Por que brasileiros não são considerados latinos nos EUA

preview_player
Показать описание
Nós somos da América Latina e falamos uma língua latina — o português —, mas, para o governo americano e o Departamento do Censo dos Estados Unidos, não somos latinos.

São considerados latinos pelo Departamento do Censo americano pessoas de cultura ou origem espanhola.

Ou seja, os brasileiros, falantes de português, estão fora dessa definição.

A origem disso está numa lei de 1976 do Congresso Americano, que determinou a coleta de dados sobre um grupo específico: "americanos de origem ou descendência espanhola".

Neste vídeo, nossa repórter Thais Carrança explica como, mesmo após atualizações nas regras, os brasileiros continuam de fora – e por que isso não deve mudar por lá.

Assista e confira.

Reportagem em texto:

#bbcnewsbrasil #internacional #americalatina
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não classificam a gente como latinos mas acham que falamos espanhol, enfim.

street
Автор

Como um americano o qual morou por varios anos no Brasil, acredito que a percepcao dos americanos sobre os brasileiros e diversa de como os brasileiros se observam entre os demais cidadaos do America Latina. La no Brasil, as pessoas nao tem muita conexao com os paises da Central America e a cultura e predominantemente portuguesa e europeia. Existe uma forte conexao com os USA, mas acredito que isso exista pela influencia do geopolitica.

De algum modo, para os americanos, portugues tem sonorizacao bem diferente de espanhol e os brasileiros aparentam ser diferentes, etnicamente falando. Como o Brasil e um pais formado por cidadaos do mundo todo, existe um pluralidade de brasileiros, enquanto que o resto da america hispanica tem uma concentracao muito maior entre espanhois e indigenas locais.

Talvez isso contribua para o percepcao que temos sobre brasileiros nao serem exatamente latinos como o termo nos direciona a pensar.

Em tempo, Brasil foi um dos paises mais fantasticos que ja morei. Foram 15 anos muito bons com muita gente boa e vibracoes positivas. Um nacao inesquecivel!

Ps: desculpa falta de acentos e erros. Meu teclado nao tem acentos e meu portugues enferrujou depois de 10 anos de partida do Brasil.

yoranw
Автор

A pergunta é: Desde quando os EUA sabem de geografia?

viniciusbezerra
Автор

Por mim fica do jeito q esta, EU SOU BRASILEIRO!

gametvoficial
Автор

Sugestão para a próxima matéria: Por que o brasileiro se importa tanto com a opinião gringa?

constantinodino
Автор

Imaginem quando eles descobrirem que somos AMERICANOS rs...

eduardoneto
Автор

Li uma frase e isso faz rodo o sentido nesse contexto. "O Brasil não cabe no quintal de ninguem". É unico, grande em todos os sentidos.

treinecomigo
Автор

basicamente porque eles esqueceram que brasileiros existem no início, aí empurraram esse erro com a barriga até hoje

sebastianlacerda
Автор

Sinceramente, não me importo nem um pouco como eles nos classificam. Mas é interessante saber que nós causamos essa confusão, haha.

_Sizzin
Автор

Moro nos EUA, quase todos americanos quando me escutam falando português pensam que é francês ou italiano. E quando falo que sou brasileiro, eles dizem que achavam que falávamos espanhol no Brasil.

lhc
Автор

Estou nos EUA, Flórida especificamente, entro nas lojas e os vendedores vêm falar espanhol. Eu respondo em inglês. Quando perguntam de onde sou falo Brasil com muito orgulho. Dois motivos: alguns atendentes só falam espanhol ou acham que qualquer pessoa que não é americana fala espanhol. Eu poderia responder em espanhol, mas gosto de explicar que a gente fala português kk :)

flaviasu
Автор

Explicou foi nada, moramos na América do sul, nossa língua de origem é o latim, somos latinos americanos sim .. enfim o latim, deu origem ao, italiano, espanhol, e o português.. precisa nem ser inteligente.. só pensar !!

silvabatista
Автор

Sou americano, nasci na América. Também sou brasileiro e latino. Mas os EUA têm essa tradição de fazer confusão com a Geografia, o próprio termo "americano" é ambíguo. Lá pela década de 50, eles decidiram ensinar diferente do resto do mundo, e dizer que América não era mais um continente, mas sim o nome do país. Os continentes seriam "North America" e "South America", e os dois juntos são as "Americas" no plural. Acontece que o continente já era chamado de América muito antes de os EUA existirem. Pra consertar isso, usamos "estadunidense" - e não, não é invenção da esquerda. Na verdade, é usado no meio acadêmico pra evitar ambiguidades em português, espanhol, italiano...

Edit: quem não sabe o significado de "americano" não deve conhecer uma das maiores cantoras do mundo, Mercedes Sosa, conhecida como "A Voz da América" (sim, do continente, ela é argentina), cantando "Corazón Americano" com Milton Nascimento... Não conhece as canções nativistas cantando sobre os "irmãos americanos", nunca ouviu Caetano Veloso cantando "América, América, América" - hino da imigração italiana no Brasil. A América tem uma história e um significado muito mais antigo e amplo do que apenas restrito aos EUA.

professorsilva
Автор

como mexicano, isso é besteira, vocês são nossos irmãos latinos. Amo o Brasil

moisesramirez
Автор

uma nação inteira que precisa de um intensivão de GEOGRAFIA e

luciana
Автор

Em breve, irei morar nos EUA. E se algum americano me perguntar de onde venho, lhes direi com muito orgulho: "I am brazilian!"

joaobatistanovais
Автор

Quando eu morei nos EUA eu me identificava como "multiracial" ou "others", pois nos formulários só haviam as opções "Hispanic" como "Spanish background" (não sou descendente de espanhol e nem falo espanhol), "Native American" (não pertenço a nenhuma tribo indígena), "white, european" (não sou 100% branca embora eu tenha ascendência européia e do oriente médio), "black" (tenho ascendência africana mas minha pele é branca, meus cabelos são lisos e não tenho traços negroides), "Asian" (não tenho ascendência asiática)... Complicado isso para nós brasileiros.... E o mais bizarro é que, quando eu morava lá, quando eles me perguntavam de onde eu era e eu falava "I'm from Brazil", eles diziam surpreendidos "But you are white!" ( Você é branca!)... Então, isso é ser brasileiro nos EUA... Uma raça indefinida... 😂

anaclaudialeitemartins
Автор

Um certo professor que eu tive disse na aula que todos os povos que falavam línguas derivadas do latim, eram classificados como "latinos". Estes são os principais idiomas derivados do latim: -italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno.

julioassano
Автор

Estou no Canadá e há algumas semanas teve um festival latino americano aqui, teve música, comida e barracas de todos os países exceto do Brasil! Aliás, em um dos momentos da festa o próprio cantor latino agitando a platéia começou a falar o nome de cada país e advinha, nada de Brasil!rs estão, acho que até para alguns latinos nós não somos latinos tb. Rs

israbrandao
Автор

Acredito que por não nos classificarem como latinos, podemos mostrar uma individualidade ainda maior dos outros povos da América, uma vez que somos o único país que fala português em um continente onde 85% dos países fala Espanhol. Fora que devido a divisão antiga entre América Latina (Espanha) e América Portuguesa (Portugal) cria-se mais um motivo para que não nos vejam como latinos. Sendo assim, não aderir a classificação latina (independente da nossa língua ser latina) é o melhor a se fazer para conquistarmos mais reconhecimento, uma vez que a grande maioria dos norte americanos (ou até outros países no mundo) acreditam que falamos espanhol.

markz