O estranho paradoxo da água doce | Minuto da Terra

preview_player
Показать описание
Embora menos de 1% da água da Terra seja de água doce em lagos e rios, é ali onde 50% das espécies de peixes moram - praticamente o mesmo que em TODOS OS OCEANOS. Esse é o paradoxo da água doce.

- Especiação: é o processo evolutivo pelo qual as populações de uma espécie evoluem para se tornarem espécies distintas.
- Especiação simpátrica: é a divergência genética de várias populações que habitam a mesma região geográfica, de modo a que essas populações se tornam espécies diferentes.
- Especiação alopátrica: também conhecida como especiação geográfica, é o fenômeno que acontece quando uma população biológica é fisicamente isolada por uma barreira externa e desenvolve isolamento reprodutivo interno (genético), de tal modo que, se depois a barreira desaparecer, indivíduos das populações já não podem se cruzar.
- Radiação adaptativa: ou irradiação adaptativa é a denominação dada ao fenômeno evolutivo pelo qual se formam, em curto período de tempo, várias espécies a partir de uma mesma espécie ancestral no qual diversos grupos se separaram, ocupando simultaneamente vários nichos ecológicos livres, eventualmente dando origem a várias espécies diferentes.

AJUDE O MINUTO DA TERRA
*******************************
Se você gosta dos vídeos do Minuto da Terra, pode ajudar:
- Deixando um comentário (eu leio!)
- Clicando em "Gostei" (y)
- Compartilhando com os amigos \o/

REDES SOCIAIS
*****************

CRÉDITOS
***********
Versão Brasileira
Tradução e narração: Leonardo Gonçalves de Souza
Edição de vídeo: Ricardo Gonçalves de Souza
Produção: Maria Carolina Passos

Vídeo original: The Freshwater Paradox

FONTES (em inglês)
****************
Dr. Elizabeth Miller

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Doce mesmo é um comentário seu nesse vídeo! Não esqueça de se inscrever se ainda não for e também de curtir e compartilhar o vídeo. Valeu!

MinutoDaTerra
Автор

grrrr que ódio 3 decepções no mesmo video amo vcs minuto da terra

mistcipriano
Автор

Não é porque a adaptabilidade de peixes do oceano em rios é maior do que o dos peixes de água doce ? Ou seja, as novas espécies que nascem em água doce não vão para a água salgada, mas espécies de água salgada costumam ir a água doce, fazendo com que ao longo do tempo surgisse maiores variações na água doce por causa da quantidade abundante de recursos, ao contrário da água salgada ?

outonoinverno
Автор

Uma vez quando era criança peguei um peixe na praia. Pequeno cabia na mão.
Levei pra casa numa vasilha (tupperware do lanche 😅).

Aos poucos colocava água de um tanque de cimento que tínhamos em casa.
Levou cerca de uma semana acho pra trocar toda a água. Depois coloquei neste tanque de cimento.

Uns meses depois peguei este peixe e coloquei num tonel de plástico. Meu pai precisou fazer uma reforma neste tanque de cimento... 😐 esqueci de pôr o peixe no tanque...

Talvez 1 ou 2 anos depois quando abri o tonel pra lavar... levei o maior susto, havia um peixe grande... o tonel criou limo por dentro e o peixe se alimentava deste limo. Era um peixe totalmente diferente. Já não era aquele peixe molengo, gordo. Desta vez estava com escamas e era comprido.
Imagina a espécie que evoluiria vivendo num ambiente assim.

adachiluis
Автор

Talvez pq na água doce tenha bem menos predadores e ainda mais recurso por ser isolado, assim quebrando o ciclo da cadeia alimentar fazendo ter a consequência de muitos peixes.

sungjinwoo
Автор

Muito legal ver um conteúdo tipo, que nunca nem imaginamos ensinando e fazendo questionar tanto

luizgelatti
Автор

Que lindo. Impressionante como não existe um vídeo ruim nesse canal! 😍😍

inessoaresdemenezes
Автор

Os parametros químicos da agua doce tb sao mais variados. PH muito acidos a muito alcalinos, durezaa baixa a extremamente alta. Temperaturas muito baixas a muito altas, agua com muita ou pouca materia organica alem de mudanças drasticas ao longo do ano. Pode ser por isso tb

lucascamposdh
Автор

Aii que tudo 😍 eu vi o Lanturn ali em 0:28
E a Misty no final tbm, amei!

Minuto da Terra: mix de ciências com um toque de nostalgia, amei❤️

sayuriyamashita
Автор

Eu tenho um palpite : pode ser porque a água doce é mais calma e oferece mais lugares para a reprodução e esconderijo.. muitas espécies de água salgadas para a água doce para procriar ou por os ovos . . E a fartura de alimentos na água doce. . Recifes de corais também possuem uma grande quantidades de espécies por serem areais mais favoráveis a vida . . Pode seu uma soma de tudo junto e mais um pouco

salomaoreis
Автор

Pode ser que o ser humano ainda não descobriu todas as espécies do oceano. Pelo oceano ser muito mais vasto e largo se torna mais difícil de descobrir novas espécies

sammdalia
Автор

Eu penso que isso seja causado pelos predadores, uma vez que estão mais livres no mar podem acabar extinguindo mais espécies nesse lugar, seja por habitos das presas que favoreçam a caçada dos predadores como andar em bando ou ter um local específico como habitat. Há também outra ideia, que está em vários artigos nesse meio, de que o aquecimento das águas do oceano está causando a extinção em massa de várias espécies de peixes, lembro de ter feito uma análise de um desses trabalhos na faculdade. O nomedo artigo é "The World Is Losing Fish to Eat as Oceans Warm" recomendo leitura.

MarcosHue
Автор

Vídeo novo e top, sempre tem várias curiosidades

sauloks
Автор

talvez a gente só não conheça todas as espécies de peixes de água salgada. O oceano é enorme, e a gente já explorou mais do espaço do que os oceanos, então é óbvio que a gente não vai conhecer todas as espécies de água salgada, diferente de rios e lagos que sempre são cobertos por terra e normalmente não são tão profundos, facilitando o acesso de pesquisadores e diminuindo a possibilidade de áreas inexploráveis

maio
Автор

Vídeo muito bom! É um grande exemplo de que a ciência não tem respostas prontas, mas sim é um longo processo de perguntas, respostas, novas perguntas e assim por diante, até chegar a alguma conclusão mais sólida, embora, talvez, nunca definitiva.

lucasquevedo
Автор

Quantidade de espaço habitável ou recursos não necessariamente implica em estímulos a evolução. A evolução ocorre quando existem oportunidades diferentes. O mar é muito uniforme comparado a lagos e rios.

ManoredRed
Автор

Teoricamente a gente sabe mais sobre o espaço do que sobre o nosso oceano, então não tem como afirmar isso sem conhecer todas aas espécies, tanto de água doce quanto salgada

guiguis
Автор

Os vídeos do canal explicam mais que a escola até quanto não explicam. Kkkkk amo.

WeslleyMarques
Автор

sempre muito bom acompanhar vcs! obrigado :)

nilsonstsouza
Автор

Não tenho certeza, mas acredito que apesar de possuir apenas 50% das espécies de peixes, o oceano possui mais espécies de mamíferos aquáticos e semi aquáticos, moluscos e outros animais em comparação aos corpos de água doce, que ao todo formam um ecossistema tão complexo quanto um existente em um rio amazônico, por exemplo.

Walisn