O Grande Filtro Explicado

preview_player
Показать описание
Nós vivemos em um universo que deveria estar recheado de vida, mas só a encontramos aqui na Terra. Existem diversas maneiras de explicar o Grande Filtro, mas hoje, a gente vai ver ele como uma barreira de probabilidade. Hoje, nós vamos discutir o Grande Filtro, uma das possíveis respostas para o Paradoxo de Fermi.

15% de DESCONTO nas camisetas da LOOS!
Use o cupom CIENCIATODODIA
Válido para pedidos acima de R$250!

Minhas redes sociais:

Capítulos
0:00 - 2:03 O Grande Silêncio
2:03 - 3:44 Paradoxo de Fermi
3:44 - 4:23 O Grande Filtro
4:23 - 5:57 Como Saber o que é um Grande Filtro?
5:57 - 8:42 Surgimento da Vida na Terra
8:42 - 9:26 Como o Grande Filtro Resolve o Paradoxo de Fermi
9:26 - 11:16 A Pior Noticia para a Humanidade

Fontes e Leitura Adicional:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Use o cupom CIENCIATODODIA para ter 15% de desconto* nas camisetas do canal!

*válido para compras acima de R$250

CienciaTodoDia
Автор

Já pararam pra pensar que o motivo de não acharmos vida fora da terra, seja porque só conseguimos ver o "passado"? Tipo, se um ser que esteja a 4 bilhões anos luz da terra olhasse para nós, ele não veria vida na terra tbm.

observador
Автор

Como é difícil ao ser humano reconhecer que nada sabe diante da grandeza da criação de um Deus Eterno e Amoroso. É tão simples, lógico e verdadeiro...

marizaramos
Автор

Se eu fosse um alienígena e soubesse das coisas que eu sei sobre a humanidade hoje em dia, eu faria questão de ficar anos-luz de distância e anônimo.

Kevin-tglv
Автор

Em maio/86, eu e amigos numa clara noite de outono, avistamos Óvinis. Primeiro foi uma luz muito forte arredondada parada no céu que foi vista por um amigo. Ficamos tentando saber o que era já que estava totalmente parada sem qq tipo de som; foram vários os palpites sem noção. Enquanto observávamos, uma segunda bola de luz apareceu do nada. Era do mesmo tamanho da primeira e ficaram lá paralelas. Mais palpites sem noção e todos nos calamos qdo uma terceira tbm surgiu sei lá de onde. Essa última era bem maior e ficou alinhada com as outras, mas entre elas. Num determinado momento ela, a maior, "delizou" pra frente e ficaram em formação de um triangulo. Após um tempo, as duas menores lentamente começaram a subir e...pow...desapareceram numa velocidade que fez que nossos pescoços dobrassem para trás de forma abrupta. As luzes simplesmente desapareceram no espaço; no entanto a maior continuou por algum tempo, não sei qto ao certo. Assim como as outras, iniciou uma suave subia e...pow...desapareceu tbm.
Afirmo com certeza que não estamos sós. A tecnologia que tive o privilégio de observar está muito longe da nossa capacidade mental. Esse avistamento ficou conhecido como "Noite Oficial dos Óvinis". Foram vários os avistamentos principalmente aqui no RJ, SP e ES.
Mas não faltam os que dizem que, quem já viu, tá maluco. Fazer o quê, né?!

maccrjbrasil
Автор

As absurdas distâncias do universo isolam as civilizações mesmo se elas forem percorridas na velocidade da luz. Podemos não ser os únicos, mas estamos incomunicáveis.

ronecarvalho
Автор

Penso que o pior erro nesse tipo de expectativa é achar que toda forma de vida inteligente teria que ter as mesmas características físicas e/ou biológicas que a nossa, ou ainda, que os nossos sentidos seriam capazes de percebê-las. Por exemplo: não somos capazes de perceber todas as variações de sons, cores, etc. Talvez o universo tenha outras formas de "vida" que existam, se reproduzam e construam coisas com outro tipo de matéria. Eles já podem estar entre nós...😅😂🤣

ricardokleiber
Автор

Ninguém nunca irá me convencer que em um Universo que falam que é infinito, só tenha nós vivendo nele

diegodesouza
Автор

Eu acho a Teoria do Grande Filtro interessante, mas acho que tem um certo aspecto de fé nessa discussão. Se pensarmos por um método puramente científico, a única coisa que podemos concluir é que não temos hoje tecnologia ou acesso a informações suficientes para invalidar, ou validar, qualquer hipótese de resposta ao Grande Silêncio. Vejam... A maior fonte de busca é por sinais de rádio, mas nossos melhores emissores focados em nossos melhores receptores de rádio não seriam suficientes para compreender sem dúvidas sinais emitidos a 0, 1 ano-luz de distância. Os tempos e as distâncias no universo são tão desproporcionais que geram questionamentos óbvios a qualquer avaliação. Não encontramos vida mesmo varrendo o universo por 40 anos? Mas não conhecemos nem uma fração do universo observável e 40 anos é um sopro dentre os 13.8 bilhões do universo. Ao olhar para um exoplaneta a 4 milhões de anos-luz de distância estamos olhando para um planeta que pode abrigar uma espécie inteligente com 3.8 milhões de anos a frente da civilização humana, a informação só não chegou aqui ainda, e estamos falando de um exoplaneta em nossa galáxia, entre centenas de bilhões de galáxias, em um universo que não sabemos se é o único... A vida inteligente fora da Terra é uma questão de probabilidade e ela existe por racionalização estatística, não somos capazes de encontrar porque estamos aqui há pouco tempo, muito distantes de tudo e com pouca tecnologia (exemplo para ilustrar: quem disse que rádio é a tecnologia ideal para comunicação extraplanetária? Quando tivermos tecnologias mais avançadas, seguiremos procurando por civilizações menos avançadas que a nossa? Não é o que a ciência busca hoje...). Enfim, ETs existem, nunca irão nos visitar, nem iremos até eles, mas eles estão lá, talvez fazendo os mesmos questionamentos que nós, talvez não, talvez já tenham encontrado outros, talvez não. Não acho que teremos esse resposta dentro do período da minha vida, então prefiro aceitar as probabilidades.

