” ou alguma cobertura semelhante. Isso garante que seus benefícios vão continuar inalterados, mesmo que sua condição de saúde mude com o tempo.

Fique atento aos critérios de análise da seguradora. Muitas vezes, a empresa analisa previamente seus exames e sua condição de fumante, por exemplo. E, no futuro, acaba usando essas informações para barrar o pagamento de sinistros. Logo, se você tem muitos problemas de saúde, talvez não seja vantajoso fazer o seguro.

Fique atento ao reenquadramento etário. Isso pode fazer seu seguro ficar muito mais caro conforme você envelhece.

Não mantenha um seguro por toda a vida. As seguradoras vão tentar te convencer de que isso vale a pena. Não vale! Tenha um seguro de vida apenas durante o período em que necessitar de cobertura para uma eventual invalidez. Quando atingir um patrimônio suficiente para viver de renda, cancele o plano. Seguro é um produto temporário!

Compensa fazer um seguro de vida?
No fim das contas, a decisão de fazer um seguro de vida é muito pessoal. Mas, na minha opinião, só deve ter um seguro quem ainda está na fase de construção de patrimônio. Ainda assim, o valor mensal não pode passar de 20% do seu salário nem inviabilizar os seus investimentos.

Afinal, são os investimentos que te farão enriquecer e ter uma vida tranquila, no futuro. Ou seja, investindo do jeito certo você já garante uma cobertura natural para você e para toda a sua família.

E você, acha que vale a pena ter um seguro de vida? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena

Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:

00:00 Introdução
01:24 Quem pode fazer um seguro de vida?
03:01 Quem não deve fazer um seguro de vida?
03:34 O que preciso levar em conta antes de fazer um seguro de vida?
14:22 Seguro por invalidez
16:24 Seguro de vida faz sentido?
18:46 Você pergunta e eu respondo
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O foda de trabalhar em banco (mais especificamente eu trabalho em cooperativa) e acompanhar o Raul é que tu começa a pegar ranço de um monte de produto que tu comercializa no banco. Começa com ranço de empréstimo, depois consórcio, capitalização e agora tenho um pouco de ranço com alguns tipos de seguro. Acho se continuar assim meu chefe vai me demitir logo logo 😂

cgt_carlos
Автор

Tenho 30 anos, 2 filhos pequenos e a esposa está gestante. Tenho o seguro pensando no caso de algo ocorrer no curto ou moderado prazo. A longo prazo estou construindo uma carteira previdenciária pra não depender do seguro

ogramacnosila
Автор

Milionários fazem seguro de vida! Exatamente por ser a melhor forma de trazer liquidez para a familia na hora de transferir o patrimonio na falta dele. Inventario custa caro e se a familia nao tiver $ para fazer o processo eles nao conseguem acessar o patrimonio deixado. É a forma mais barata de garantir isso, pois é livre de IR e nao passa por inventario. Mas isso tem q ser feito em seguradoras serias, como a Prudential. Seguro de banco esquece, é problema na certa

arthurmage
Автор

O filho pediu o cancelamento do seguro do pai, e a seguradora Santander não cancelou e fez o débito no dia 10, e o pai dele faleceu em um acidente no dia 16 e o banco fez o estorno no dia 17, e recusou pagar a apolice. O filho entrou na justiça e recebeu.

marcosvieira
Автор

É incrível como esse canal é um dos poucos que encontramos opnioes sinceras, sem patrocíniod ocultos

gabrielcosta
Автор

Eu já tinha pedido esse vídeo algumas vezes!! Obrigada!!!

fernandabatistagoncalves
Автор

Obrigado pelos vídeos, tem ajudado bastante no ajuste da minha carteira, melhorou bem minhas alocações e ganhos de proventos. abraço

wxghkfz
Автор

Adoro os seus vídeos. Me informo e me divirto ao mesmo tempo. O melhor de dois mundos.

suelenecacilda
Автор

Um Baita Professor, Profissional, Pai, etc, etc, etc ...
Que continue a ser exemplo para nós Professor !!!
Grande Abraço

LuizRochaAdv
Автор

Realmente! Eu trabalhava em uma empresa, que um dos produtos era um seguro de vida, e quando tinha um sinistro, era uma luta pra seguradora pagar.

neycardoso
Автор

Amigo, muito obrigado pelos vídeos!
Gostaria de entender sobre marcação a mercado e marcação na curva, se puder fazer um vídeo sobre isso iria ajudar muito!

mateusfelipe
Автор

Tenho 70 anos, 2 anos de bolsa, tenho aprendido muito com vc. MUITO OBRIGADO

josecarlospereirafilho
Автор

Sou corretora de seguros e adorei esse vídeo. Conteúdo como esses fazem com que nos profissionais da área securitária proporcione o melhor para os nossos clientes, sem barganhas e interesses pessoais.

barbaramendesm
Автор

Eu recebi em vida um seguro de vida. Eu tinha um por causa do meu filho e recebi quando tive CA de mama.

taniareginaoliveiracamargo
Автор

Muito boa esta explicação, curta e didática. Para mim agora ficou claro quando e para que fazer seguro. Obrigada!

graziella
Автор

Esse conteúdo te valeu (pelo menos, rs) mais um seguidor. Estou terminando a faculdade de Medicina e estava procurando algo a respeito. Excelente conteúdo!

moisessimeao
Автор

Like dado e inscrito!! Sucesso pra você!!!

marcelomg
Автор

Você é incrível. Todos os vídeos são sensacionais

alexandrebellini
Автор

Melhor canal! like antes do vídeo carregar!

rafaelsoares
Автор

Queria poder curtir essse vídeo mais de uma vez!
Fiz o seguro da Prudential quando estava me especializando e não tinha reserva nenhuma.
Mas agora que já tenho o valor do meu sinistro investido estou só esperando completar os 10 anos (fiz o de 30 anos) pra tirar o dinheiro porque antes disso não compensa.
Obrigada Raul! Vídeo maravilhoso!!

fernandabatistagoncalves