Transtorno de adaptação: dificuldade de se adaptar

preview_player
Показать описание
Tá muito difícil lidar com a pandemia, com esses tempos de quarentena? Ou tem sido um transtorno maior? Você já ouviu falar do Transtorno de Adaptação? É uma doença que consta nos principais manuais diagnósticos de psiquiatria, que falam sobre essa dificuldade que às vezes temos de nos adaptarmos a uma situação. Ela surge quando alguma mudança súbita acontece na nossa vida acompanhada de um estresse grande – mudança de emprego, de cidade, a morte de algum parente, que exige nossa adaptação à nova realidade.

Às vezes esse esforço é maior do que nossa energia dá conta e reagimos mal. Ficamos depressivos, dá um desânimo, uma desmotivação ou ficamos ansiosos, tensos e inquietos. Ou ainda um pouco de tudo isso. Ficamos tristes, preocupados e sentimos que não vai dar pra seguir em frente.

Sentir isso é normal nessa situação de pandemia, e não necessariamente indica que você está com Transtorno de Adaptação. Frente a situações assim, todos nós ficamos preocupados, tensos, chateados, a situação exige uma energia maior de nós, mesmo.

Mas quando esses sintomas impactam muito na nossa vida com prejuízos no trabalho e em outros setores da vida, talvez estejamos falando de Transtorno de Adaptação. Se os sintomas ficarem ainda mais graves, só com pensamentos negativos, pode ser depressão ou Transtorno de Ansiedade.

O Transtorno de Adaptação começa em até um mês (ou antes, no caso de uma demissão) após recebermos uma notícia assim e não passa de seis meses. Se passar disso, pode ser algo além, é sinal de alerta. Explico no vídeo como tratar nesse caso. Inclusive, se acendeu o sinal de alerta, não deixe de tratar – nesses tempos, a telemedicina é uma alternativa.

Compartilhe esse vídeo, ele pode ajudar muita gente a atravessar o momento difícil que nós vivemos – pode estar muito mais complicado pra nossos amigos e familiares e nem sempre eles falam para nós.
-------------------------------
A gente se encontra nas minhas redes sociais:
Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Mudei de casa e adoeci. Estou chorando dia e noite. Perdi 5kg em 2 semanas. Já passo até coisas ruim em minha cabeça. Nunca fui assim, sempre fui motivado. Hoje estou no fundo do poço.

joaocarlosgomide
Автор

Confesso que eu não me sinto a vontade nessa fase inicial, me sinto tenso, preocupado, principalmente quando se trata em tirar dúvidas sobre as atividades do cargo.

heylenferreira
Автор

Me mudei vai fazer 4 anos, mudou TUDO na minha vida, e eu amava minha antiga vida. Até hoje não superei, não consigo ficar “muito feliz”, queria que fosse mais fácil, mas sinto falta de tudo.
O pior é saber que nunca mais vai voltar a ser o mesmo (saímos por causa do risco de uma barragem romper), faço terapia pra tentar ficar bem, mas… difícil.

anafurtado
Автор

Mudei recentemente de casa, fui pra um lugar que não conheço ninguém e que é praticamente no meio do nada, tem sido muito difícil pra mim, já tive crises de choro, ansiedade, raiva. Toda essa mudança foi muito repentina pra mim, me sinto com medo o tempo todo mas não sei do que, é muito difícil, muito mesmo. Eu não gosto da onde moro, não gosto de viver aqui e nunca imaginei que isso afetaria tanto minha saúde mental.

annalencarp.dsg.
Автор

Conheci uma psicóloga que dava dicas assim para os outros. O dia que ela se mudou para os Estados Unidos ela ficou depressiva, NAO DEU CONTA, não era AUTO APLICÁVEL seus conselhos e ponderações FANTÁSTICAS e ela em dois meses voltou para o Brasil. Ou seja, enquanto estiver acontecendo com os outros TEMOS soluções pra tudo, agora, quando é com a gente a História é outra.

angelhikha
Автор

Sou enfermeira aqui em Brasília, trabalhava num serviço não tão bom, e a partir daí comecei a estudar muito para passar num determinado concurso. Passei fui chamada e estou numa tristeza e angústia, com saudades do meu servicinho antigo …. Eu tento explicar p as pessoas mais ninguém consegue entender a fundo, enfim estou rezando pra passar 🙏🏼

flaviamariadequeirozmachad
Автор

Acabei de chegar em uma cidade nova, semana que vem começo a trabalhar, estou na casa de estranhos e sem dinheiro, porque foi uma mudança repentina, apareceu a oportunidade e eu agarrei rápido . Tô tensa, tô estranhando, tô ansiosa, tô com muito medo de tudo. Não era assim que eu imaginei.

daletezaine
Автор

Tem 2 meses que me mudei de Algoas para o Rio de janeiro e na minha cabeça foi a pior coisa que eu fiz na vida. Meu marido se formou em engenharia civil e vinhemos tentar a vida aqui, vendemos tudo e estamos aqui endividados com muita insegurança, minha filha tem 3 anos e só fica em casa ainda não coloquei ela na escola e não tem ninguém além de mim pra brincar com ela, é terrível. Me sinto culpada, choro e me odeio por não ter pensado melhor.

