DESEMPACA: HEGEL EM CINCO MINUTOS

preview_player
Показать описание
Desempaca: Hegel em cinco minutos.

Resumo:

Espírito em si ou Razão Subjetiva: Percepção individual, de que existimos. Espírito em outros ou Razão Objetiva: A consciência de que vivemos em sociedade. Espírito ser para si ou Espírito Absoluto: Consciência absoluta que nos permite viver com harmonia em sociedade, através de nossa razão. A razão absoluta é a relação necessária entre o pensamento e o real.

Hegel chama a atenção para que o instrumento, nossa forma de conhecer, não altera a natureza da coisa (objeto de estudo), se for um instrumento meramente passivo, mas, se conhecermos o modo de atuação desse instrumento no resultado da coisa, buscando compreender o que ele altera verdadeiramente, conseguiremos chegar a sua essência absoluta, mas esse esforço seria inútil, pois ela ficaria para nós, exatamente como era antes desse esforço. Ao mesmo tempo, que, se conseguirmos alterar a Coisa, ela chega para nós não como a verdade em si.

Para Hegel, o Estado é formado por uma inteligência superior, que possibilita a formação da sociedade civil, das corporações e da família, ou seja, é absoluto. Assim, o Estado é superior, fruto da necessidade coletiva, e tem por finalidade mantê-las, de suas ações e criação de leis. A identidade da coletividade e dos indivíduos está atrelada ao Estado, e através dos direitos e deveres, é garantida a liberdade. O ser humano é essencialmente egoísta, defendendo seus próprios interesses, e por isso, o Estado Monárquico, traria a liberdade e a estabilidade.

Thumbnail: Mari Costa

Me siga nas redes sociais:

Рекомендации по теме