carlosloyola
Автор

Acho que o maior problema pra realmente encontrar algum sinal de vida inteligente fora daqui, é a distância. Mesmo com telescópio ainda não é possível ver o “presente” de cada um desses planetas parecidos com a Terra, e além de que talvez não temos a tecnologia suficiente pra detectar certos sinais.

pedroventola
Автор

Eu ouvi uma frase, não me lembro aonde ao certo, mas ela é mto top: "ou estamos sozinhos no universo, ou não estamos. E as duas possibilidades são igualmente assustadoras." Faz muito, mas muito sentido.

kranioatomicogames
Автор

*Uma pergunta que muitos tem em mente: Se eles existem, porque não procuram nós?*
*As vidas fora da Terra devem ainda estar evoluindo ou são até mais inteligentes, vai dizer que você queria entrar em conflito com uma espécie que pode ser bem mais forte que a sua? A questão é que estamos na natureza e não é bom se apresentar para espécies assim, e eu tenho certeza que se tem vida inteligente, também devem pensar assim.*

*Vida fora da Terra realmente existe? Sim. Esse universo é muito grande, claramente tem mais vida, não conhecemos nem metade de seres vivos na Terra, imagine considerando o espaço.. Não estamos sozinhos, eles existem, vários planetas são habitáveis e não dá para saber se tem vida, mas provavelmente já começou uma, se não começou vai começar, lembrando que são vários planetas (considerando o universo inteiro é pouco) então podemos concluir que, eles existem e ainda não o vimos, eles podem ser evoluidos ou não evoluidos, o tempo vai nos responder algum dia.*

coringanerdola
Автор

Excelente vídeo!
Com todo respeito farei alguns comentários.
O grande filtro é possível que ainda venha a acontecer, mas não podemos considerá-lo como incondicional, ou seja pode ser que nunca aconteça...
Não é porque não encontramos vida fora da terra que não existe vida fora da terra, talvez nós apenas ainda não a encontramos...
É possível que existam tipos de vida completamente diferentes do nosso, que não necessitam das mesmas condições ambientais para manter a vida.
Não podemos esquecer que existem sistemas planetários que estão a milhares, milhões de anos luz, nós enxergamos o passado deles que é o tempo que a luz leva para chegar a nós, se houver vida hoje lá, não tem como sabermos...
Essa é uma estrada longa e cheia de dúvidas.
Abraços!

laborges
Автор

Não acredito que seja pior ou ruim, é tipo quando somos crianças e descobrimos que um dia vamos morrer. Nada pode ser feito, é assim que as coisas são.

raildogameart
Автор

Olha, a vida fora da Terra vai continuar parecendo improvável se o homem tentar buscar lá fora um reflexo do que encontramos aqui. Se aqui na Terra a gente já encontra diferentes tipos de espécies de diferentes tamanhos e as vezes até de diferentes necessidades para sobreviverem, quem dirá como que seria a vida num lugar á anos luz daqui. O homem descarta a possibilidade de vida num planeta quente ou frio demais, mas esquece que a evolução pode criar um adaptação até para tornar o impossível em algo possível. Pensar em vida fora da Terra é pensar em outra biologia.

poqplmb
Автор

A teoria da biogênese admite que todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes. Não é possível existir vida do nada. Algo vivo criou a vida. É preciso ter mais fé para acreditar no acaso e evolução que acreditar no criacionismo.

DiegoRoxOficial
Автор

Existe leis, que não podem ser alteradas e ter contato aberto com humanos é uma delas.A coisa não é bagunçada como imaginam .É questão de existência pra eles também.

emersonalvesdasilva
Автор

O grande adversário para saber se existe vida em outros planetas é a distância. Como dito no vídeo: já existe uma imensidão só em nossa galáxia e tem mais trilhões por aí.
Arrisco dizer que o que poderia ser um grande indício é que se tem vida aqui, é porque existem ou existiram vidas em outros locais/galáxias no caminho de onde se define a expansão a partir do chamado "big bang"

julioedsc
Автор

Olha, bilhões e bilhões de estrelas lá fora, uma galáxia gigantesca repleta de planetas, e até agora, zero sinal de vizinhos. E aí eu me pergunto: será que só nós nessa vastidão tivemos a sorte de existir e refletir sobre? Ou será que há vida lá fora tão curiosas quanto nós, mas ainda não encontramos o meio de nos comunicarmos?

_LauraSchneider
Автор

Vida deve existir em abundância no universo, porém de forma mais simples, como bactérias…

Já a vida pluricelular (e talvez até inteligente) também deve existir, porém muito mais difícil de encontrar, inclusive pela distância, nunca vamos descobrir

gustavobrigeiro