amandaflor-pcjo
Автор

Eu morava em São Paulo e estava cansado da rotina insana da cidade grande, daí faz 2 anos que me mudei pra Portugal.
A minha esposa adora, mas eu tenho saudade de quase tudo no Brasil, não tá nada fácil.
Tenho 50 anos e a certeza que não me adaptarei aqui....nem sei o que pode acontecer..comecei a ter forte depressão e problemas de saúde aqui.
Tá bem difícil 😢😢😢

Pepe_
Автор

Eu me mudei pro interior faz 8 meses, are hoje choro por motivo de não conseguir adaptar, até meu casamento tá indo pro ralo, tô sem motivação, sem forças, só sentimentos de tristeza, eu perdi essa batalha achei que era forte mas nao sou 🥺😭

andreacristina
Автор

Eu morava na Paraíba
E mudei pra o Rio já faz 7 anos que estou no rio mais nunca me adaptei e quando vou a passeio pra Paraíba volto muito triste 😢 devido deixar todas famílias lá e no Rio não tenho ninguém pretendo logo mais volta pra minha terra

deborabarbosa
Автор

Além de sofrer de TOC, também sinto uma dificuldade tremenda para me adaptar isso ocorre muito com novos empregos eu sofre demaaais pra me adaptar, é um desespero só.
Slc eu odeio ficar estagnado, mas quando busco a mudança eu fico morrendo de ansiedade.

riksondesouza
Автор

Estava trabalhando a 1 ano no meu serviço de segurança e então me trocaram para outro posto do hospital onde tive pânico total . Porque já tive covid e tenho comorbidade de pegar covid . O que eu fiz foi falar a verdade pro meu chefe que não gostando de estar nesse posto. Meu chefe me falou que vai trocar eu de posto . Por ter coragem de falar a verdade pro Meu chefe eu consegui o que eu queria. Então devemos ter coragem de falar pro nossos chefes a verdade antes que o problema se agrave é fique pior.

ricardocesar
Автор

Nossa espero que passe logo, me mudei de Minas Gerais para Santa Catarina a 5 meses, no começo achei que ia amar mas o clima aqui me deixa numa raiva, até a comida me incomoda, o sotaque chega me dar nos nervos.Engraçado, que pensei que iria amar.

RaquelOliveira-uiwz
Автор

Faz 10 meses que mudamos de cidade e não consigo me adaptar de jeito nenhum. É tudo muito diferente, igreja, pessoas, nossa vida mudou tudo. Morávamos em uma casa e agora em apartamento. Está muito difícil pra mim, não tenho mais ânimo pra nada estou me sentindo no fundo do poço.

barbaradiniz
Автор

Eu sofri muito quando vim do RJ para Curitiba. Meu Deus! Foi horrível aquele sentimento todo, as incertezas, as angústias! Nunca havia me sentido daquele jeito. Com minhas 2 filhas, foi bem difícil me adaptar, tinha que fingir estar bem o tempo todo para elas não ficarem tristes também! Mas, o que me fez forte foram elas sempre! Tive meu bebê em Curitiba mesmo, porém sempre quis me mudar para Balneário Camboriú, por causa do frio de curitiba.Meus filhos adoecem bastante aqui em Curitiba.
Agora estamos tendo oportunidade de nos mudarmos novamente por causa do trabalho do marido, e o que eu queria tanto esta se tornando um pesadelo. Quando finalmente conseguimos alugar um ap, estou completamente mal! Chorei já um monte hoje, muita coisa que está passando na cabeça, não quero sair mais dessa casa que estou. Ou seja, voltou à tona tudo o que eu estava sentindo quando me mudei para cá. Deus que me ajude!

Dadaloguel
Автор

Sai de Brasília para morar em Curitiba para tentar recomeçar a vida, faz quase 3 meses que estou aqui, no começo foi incrível, agora so sinto vontade de chorar o tempo todo, me sinto muito só, e nao sei como explicar isso para as pessoas😢

jhennysabrina
Автор

Foi um choque saber quem era meu marido w eu idealizada. Fui diagnosticada cm isso hj e já vou iniciar tratamento . Uma raiva intensa e choro

anefiosdeamor
Автор

Meu filho tem muito dificuldade de se adoptar ele sofre muito tive que mudar de apto e ELE sofre até hoje já tem 10 anos e ELE ainda fica lamentando ele sofreu tanto q até hoje ele não gosta mais de passar em frente o prédio antigo

ednasilvavieira
Автор

Percebi que eu tenho essa merda! Todo emprego que arrumo com menos de um mês me mandam embora, sempre tem um funcionário que não gosta do meu jeito, sempre existe um choque com alguém, Eu tô ficando depressiva com isso... Não sei mais o que fazer, pois eu fico triste pensando o que será que eu fiz, que desagradou alguém?

safiramontrealDiy